Translator

 

Saber como limpar sofá com cheiro de urina de cachorro é indispensável para deixar o ambiente mais agradável depois de um pequeno “acidente” canino, não é mesmo? Afinal, dependendo da quantidade e até mesmo da ventilação do ambiente, o mau cheiro pode parecer mais impregnado do que gostaríamos.

Pensando nisso, a equipe do Portal do Dog preparou este texto com algumas dicas e considerações que podem te ajudar nessa missão. Vamos juntos pensar em formas de acabar com esse cheirinho ruim? Continue lendo!

limpar sofá com cheiro de urina de cachorro

Mulher aplicando produtos de limpeza no sofá. Foto: Canva.

Como limpar sofá com cheiro de urina de cachorro?

Sabemos o quanto é desafiador limpar sofá com cheiro de urina de cachorro, especialmente quando a quantidade de xixi é muito acima do esperado. Porém, não podemos descartar todo sofá que passar por esse tipo de problema, não é mesmo?

Nesses casos, podemos considerar passos como:

  1. Procure detectar o local onde o xixi escapou;
  2. Abra as janelas para ventilar;
  3. Absorva com toalhas de papel;
  4. Molhe um pouco a área;
  5. Aplicação de vinagre com bicarbonato;
  6. Esfregue suavemente com limpeza;
  7. Deixe secar naturalmente;
  8. Use o aspirador de pó quando secar;
  9. Repita o procedimento se necessário.

Para potencializar esse passo a passo, descrevemos, a seguir, com mais detalhes para você. Não deixe de conferir as nossas dicas em cada uma das etapas!

Depois, veja dicas infalíveis para ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo.

1. Procure detectar o local onde o xixi escapou

O ponto de partida que pode nos ajudar é conseguir detectar o local onde o xixi escapou. Por que isso é importante? Porque devemos saber exatamente todas as áreas que foram afetadas.

Você até pode pensar que apenas um pedacinho do sofá foi afetado, mas talvez outras áreas sofreram com alguns respingos, o que pode fazer com que o cheiro permaneça mesmo depois de você higienizar a parte principal.

E como podemos detectar? Bem, a forma mais eficiente é utilizar a luza negra – mas é bem provável que você não tenha isso em casa, não é? E como você pode não tê-la, o jeito será inspecionar o sofá de pertinho.

Dependendo da cor dele, torna-se mais fácil saber onde pode ter escapado o xixi. Faça uma inspeção minuciosa, pois toda essa área deverá ser bem tratada.

Veja também: Cachorro fez xixi com sangue? Descubra as causas e tratamentos

2. Abra as janelas na hora de limpar sofá com cheiro de urina de cachorro

Abrir as janelas e permitir que o ar circule bastante é bem importante. Isso ajuda a dissipar o cheiro, além de ser um ponto que auxilia na secagem depois.

Entretanto, cuidado para não deixar o xixi secar completamente no sofá, ok? Embora a secagem seja importante, se você não limpar nenhum pouquinho, toda aquela quantidade de urina ficará impregnada no seu sofá, o que poderá tornar o cheiro praticamente insuportável.

Portanto, não deixe secar antes de limpar, mas deixe o ambiente arejado durante a limpeza e após ela, para potencializar os resultados.

limpar sofá com cheiro de urina de cachorro

Mulher passando aspirador de pó no sofá. Foto: Canva.

3. Absorva com toalhas de papel para limpar sofá com cheiro de urina de cachorro

Se houver a possibilidade de agir assim que acontece o incidente, tente usar toalhas de papel para absorver o máximo de urina do cachorro. Se não tiver essa toalha, vale papel higiênico, guardanapo ou até um pano de chão.

O intuito é apertar sobre a área afetada, para que o tecido ou papel seja capaz de sugar o máximo possível.

Se você chegou em casa e o xixi já havia acontecido, pode ser que ele esteja um pouco mais seco do que você gostaria. Ainda assim, faça o teste e tente absorver, mesmo que um pouco, usando o papel ou a toalha.

Afinal, qualquer gotinha que puder ser removida poderá ajudar na hora de limpar sofá com cheiro de urina de cachorro.

Veja mais: Como tirar mau cheiro do cachorro? Entenda

4. Molhe um pouco a área

Por mais contraditório que isso possa parecer, na hora de limpar sofá com cheiro de urina de cachorro, experimente molhar um pouquinho a área.

Você pode despejar um pouco de água na região afetada, desde que isso não vá danificar a estrutura do seu sofá, é claro.

Esse tipo de cuidado faz com que as partículas de urina acabem sendo diluídas junto com a água, o que pode enfraquecer o cheiro.

Além disso, molhar pode permitir que você use, agora, o papel ou a toalha para absorver.

