X

Acostumar cachorro no hotel – Dicas importantes

Acostumar cachorro no hotel é uma das coisas mais importantes que os tutores precisam considerar na hora de hospedar o dog. Afinal, se não houver uma preparação prévia, o cão pode sofrer bastante na estadia, mesmo recebendo os melhores cuidados do mundo.

Por isso, neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Veja o que fazer para seu cão se acostumar a ir para um hotelzinho de cachorro, dicas de preparação e como acostumar o dog de maneira saudável.

Para aprender tudo isso, continue lendo.

Como acostumar cachorro no hotel?

Cão deitado – Foto: Freepik

Para aprender como acostumar cachorro no hotel de cachorro, você precisa entender, antes de mais nada, que esse é um espaço público. Ou seja, o seu cãozinho poderá e muitas vezes irá conviver com outros cães.

Por isso, é fundamental que ele tenha uma preparação prévia, com socialização e bons comportamentos com outros cães. Caso contrário, a estadia poderá ser bastante perturbadora para seu pet, pois ele terá que ficar sozinho ou poderá se estressar muito com a presença de outros cães.

Esse é o ponto inicial para que a estadia do cãozinho seja, de fato, saudável. No entanto, além disso, você precisa colocar em prática algumas outras coisas, como:

  • Leve o cão alguns dias antes para ir se acostumando.
  • Cuidado com a troca brusca das rações.
  • Leve brinquedos e a caminha do seu cão.
  • Deixe uma peça de roupa sua no momento da hospedagem.
  • Procure um veterinário para um exame de rotina e medicações.
  • Evite estressar o animal, pois isso desestimula o sistema imunológico.
  • Crie um cão independente.

Para entender melhor cada uma dessas necessidades, continue lendo. Abaixo, vamos entender melhor cada uma delas. Acompanhe.

Leve o cão alguns dias antes para ir se acostumando

Uma das melhores coisas que você pode fazer para garantir uma estadia segura e adequada para seu cão, é levar ele alguns dias antes. Ou seja, leve ele ao hotelzinho para cachorro alguns dias antes da estadia oficial, para ele reconhecer o espaço e já ir se adaptando.

Isso ajuda muito o cãozinho, pois as cargas de estresse por um ambiente novo podem ser dosadas e melhores distribuídas em alguns dias diferentes.

Além disso, isso ajuda a cão a farejar e já ir deixando o seu cheiro pelo ambiente, algo que é fundamental para o bem-estar dele nos dias que ficar lá sem a presença do tutor.

Se o hotelzinho não oferece essa visita de reconhecimento no pacote, peça para realizá-la. Você terá um controle maior sobre o bem-estar do seu dog e ele poderá ir para o hotel mais bem acostumado.

Casinha do cachorro – Foto: Freepik

Acostumar cachorro no hotel – Cuidado com a troca brusca das rações

Um fator importantíssimo na adaptação do seu cão em ambientes diferentes, é a comida dele. A ração é um ponto-chave que ajuda a deixar o animal mais agitado ou mais tranquilo. Afinal, a ração está ligada a sobrevivência e, automaticamente, o cão se sente bem onde ele sabe que vai “sobreviver”.

Faz parte do instinto.

Por isso, mesmo que o hotelzinho ofereça uma ração/alimentação para os cães hospedados lá, saiba que o seu pet poderá recusar ou não se acostumar.

A solução pra isso, é levar a ração do seu pet para que ele se sinta mais confortável no espaço. Ou, ainda, você pode pegar a ração do hotelzinho uma semana antes e ir oferecendo ao cão aos poucos, para que ele não estranhe demais.

Porém, a melhor solução é levar a própria ração dele. É mais fácil, prático e o cão se sente mais confortável, sem alterações ainda mais bruscas na rotina dele.

Veja também: Como trocar o alimento do cachorro?

Acostumar cachorro no hotel – Leve brinquedos e a caminha do seu cão

Se tem uma coisa que os cães não abrem mão para o conforto e bem-estar, é a caminha deles. Além disso, é a caminha que mantém os cães mais seguros e confortáveis em situações de perigo e desconfiança. Quando eles têm medo, por vezes, vão correndo para a caminha e ficam por lá até se sentirem seguros para sair.

