Os insetos picadores são perigosos não apenas para os humanos, mas também para seus animais de estimação de quatro patas. Se um cachorro é picado por abelha, ele também pode desenvolver alergias.

Em caso de edema, o animal ferido deve receber os primeiros socorros e deve ser levado com urgência ao veterinário. Caso contrário, ele corre o risco de morrer com o veneno injetado.

Quão perigoso é o veneno de abelha

abelha

Abelha na flor – Foto: Freepik

Devido à estrutura do corpo, as abelhas não mordem, mas picam. Quando atacadas, elas cavam a pele com uma picada.

O veneno da abelha, é perigoso pois traz as seguintes consequências:

  • Reação alérgica leve: Na maioria dos casos, é acompanhada por um leve inchaço, vermelhidão e coceira na área afetada. É rapidamente eliminado após a administração de anti-histamínicos ou desaparece por conta própria após algumas horas.
  • Edema: Muitas vezes se espalha para a laringe e pode causar asfixia devido ao estreitamento das vias aéreas.
  • Choque anafilático. Também pode causar asfixia, mas, neste caso, os problemas respiratórios aparecem quase que instantaneamente. Na ausência de assistência oportuna, a morte por falta de oxigênio ocorre dentro de algumas horas ou mesmo minutos.

A probabilidade de complicações aumenta não apenas com a tendência a alergias, mas também com picadas múltiplas. Por isso, as vespas estão entre os insetos picadores mais perigosos.

A área afetada também desempenha um papel significativo.

As áreas mais sensíveis do cachorro picado por abelha são:

  • Olhos;
  • Nariz;
  • Lábios;
  • Língua.

Cães de raças pequenas são especialmente difíceis de tolerar tais ataques – uma vez que a quantidade relativa de veneno injetado em seu corpo será sempre maior. Eles também têm batimentos cardíacos mais intensos, o que contribui para a rápida disseminação do veneno.

Sintomas do cachorro picado por abelha

A taxa de desenvolvimento dos sintomas e os próprios sintomas são individuais. Veja os principais sintomas de picada de abelha em cães!

Inchaço

cachorro no jardim

cachorro no jardim – Foto: Freepik

Em primeiro lugar, desenvolve-se vermelhidão e inchaço. Este sintoma se manifesta em quase todas as pessoas e difere apenas em sua intensidade.

Coceira

A coceira geralmente ocorre com edema. Por causa disso, o animal mordido constantemente coça a área afetada com as patas ou dentes.

Diarreia ou vômito

Esses sintomas são preocupantes. É assim que o corpo reage às toxinas injetadas. Nos casos mais graves, os movimentos intestinais tornam-se involuntários e os vômitos são mais frequentes.

Dor forte

Depois de uma picada de abelha, o cão sempre solta um grito agudo: de dor ou de surpresa. Além disso, as sensações dolorosas podem permanecer na pata afetada. Nesse caso, o animal mancará e gemerá.

Convulsões, tonturas, irritabilidade

cachorro comunitário

Cão deitado – Foto: Freepik

Os sintomas do sistema nervoso são muito perigosos, mas raros. O aparecimento de contrações musculares geralmente está associado a danos na região sublingual, ou seja, a danos à boca.

Com a anafilaxia, a perda de consciência é possível devido à falta de oxigênio. Se não ocorrer desmaio, o animal simplesmente tenta se deitar ou sentar.

O que fazer se um cachorro for picado por abelha

O mais importante é não entrar em pânico. Reverter a situação não funcionará, então você precisa reunir coragem e prestar os primeiros socorros.

Primeiros socorros de cachorro picado por abelha

cachorro picado por abelha

cachorro deitado – Foto: Freepik

Se um cachorro for picado por uma abelha, monitore cuidadosamente sua condição. Em alguns casos, você não pode passar sem um veterinário, mas, na maioria das vezes, você pode lidar com a situação sozinho. Os primeiros socorros exigirão:

  • Remover a picada. Nesse estágio, é muito importante não danificar a bolsa de veneno localizada bem na ponta. Levante a picada acima da pele. Em seguida, agarre-a com uma pinça e puxe suavemente para cima, evitando movimentos bruscos.
  • Desinfete a ferida. Anexe uma gaze embebida em peróxido, amônia, clorexidina, vodka ou qualquer solução de álcool a ela. Se esses produtos não estiverem disponíveis, enxágue a área afetada com água pura.
  • Aplique uma compressa fria na área inchada. Isso tirará a sensação de dor, reduzirá o inchaço e interromperá a absorção de substâncias tóxicas.
  • Proteja a área danificada de ferimentos. Coloque uma meia ou bandagem sobre a pata ferida.
  • Forneça bastante água à vítima. A água facilita a remoção de toxinas de várias picadas.

Tratamento em caso de choque anafilático

cachorro picado por abelha

cachorro no jardim – Foto: Freepik

Se esta não for a primeira vez que uma abelha morde um cachorro, a probabilidade de uma alergia aumenta. Os seguintes sintomas indicarão a gravidade da situação:

  • respiração difícil;
  • edema muito grande e crescente;
  • membranas mucosas azuis;
  • o aparecimento de espuma na boca ou vômitos intensos;
  • desmaio.

Nesses casos, o animal requer cuidados veterinários urgentes.

Como proteger seu animal de estimação de picadas de insetos

cachorro picado por abelha

cachorro no jardim – Foto: Freepik

Não há proteção cem por cento contra insetos que picam, então a prevenção de picadas é baseada na minimização dos riscos. Inclui as seguintes diretrizes:

  1. Caminhada cuidadosa durante o período de atividade das abelhas. Tente manter seu animal de estimação longe de canteiros de flores e arbustos.
  2. Verificações periódicas do animal durante a caminhada. Este ponto é especialmente verdadeiro para aqueles que preferem soltar o cão da coleira.
  3. Uso de sprays repelentes especiais. Eles são produzidos não apenas para humanos, mas também para seus animais de estimação de quatro patas.
  4. Verificação preliminar da área de caminhada para ninhos de vespas. Na maioria das vezes, os insetos se amontoam perto de tocos, buracos de árvores, canos e sob beirais de telhados.
  5. Supressão de qualquer tentativa de engolir insetos. As mordidas nas membranas mucosas da boca são as mais perigosas, por isso introduza uma proibição total deste entretenimento.

Tente ficar o mais vigilante possível, não ande perto de apiários e certifique-se de verificar com seu veterinário uma lista de medicamentos que podem ajudar se seu cão for picado por uma abelha.

O artigo é apenas para fins informativos. Procure o veterinário!