Você sabe qual a importância da socialização para cães? Já parou para pensar por que os especialistas sempre reforçam a importância de oferecermos ambientes que permitam o desenvolvimento da sociabilidade dos nossos pets? Se você ainda não pensou sobre isso, hoje você poderá compreender os motivos pelos quais a vida social do cachorro é tão importante.

Isso porque a equipe do Portal do Dog preparou este conteúdo com uma série de considerações importantes. Acompanhe e saiba mais!

A importância da socialização para cães

Dois cães socializando – Foto: Canva

A importância da socialização para cães

A importância da socialização para cães se envolve com muitos fatores, que vão desde o ensino de comportamentos saudáveis, até o aumento da qualidade de vida e saúde dos nossos animais.

Afinal, a interação com outros pets e com outras pessoas não proporciona apenas comportamentos adaptados nesse sentido, mas, sim, também pode fornecer mais prazer, bem-estar, estímulos cognitivos, etc. A seguir, listamos 7 fatores que reforçam a importância da socialização para cães:

  1. Desenvolvimento mental saudável.
  2. Comportamentos mais tranquilos e saudáveis.
  3. Redução do medo e da agressão.
  4. Interação agradável com outros humanos e animais.
  5. Facilita na hora dos passeios.
  6. Maior capacidade de adaptação.
  7. Melhora a qualidade de vida do pet.

Agora, vamos juntos explorar cada um desses fatores para que você possa saber mais sobre esse assunto e, assim, implementar mais estratégias de socialização no dia a dia do seu amigo de quatro patas!

Veja também como socializar filhotes de cachorro.

1. Desenvolvimento mental saudável

Quando um pet tem a oportunidade de interagir com outros animais de estimação ou até mesmo com outros humanos, ele começa a ter acesso a diversos estímulos diferentes. Ele conhece algo novo, brinca, diverte-se, aprende a lidar com a ansiedade de estar diante de um desconhecido, e assim por diante.

Tudo isso pode servir de base para um desenvolvimento cognitivo mais saudável, que contribua para uma melhor adaptação em momentos que causam estresse no animal, por exemplo.

Por isso, a importância da socialização para cães se envolve diretamente com a saúde cerebral e emocional que o seu pet terá. Quanto mais ele interage de forma saudável, mais ele poderá aprender a lidar com as emoções e aprenderá a reagir de maneira mais equilibrada em determinadas circunstâncias.

2. Comportamentos mais tranquilos e saudáveis

Um cachorro que nunca tem contato com outros animais ou pessoas estranhas pode ter comportamentos mais desadaptativos ao ser exposto, abruptamente, a esse tipo de situação.

Por exemplo, se o seu cão fica em casa o tempo todo, todos os dias, e só vê você de humano, ele poderá ficar muito ansioso quando você receber qualquer visita. Além disso, poderá ter comportamentos inadequados, como urinar onde não deve, destruir objetos, se esconder, ficar sem comer, enfim!

Portanto, a importância da socialização para cães se relaciona com o fato de que isso permitirá que o cão fique mais tranquilo na presença de pessoas e animais desconhecidos, sem ter “ataques” comportamentais que possam ser nocivos.

Veja a diferença entre adestramento e socialização.

A importância da socialização para cães

Família e o cachorro – Foto: Canva

3. Redução do medo e da agressão

Da mesma forma que o cachorro pode ficar mais tranquilo na presença de pessoas desconhecidas, ele também poderá ter menos medo nesse tipo de situação.

Afinal, é muito comum vermos alguns cães com muito receio de ficar perto de uma pessoa que eles nunca viram. O medo pode ser tanto que, em algumas situações, o comportamento agressivo pode aparecer. Ou seja, o cão pode morder, pular na pessoa, arranhar, enfim!

Em contrapartida, quando ele aprende a conviver com quem não conhece desde pequeno, conseguirá se sentir mais seguro mesmo quando um estranho estiver por perto. Ele saberá que apesar de não conhecê-lo, poderá manter seu comportamento mais tranquilo, sem ficar agressivo.

Porém, é claro que se a pessoa estranha parecer uma ameaça para o pet, ele poderá atacá-la mesmo que tenha contato com outros animais e seres humanos ao longo de sua vida. O que queremos dizer, neste tópico, é que a importância da socialização para cães se envolve com uma maior confiança e tranquilidade do pet em relações saudáveis.

Se a outra pessoa tentar machucar o cão, ele ainda assim será agressivo. Mas se ela demonstrar um comportamento amigável, as chances de o pet ficar com medo e ser agressivo diminuem.

4. Interação agradável com outros humanos e animais

Quando você recebe uma visita na sua casa, como o seu cachorro costuma reagir? Na maior parte das vezes, um pet que costuma ter contato com outros humanos terá comportamentos mais tranquilos. Às vezes, poderá ficar no “cantinho” e a visita nem percebe que você tem um cão. Em outros casos, pode ser super amigável com quem chega na sua casa.

Porém, quando a importância da socialização para cães não é levada muito a sério, a consequência disso pode ser o comportamento desagradável. Como vimos anteriormente, o cachorro pode ficar mais agressivo, com medo, colocando em prática comportamentos desadaptados. Em algumas situações, pode até deixar os tutores constrangidos…

Portanto, se você deseja que o seu animal de estimação tenha uma interação mais agradável e sem agressividade para com os outros humanos e animais, precisa considerar a importância da socialização para cães. Caso contrário, qualquer contato externo poderá se transformar em uma verdadeira bola de neve de problemas.

5. Facilita na hora dos passeios

Imagine o seguinte cenário: um belo dia de sol está lá fora, é domingo e você resolve passear com o seu amigo de quatro patas. Para isso, coloca nele a coleira mais confortável que tem, veste-se para caminhar e sai do portão de casa com o seu cão. Anda um quilômetro e, de longe, avista um cachorro no quintal de uma casa. Até aí tudo bem.

Porém, quando você se aproxima dessa casa, o seu cachorro muda de comportamento de forma tão abrupta que escapa da sua mão. O resultado é o seu pet entrando no quintal alheio para brigar com o outro cão… Como lidar com esse tipo de situação?! 

Sem dúvidas, esse cenário seria bem ruim, concorda? E realmente é. Além de ser constrangedor o nosso cão invadir a casa alheia, essa situação pode resultar em machucados nos dois envolvidos e até mesmo em outra pessoa!

Portanto, todas as vezes que você for pensar na importância da socialização para cães, lembre-se do quanto ela pode ajudar você na hora de passear com o seu cachorro.

Pois assim como ele pode querer brigar aleatoriamente com outros animais, ele também pode adotar esse tipo de comportamento com relação às outras pessoas, o que pode tornar a situação cada vez mais grave.

Fique atento quanto a isso na hora de oferecer estímulos sociais saudáveis para o seu pet. 

pets socializados

Socialização com outros pets – Foto: Canva

6. Maior capacidade de adaptação

A vida é feita de transformações. Isso vale tanto para os animais quanto para nós humanos. Portanto, nosso cão precisa ter uma certa capacidade de adaptação para se manter emocional e fisicamente saudável quando algo se alterar.

Por exemplo, se porventura você é promovido no seu trabalho e precisa se mudar de cidade, automaticamente você deixará a vizinhança e a casa que morava até então. Se o seu pet nunca foi socialmente desenvolvido, poderá sofrer profundamente ao ter que viver em um novo bairro (caso ele ficasse solto no quintal, por exemplo). Afinal, ele irá ver outros cachorros, pessoas, sons, situações… E tudo isso poderá se transformar em uma tortura para ele, caso ele nunca tenha tido contato com situações e coisas diferentes.

Em contrapartida a esse tipo de cenário, se você oferece a ele todos os subsídios para ter um desenvolvimento social saudável, ele poderá ter mais “mecanismos” de adaptação a situações diferentes. 

Ao se deparar com uma nova vizinhança e novas pessoas, embora o pet possa ficar um pouco ansioso e estressado no começo – até porque nós, humanos, também ficamos -, a tendência é que ele tenha uma adaptação mais fácil e tranquila. 

Além de ser melhor na hora de toda a família viver em um novo local, também é uma forma de proteger a saúde mental do nosso amigo de quatro patas.

7. Melhora a qualidade de vida do pet

O isolamento social nunca será considerado uma boa opção emocional. Ele só será prescrito se o seu pet tiver alguma enfermidade que o contato alheio coloque a vida dele em risco. Fora isso, o contato com outras pessoas, situações e animais sempre servirá de base para um aumento da qualidade de vida.

O cachorro começa a ter mais controle emocional, terá acesso a estímulos cognitivos que mantêm o cérebro ativo e saudável, poderá até mesmo se divertir com outros animais e, ainda, ficará menos ansioso e estressado quando você receber uma visita em casa. 

Tudo isso, somado, acaba contribuindo para o aumento da qualidade de vida como um todo. O seu cão terá mais conforto ao lidar com situações novas, poderá ficar mais tranquilo ao se deparar com outros humanos, e assim por diante.

Por isso, quando pensamos sobre a importância da socialização para cães, devemos considerar ela como uma peça-chave para uma vida mais saudável e feliz para o nosso cão.

E, convenhamos… Cremos que um dos seus principais objetivos, como tutor de um pet, seja dar a ele qualidade de vida, saúde e bem-estar, não é mesmo? 

Então invista na sociabilidade do seu pet e dê a ele a chance de usufruir de todas as vantagens dessas interações!

A importância da socialização para cães

Tutora com seu cão – Foto: Canva

Atenção: A sociabilidade requer cuidados

Apesar de termos notado uma grande importância da socialização para cães, ainda assim devemos considerar cuidados importantes nesse momento. Por exemplo, um ponto primordial que você deve considerar são as vacinas do seu cão. Elas precisam estar em dia para que ele possa passear e interagir com outras pessoas e animais. Caso contrário, sua saúde estará em risco.

Além disso, sempre que você tiver dúvida com relação a algum comportamento estranho do pet, quando você tenta expô-lo a situações sociais, converse com o veterinário. Apenas um profissional qualificado poderá ajudá-lo nesses casos. Cuide com carinho do seu amigo!