Para aprender como tirar mau cheiro do cachorro você precisa levar em consideração uma série de questões relacionadas a saúde e bem-estar do dog. Afinal de contas, o mau cheiro muitas vezes acontece por fatores que, talvez, não sejam tão visíveis.

No entanto, o mau cheiro em cachorro também pode ter origem a partir de algum tipo de problema de saúde. Por exemplo, excesso de suor ou até mesmo alguma inflamação localizada podem trazer mau cheiro para o ambiente.

Por isso, neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. Entenda como tirar mau cheiro do cachorro, veja o que fazer para garantir a saúde do doguinho e quando o mau cheiro não é um problema.

Acompanhe!

Como tirar mau cheiro do cachorro

dog no banho

Cão com espuma na cabeça – Foto: Freepik

Antes de aprender como tirar mau cheiro do cachorro, é preciso entender também que o mau cheiro é, na verdade, uma coisa bastante comum. Afinal, alguns cãezinhos podem ter um cheiro um pouco mais forte do que outros e está tudo certo com isso.

Ou seja, você não precisa se preocupar em eliminar 100% do mau cheiro de um cachorro. Afinal, muitas vezes isso vai ser impossível. Além de que você pode submeter o seu cachorro a situações de estresse e ansiedade.

No entanto, quando exagerado, o mau cheiro pode ter outros motivadores que não o cheiro natural do cachorro. Inclusive alguns tipos de doenças podem causar o mau cheiro, como inflamações na orelha ou nas patas.

Outro fator que pode causar o mau cheiro nos doguinhos é o uso de produtos incorretos para banhos e higiene. Shampoo humano, por exemplo, é um motivador muito grande para o mau cheiro, pois ele altera o pH da pele do cachorro.

Abaixo, veja uma lista de coisas que você pode fazer para como tirar mau cheiro do cachorro:

  • Banhos rotineiros e saudáveis.
  • Produtos específicos para cachorros.
  • Escovação dos pelos.
  • Manutenção do ambiente.
  • Verificação de potenciais problemas de saúde.
  • Limpeza das patas para evitar chulé.
  • Seque bem os pelos após os banhos.
  • Proliferação de fungos em alguma região.

A seguir, entenda mais sobre cada uma das dicas acima.

Como tirar mau cheiro do cachorro – Banhos rotineiros e saudáveis

Uma das maneiras de como tirar mau cheiro do cachorro é dando banho nele. Obviamente, essa é uma das primeiras circunstâncias que os tutores consideram. Afinal de contas, os banhos rotineiros são associados a limpeza e higiene.

No entanto, cuidado! Afinal, o banho para os cães não está na mesma proporção do banho para os humanos. Ou seja, dar banho todos os dias no cachorro não vai deixá-lo mais cheiroso ou com menos cheiro ruim.

Pelo contrário. Os banhos diários podem deixar o dog com ainda mais cheiro ruim. Afinal, isso pode alterar o pH da pele e então transformar os odores.

Dê banhos uma vez por semana no verão e a cada quinze dias no inverno. É o suficiente.

Produtos específicos para cachorros

Além dos banhos rotineiros e dentro de um período adequado, você precisa considerar o uso de produtos específicos para cachorro. Ou seja, shampoo, condicionador e outros produtos, precisam ser de uso exclusivo pet.

Essa é uma das melhores maneiras de como tirar mau cheiro do cachorro. Afinal, muitos tutores simplesmente dão banho nos cães com shampoo convencional. Só que isso não vai resolver.

Pelo contrário: vai piorar. Afinal, um shampoo humano faz mal para o dog. Pode causar irritações que vão levar a inflamações. Além disso, a química do shampoo humano pode alterar o pH da pele e, assim, deixar o dog com cheiro ruim.

O famoso “cheiro de cachorro molhado”, que certamente você já ouviu ou já falou por aí.

Como tirar mau cheiro do cachorro – Escovação dos pelos

Outro motivador do cheiro ruim em cachorros é a falta de escovação dos pelos. Afinal, a partir de uma atitude simples e rápida, que é a escovação, o tutor consegue remover sujeiras e impurezas que estejam no meio dos pelos do cãozinho.

Com a falta de escovação dos pelos, muitas vezes o cachorro pode acumular ácaros e bactérias em geral. No longo prazo, essas bactérias podem criar um verdadeiro “império” na pele do doguinho. E o resultado é o mau cheiro.

Para evitar, basta fazer a escovação rotineira. Mesmo que você tenha um cão com pelos curtinhos, é importante passar um pente de maneira rotineira para remover eventuais sujeiras que não precisam ficar ali.

como tirar mau cheiro do cachorro

Dando banho no cão – Foto: Freepik

Manutenção do ambiente

Outro fator que faz com que o seu cachorro tenha cheiro ruim, é a sujeira no ambiente. Ou seja, acúmulo de bactérias, ácaros e demais sujeiras que estejam espalhadas no ambiente interno e externo onde vive seu dog.

