Neste artigo, você vai aprender por que seu cachorro não obedece e o que fazer para que ele passe a te obedecer. Afinal, ter um cão educado e com um comportamento adequado para cada tipo de ambiente, é muito importante tanto para ele – quanto para você.

Isso ajuda na saúde física e, principalmente, na saúde mental do cachorro. Porém, nem sempre é fácil ajudar o cão entender o que ele pode e o que ele não pode. É simples. Mas não é fácil. Pois isso exige muita repetição e muita paciência. Não é do dia pra noite que o cachorro passa a aprender comandos e obedecer truques.

Portanto, continue lendo, se aprofunde no assunto e saiba tudo sobre fazer o cão te obedecer.

Por que o cachorro não obedece aos comandos do tutor?

cachorro não obedece

Cão observando – Foto: Freepik

O cachorro não obedece aos comandos do tutor pois ele pode estar desmotivado para isso. Além disso, ele pode não estar em um momento adequado. Ou, ainda, o cão sequer sabe que ele tem que te obedecer com alguns comandos. Sim, são vários fatores que podem fazer o cachorro não obedecer o tutor.

Mas, e se o cão já obedecia antes, e agora não obedece mais – o que pode ser? Bom, neste caso, pode ser que o cão esteja passando pela fase da adolescência (em que os cães realmente “esquecem” das coisas), ou ele pode estar com outros estímulos naquele momento.

O fato é que você não pode deixar de ser paciente e precisa continuar educando o animal. Mas para cada situação, tem um jeito específico de educá-lo. Não adianta ficar se exaltando para chamar o cão quando ele está distraído com outra coisa mais interessante. O animal (e você) só ficarão estressados.

Por isso, entender os comportamentos do cão ajuda muito a compreender como fazê-lo te obedecer. Veja alguns motivos que fazem cachorro não obedecer:

  • Agitação e motivos para não focar em você;
  • Pouco estímulo positivo ao ser recompensado;
  • Pouco adestramento (parar no meio do caminho);
  • Treinos somente em um ambiente;
  • Quando o cachorro está com desconforto ou dor;

Entenda mais sobre cada uma destas situações a partir de agora e, na sequência, saiba o que fazer para ajudar o seu cão a (voltar) obedecer.

Agitação e motivos para não focar em você

Se o seu cachorro não obedece, é porque ele pode estar muito agitado naquele momento. Ou seja, ele pode estar com a energia lá em cima e muito emocionado por alguma situação. Ele pode ter visto um cachorro na rua, pode ter ouvido algum “intruso” ou pode ter percebido algum movimento estranho pela janela.

Muitos são os motivos pelos quais um cachorro pode não obedecer o seu tutor. Principalmente quando o cachorro não sabe o que é “obedecer”. Ou seja, quando o cão não enxerga o seu tutor como sendo seu líder.

Quando isso acontece, os tutores de primeira viagem costumam se exaltar e até alterar o tom de voz para chamar o cão. Mas isso não vai ajudar. Quando o cão está concentrado em alguma outra coisa e não reconhece a voz e os comandos do tutor, ele realmente não vai obedecer.

Todas as coisas que chamarem muito a atenção do cachorro, vão fazer com que ele se “desconecte” e não obedeça.

Veja também comandos básicos para cachorro.

cachorro não obedece

Cão na cestinha – Foto: Freepik

Pouco estímulo positivo ao ser recompensado

O cachorro não obedece, também, quando ele sente que aquilo não vale a pena. Ou seja, quando ele sente que a recompensa positiva para atender ao tutor, não é suficiente. E aqui, as coisas podem ser facilmente solucionadas: basta oferecer um petisco ou uma recompensa muito boa para o cão.

Por exemplo, treinar o animal e usar ração comum como reforço positivo, pode não despertar nele vontade suficiente para atender ao tutor. Afinal, ele sabe que o petisco não é dos melhores e, portanto, não há uma “quebra de padrão” para ele obedecer.

Existem muitos tipos de petiscos para adestramento e você deve escolher um que o seu cão realmente goste. Isso vai fazer com que as repetições sejam agradáveis a ele e, claro, ele começará a condicionar comandos.

Pouco adestramento (parar no meio do caminho)

Adestrar o cachorro é muito importante para que ele tenha uma vida saudável, do ponto de vista físico e mental.

Porém, pode ser muito prejudicial quando você começa o adestramento e para no meio do caminho. Neste caso, o cachorro poderá não compreender suficientemente bem os comandos. Por isso, ele pode não obedecer o tutor.

Ou seja, se o cachorro não obedece o tutor, mesmo que o cão seja adestrado, pode ser que haja, ali, uma falta de continuidade no adestramento. Portanto, continue a adestrá-lo. Continue reforçando os comandos positivamente. No longo prazo, o cão com certeza vai entender o que você quer.

Não adianta treinar o cão duas ou três vezes e parar depois disso. Adestramento e reforço positivo precisam acontecer todos os dias. Esta é a única maneira de fazer o cachorro realmente compreender os comandos e respeitá-los no futuro. Caso contrário, será apenas um treinamento temporário que não terá vida longa.

Não brigue ou xingue o cachorro: se ele não obedece, é porque falta alguma coisa na conexão entre vocês.

Cachorro não obedece – Treinos somente em um ambiente

Você já parou para pensar que cada ambiente, para o cão, é único?

Ou seja, se você treina ele na cozinha, pode ser que ele só passe a respeitar o comando lá na cozinha. Por isso, é muito importante que você faça uma diversificação bem interessante nos ambientes na hora de treinar o seu cachorro.

O cachorro não obedece quando ele não sente que é para obedecer. Muitas vezes, um comando pode ser treinado centenas de vezes em um ambiente. E, ao tentar repeti-lo fora daquele ambiente, pode ser que o cão não compreenda e não consiga corresponder ao que você pede.

Isso acontece muito em ambientes externos. Por exemplo, treinar o cachorro dentro de casa e solicitar os comandos fora de casa, pode gerar uma confusão mental muito grande no animal – afinal, ele realmente fica “perdido” com tantos outros estímulos no ambiente novo e acaba não percebendo o seu comando.

Fique atento a estas questões, de modo que você não force situações no cãozinho ou faça ele ficar confuso.

Veja também como passear com um cachorro que tem medo.

três cachorros

Três cães diferentes – Foto: Freepik

Cachorro não obedece – Quando o cachorro está com desconforto ou dor

E ainda, outro fator que faz o cachorro não obedecer aos comandos (mesmo que ele os conheça), é a dor ou o desconforto. Neste caso, será bem fácil reconhecer. Afinal, o cachorro geralmente vai ficar bem quietinho e paradinho em um canto, e você com certeza vai desconfiar de que algo está errado.

Porém, cuidado: cães são muito resistentes e fortes. Pode ser que o animal, mesmo com dor, não demonstre muita apatia. Então, o seu “faro” de tutor precisa estar muito em dia para identificar quando o cão pode ou não estar passando por um problema.

E isto envolve fazer exames de rotina, além de conhecer o comportamento dele para identificar uma potencial anormalidade. