Escolher um cachorro para pessoas idosas pode trazer vários benefícios, tanto para a saúde mental, quanto para melhorar a saúde física. Os cães estão cada vez mais presentes nos lares das pessoas, servindo de companhia, combatendo o isolamento social e solidão.

Na terceira idade, por exemplo, é bem comum os vovôs e vovós ficarem sozinhos, onde os filhos saem de casa para criar sua própria família. Contudo, outro fator que contribui na solidão do idoso é o falecimento do cônjuge, que causa tristeza e, por vezes, desesperança.

Além de ensinar o amor incondicional, os cachorros para pessoas idosas servem como estimuladores de atividades físicas e combatem a tristeza.

cachorro para pessoas idosas

Vovô com seu dog – Foto: Freepik

Cachorro para pessoas idosas – Veja porque vovós e vovôs deveriam ter um cão de estimação

Se você quer saber quais são os benefícios que um cachorro pode trazer para pessoas idosas, separamos alguns pontos bem importantes que envolvem a qualidade de vida e bem estar na terceira idade. Continue sua leitura logo abaixo.

Eles ajudam a melhorar o humor

Os pets, muitas vezes, são ótimas companhias. Alguns desde filhotes acompanham a vida de seus tutores, trazendo muitas alegrias e momentos inesquecíveis. No caso de pessoas idosas, os cachorros podem ajudar a melhorar o humor. Isso acontece pelo contato emocional e sensorial que o pet pode oferecer.

A ideia é que o tutor idoso passe boa parte do seu tempo com o cãozinho, interagindo em sua companhia, diminuindo sintomas intensos de tristeza e melancolia. Por isso, os cães são ótimos aliados na prevenção da depressão, onde a sua presença combate a solidão e falta de disposição para encarar o dia a dia.

Aliás, a companhia de um cão elimina o estresse, liberando substâncias que regulam o humor, sono, apetite e ajuda a aliviar dores. Veja aqui as 5 melhores raças de cães para pessoas idosas.

Geram responsabilidade e apego

Ao adotar uma rotina de cuidados com seu cão, o idoso gera uma certa responsabilidade, pois o animalzinho depende muito do tutor. Contudo, as tarefas diárias como dar comida, água e sair para passear com o cachorro se tornam rotina para o idoso, criando um compromisso todos os dias.

Essas práticas diárias ajudam a exercitar a memorização, servindo como prevenção de doenças cerebrais como Alzheimer e AVC. Sendo assim, passar um tempo com o cachorro cria um apego bem grande e cão e tutor podem ser eternos companheiros, pois o cão retribui o amor e atenção proporcionada pelo seu dono.

cachorro para pessoas idosas

Vovó com seu dog – Foto: Freepik

Ajuda a melhorar a saúde física dos idosos

A condição física e mental do idoso é uma das maiores preocupações, visto que a prevenção é sempre o melhor caminho para a qualidade de vida. Neste sentido, adotar uma companhia de um cachorro para pessoa idosa pode, sim, melhorar a saúde física evitando doenças e aliviando sintomas.

Uma das grandes vantagens de ter um cão é que ele necessita de pequenos cuidados, e o fato dele precisar passear, contribui para o corpo do idoso como um todo. O contato por si só com o cachorro estimula um bem estar que pode prevenir doenças como a pressão alta, colesterol e doenças do coração.

Cachorro para pessoas idosas proporciona segurança

Os cachorros também contribuem para a segurança de um lar, pois existem raças que agem como verdadeiros protetores dos seus tutores. No caso de pessoas idosas que moram sozinhas, o cão pode latir para chamar o tutor em resposta ao perigo, como assalto e animais invasores.

Alguns cães podem ser adestrados para socorrer seu tutor, de modo que ele identifique, aja com segurança e inteligência para buscar ajuda. Veja uma lista de cães de guarda.

Estimula a socialização de pessoas idosas

Além de prevenir doenças físicas e mentais, os cachorros para pessoas idosas estimulam a socialização, permitindo que o tutor entre em contato com outras pessoas. Durante os passeios, o tutor poderá interagir com outras pessoas, dialogando ao contar histórias sobre as vivências com seu doguinho.

Os efeitos desses passeios são tão produtivos, que além de o idoso sair de casa, ele faz um exercício, combatendo o sedentarismo e depressão. Conhece algum outro benefício do cachorro para pessoas idosas? Compartilhe escrevendo aqui nos comentários, vamos adorar ler a sua opinião!

Leia também: Cachorro Orelhudo – Veja 5 raças para adotar