Por exemplo, se a caminha pegou chuva por algum motivo, é preciso lavá-la e secá-la. Se o cãozinho se sujou de alguma maneira e levou essa sujeira para dentro da caminha, é preciso lavá-la e secá-la. E por aí vai.

Manter o ambiente do seu melhor amigo sempre em dia é fundamental. A limpeza da casinha, do quintal, do sofá e de todos os lugares que o dog frequenta é o que ajuda a mantê-lo longe do mau cheiro.

Verificação de potenciais problemas de saúde

Você sabia que nem sempre o mau cheiro em cachorro é causado pelo fator “sujeira”? Pois é. Nem sempre o modo como você dá banho no cachorro ou limpa a casinha dele é o que vai garantir a eliminação do mau cheiro.

Afinal, muitas vezes o mau cheiro pode estar vindo de algum lugar um pouco mais complexo. Como por exemplo, alguma ferida. Se houver uma inflamação escondida no meio dos pelos, ela pode facilmente causar mau cheiro.

Além disso, se você tem um cão que precisa de verificações e higienizações específicas, é importante fazê-las.

Por exemplo, a limpeza das orelhas. Alguns dogs, como os Beagles, têm orelhas caídas. Isso faz com que eventuais gotículas de água não sequem e tragam mau cheiro.

Portanto, observação da saúde é importante para aprender como tirar mau cheiro do cachorro.

Como tirar mau cheiro do cachorro – Limpeza das patas para evitar chulé

Você sabia que alguns cachorros têm chulé? Pois é. Esse também pode ser um fator que ajuda a causar mau cheiro no seu melhor amigo. E evitar a situação ou corrigi-la ainda enquanto há tempo é fundamental.

A limpeza das patas para evitar chulé é muito importante. É a partir da limpeza das patinhas que você evita o acúmulo de bactérias que depois vão causar chulé.

Depois dos passeios ou brincadeiras no quintal, portanto, faça essa limpeza. Em dias de chuva, é importante secar as patinhas para que a água não seque sozinha e traga o famoso “cheiro de cachorro molhado”, só que na versão chulé.

como tirar mau cheiro do cachorro

Lavando o cachorro – Foto: Freepik

Seque bem os pelos após os banhos

E por falar em secar, aqui vai mais uma dica a respeito disso: seque bem os pelos do seu cachorro depois de um banho. Afinal, muitas vezes o cheiro ruim que você sente no seu dog depois do banho é justamente pelo fato de que os pelos não estão secos.

Deixar os pelos secarem sozinhos é um problema muito grave. Afinal, nem sempre a secagem vai acontecer. Gotículas de água ficarão na pele do cachorro que vão atrair bactérias e então o mau cheiro vai começar.

Muitas vezes o mau cheiro não é do cãozinho. Mas sim, das bactérias que se criaram a partir de um pelo úmido e mal secado. Portanto, preste muita atenção nisso.

Caso contrário, levar o dog para banhos no pet shop não vai adiantar de nada.

Como tirar mau cheiro do cachorro – Proliferação de fungos em alguma região

As regiões mais escondidas nos pelos do cachorro, dobrinhas de orelhas ou até mesmo meio das unhas, são ótimos ambientes para proliferação de fungos. E o que isso significa? Significa que o mau cheiro pode vir a partir desses lugares.

Afinal, a produção de fungos e bactérias nesses lugares pode fazer com que haja mau cheiro.

Além disso, se o seu dog tiver algum problema, tipo uma ferida escondida, as bactérias também podem agir. E o resultado disso, claro, é o mau cheiro.

Pode usar shampoo humano em cachorros?

Não. Você deve evitar usar qualquer tipo de produto humano em cães. Principalmente os produtos químicos para banho, como o shampoo ou sabonete.

Esse tipo de produto, além de fazer mal a saúde do pet, pode alterar o pH da pele. Essa alteração pode trazer um mau cheiro muito grande para o dog.

Use sempre produtos pets para dar banho no seu dog.

cão pegando chuva

Cão na chuva – Foto: Freepik

Perfume para cachorro

O perfume para cachorro é encontrado em alguns pet shops. No entanto, preferencialmente, não use. Afinal, os cães têm um cheirinho natural que deve ser respeitado.

Quando você começa a transformar o seu dog em um ursinho de pelúcia inanimado, isso é bastante ruim para o bem-estar e saúde mental do dog. Ele fica estressado e ansioso. Cães precisam viver como cães.

Anote as nossas dicas de como tirar mau cheiro do cachorro, coloque-as em prática e cuide bem do seu melhor amigo.