Você pode, inclusive, fazer isso mais de uma vez. Ou seja, pode despejar a água algumas vezes, secar, deixar secar naturalmente, e depois molhar de novo.

Assim, a cada nova “rodada” você estará diluindo um pouquinho mais a urina que ainda permaneceu no sofá, até que a quantidade seja zero ou relativamente menor a ponto de não propagar mais o mau cheiro.

5. Aplicação de vinagre com bicarbonato

Não é novidade para ninguém que o vinagre de álcool e o bicarbonato de sódio são dois antibacterianos que podem ajudar a combater o mau cheiro em muitas áreas da casa.

Porém, para não correr o risco de danificar o seu sofá, é importante diluir 1 parte de vinagre para 5 partes de água. Além disso, uma colher de sopa de bicarbonato para cada 100 ml de água costuma ser o suficiente.

Isso criará uma pastinha, ou um líquido um pouco mais pastoso, que poderá ser aplicado no sofá para matar as bactérias responsáveis pelo mau cheiro.

Entretanto, antes de colocar essa receita em prática na hora de limpar sofá com cheiro de urina de cachorro, lembre-se de fazer o teste em uma parte escondida do sofá.

Isso porque, alguns tecidos podem reagir às substâncias dessa receita, ficando manchados, endurecidos ou com outro efeito nada elegante. Por isso, testar antes de aplicar é fundamental.

Veja mais: Como fazer soro caseiro para cachorro – Receita e quais situações administrar

limpar sofá com cheiro de urina de cachorro

Mulher limpando o sofá. Foto: Canva.

6. Esfregue suavemente com limpeza

Ao aplicar a misturinha, ou simplesmente usar um pouco de água, caso necessário, use uma esponjinha para esfregar a área afetada. Esse ato de esfregar pode ajudar a remover as partículas de urina que ficaram impregnadas no sofá.

Entretanto, lembre-se de esfregar de uma forma suave, e sempre usando o lado amarelo da esponja. Isso porque o lado verde pode acabar causando danos na fibra do tecido, deixando o sofá com um aspecto mais áspero naquela região.

Nesta etapa, também podemos usar algum tipo de desinfetante que seja específico para esse tipo de limpeza, mas sempre fazendo um teste primeiro, para não correr o risco de danificar o sofá, combinado?

7. Deixe secar naturalmente

Depois de seguir todos os passos que mencionamos até aqui, é hora de deixar o seu sofá secar. Para isso, abra bem as janelas e portas, como mencionamos no começo desse artigo.

Assim, há menos chances de o sofá ficar com aquele odor de algo que não secou direito, conhece?

Além disso, você também pode potencializar o processo de secagem usando o seu ventilador, para acelerar a ventilação no local.

Há também quem opte por ligar o ar-condicionado, já que o aparelho acaba deixando o ar muito mais seco, o que contribui para a secagem do sofá.

A única opção que não devemos recorrer é o secador de cabelo. Isso porque ele pode acabar fazendo com que o cheiro fique mais impregnado no tecido, ao invés de ser removido. O calor pode ter esse efeito.

Por isso, deixar secar naturalmente é a melhor estratégia. Pois o quente pode piorar tudo, tornando as próximas limpezas, se necessárias, mais difíceis.

Veja também: Seca Xixi é pó que transforma o xixi em um gel fácil de limpar

8. Use o aspirador de pó quando secar

Assim que o seu sofá estiver bem seco, use o aspirador de pó em potência máxima para higienizar bem a fundo. Passe várias vezes na área que foi afetada, pois se houver partículas de sujeira que estão secas e “soltas” no tecido do sofá, o aspirador poderá sugar.

Passá-lo diversas vezes pode também ajudar a soltar cada vez mais partículas, além de ser uma forma de remover o bicarbonato de sódio que possa ter permanecido por ali.

Também é uma maneira de remover partículas de outras coisas, como dos produtos usados.

limpar sofá com cheiro de urina de cachorro

Mulher aplicando produto de limpeza no sofá. Foto: Canva.

9. Repita o processo de limpar sofá com cheiro de urina de cachorro

Por fim, se você perceber que é necessário limpar sofá com cheiro de urina de cachorro mais uma vez, mãos à obra! Afinal, dependendo da quantidade de xixi e até mesmo da intensidade do odor, pode ser que uma limpeza repetida seja realmente essencial.

O importante é persistir para recuperar o sofá e garantir que ele não venha a ser descartado, não é mesmo?

Esperamos que este conteúdo possa te ajudar na sua higienização. Inclusive, se tiver alguma dica para acrescentarmos no nosso passo a passo, aproveite para comentá-la.

Até mais!

Veja agora: