A decisão de ter um cão deve ser cuidadosamente considerada. Depois de decidirmos que um novo membro da família virá para nossa casa, há muitas outras decisões importantes pela frente. Mas agora vamos falar sobre cachorro ou ou cadela. Qual devemos escolher?

Cachorro ou cadela Рo g̻nero ̩ importante?

Em primeiro lugar, a decisão se um cachorro ou cadela vai morar em nossa casa terá um impacto nas necessidades sexuais futuras do animal de estimação e no comportamento resultante. Claro, apenas se não decidirmos realizar a castração.

A cadela fica no cio duas vezes por ano em média. Durante este período, exigirá nossos cuidados especiais. Ela pode então se tornar, por exemplo, irritável, ansiosa, triste e até agressiva, evitará o contato ou, ao contrário, exigirá carícias e atenção.

cadela

cadela – Foto: Freepik

Além disso, também pode marcar o território (para deixar informações para os cães), construir um ninho, trazer vários itens para ele, e no momento certo do ciclo “convidar” os machos para virem.

Em relação à última questão, se não queremos que a cadela engravide, devemos vigiar muito cuidadosamente nosso animal de estimação e nunca deixá-la escapar da coleira.

Mas ter um cachorro também tem consequências das quais precisamos estar cientes. E aqui o período mais problemático será quando as cadelas da área estiverem no cio.

O cão, de acordo com suas necessidades e instintos, tentará alcançá-las. Portanto, também temos que cuidar dele. Assim, as fugas são possíveis. Além disso, o cão pode se tornar temporariamente agressivo com seus “competidores”.

cachorro com chapéu

cachorro com chap̩u РFoto: Freepik

Devemos também estar cientes de que se um cão tem grandes necessidades sexuais, mas não pode satisfazê-las de forma alguma, isso pode implicar em forte frustração, que se manifestará, por exemplo, em comportamento destrutivo.

O sexo do cachorro influencia o comportamento?

Ao decidir adotar ou comprar um cão, você deve estar ciente de que o comportamento de seu animal de estimação consiste em muitos fatores diferentes. Os mais importantes deles são:

  • Raça,
  • Idade,
  • Saúde,
  • Educação,
  • Experiências (se adotarmos um cão adulto),
  • Sexo.

Se adicionarmos os traços de personalidade individuais de cada cão aos fatores acima, é realmente difícil prever o comportamento futuro de um animal de estimação – especialmente porque muitas das características individuais do cão são reveladas apenas durante o período de maturação do animal.

Cão curioso

cachorro curioso – Foto: Freepik

Apesar da complexidade do comportamento animal, existem várias características comumente aceitas que distinguem cachorro de cadelas:

  • As cadelas são mais organizadas e apegadas aos donos e à casa;
  • As cadelas demonstram maior cuidado e gentileza com as crianças do que os cães;
  • Cadelas são mais concentradas e mais fáceis de treinar;
  • Cadelas costumam ser mais calmas que os cães, não apresentam tendência à agressão;
  • Os cães aprendem mais rápido e suportam melhor o treinamento intensivo.

Todas as opiniões acima devem ser consideradas com cautela. Muitos comportamentos de cães e cadelas podem ser eliminados por meio de treinamento e criação adequados.

Qual gênero você deve escolher: cachorro ou cadela?

Primeiramente, ao considerar se um cachorro ou cadela será melhor para nós, vale a pena considerar aqueles argumentos que são inegáveis ​​e independentes de vários fatores.

Além disso, os cães são maiores, mais fortes e mais bem construídos do que as fêmeas. Vale lembrar, principalmente na hora de escolher um cão de raças maiores, onde as diferenças no peso de um animal adulto podem chegar a vários quilogramas.

Homem com o cão

homem com cachorro – Foto: Freepik

Os comportamentos acima Рtanto em f̻meas quanto em machos Рdecorrentes da maturidade sexual e das necessidades sexuais relacionadas ao c̣o, devem ser levados em considera̤̣o na escolha de um filhote.

Se planejamos adotar um cachorro ou cadela, os comportamentos determinados pela maturidade sexual não devem constituir o argumento final a favor de um cachorro ou cadela.