Ou seja, é muito importante que você entenda isso e leve a caminha do seu pet junto no momento da hospedagem. O hotel para cachorro com certeza terá uma caminha confortável para o dog. Porém, a caminha dele será muito mais confortável e psicologicamente ele vai se sentir “em casa”.

Além da caminha, você deve levar alguns objetos pessoais do seu cãozinho, como os brinquedos, mordedores, etc. Tudo que o cão enxergar como parte da vida dele, vai ajudá-lo a ter uma estadia mais confortável do ponto de vista mental. Portanto, não abra mão de cuidar de tudo antes mesmo de levá-lo ao hotelzinho.

Cão deitado no cesto – Foto: Freepik

Deixe uma peça de roupa sua no momento da hospedagem

Por falar em levar coisas durante a hospedagem, algo muito interessante e confortável para o dog, é sentir o cheiro do tutor por perto.

Como você sabe, os cães têm no olfato boa parte das sensações de segurança e insegurança para frequentar um ambiente. Por isso, uma dica bem legal é levar uma peça de roupa sua para deixar com o cão na hora da hospedagem.

A sua peça de roupa terá seu cheiro e isso vai garantir que o cão sinta o cheiro do tutor. Algo que o deixará muito mais confortável, tranquilo e a vontade no hotelzinho.

De preferência, leve uma peça de roupa que você usou recentemente, sem lavar e sem enxaguar. Deixe com ele, na caminha dele, e ele poderá farejar e perceber que o ambiente não é tão estranho assim.

Procure um veterinário para um exame de rotina e medicações

Essa é uma das partes mais importantes antes de considerar levar o seu cão para um hotelzinho de cachorro: a parte veterinária.

Sim, muitos lugares vão pedir que você leve o seu cãozinho até um veterinário dias antes, para se certificar que ele esteja 100% saudável para conviver com outros cães. E isso é importantíssimo para evitar a proliferação de doenças e vírus.

Então, procure um veterinário com antecedência para verificar a necessidade de vacinações atrasadas, vermifugações e demais medicações que garantem estabilidade e saúde para todos os cães do hotelzinho.

Além disso, os exames de rotina garantem que o profissional indique alguns cuidados extras na hora de acostumar cachorro no hotel. Afinal, pode ser que o seu cão tenha alguma necessidade nutricional ou psicológica que deve ser observada por um profissional antes mesmo da hospedagem.

Indo viajar – Foto: Freepik

Evite estressar o animal, pois isso desestimula o sistema imunológico

Infelizmente, alguns cães podem enxergar o hotel como um lugar assustador e para não estar. Acostumar cachorro no hotel de cachorro é, também, um processo de adaptação que deve ser feito antes mesmo de simplesmente “largar” o cachorro por lá.

Portanto, se você tem uma viagem planejada ou férias agendadas, considere fazer uma adaptação do seu cãozinho. Não crie pressões psicológicas muito grandes, pois isso vai gerar estresse no animal e, consequentemente, o sistema imunológico dele vai ser afetado.

No médio prazo, ele poderá contrair doenças ou ficar doente por situações que, antes, não o abalariam.

Considere adestrar o seu cãozinho, ensinar comandos básicos, acostumar ele com outros cães e socializá-lo com frequência. Essas técnicas garantem que o cão não seja pego de surpresa em um ambiente que ele vai julgar hostil.

Acostumar cachorro no hotel – Crie um cão independente

E por fim, não há nada mais interessante para a adaptação do seu cãozinho, do que criar um cão independente. Ou seja, um cão que “sabe fazer as coisas sozinho”.

Por exemplo, o cão precisa saber brincar sozinho, gastar energia sozinho e se divertir sozinho. Essas situações colaboram para que ele se adapte no hotelzinho e não dependa do tutor ou de outras pessoas para se sentir confortável.

Veja como fazer isso: Cachorro Independente – Como Criar Um?

Cuide do seu doguinho!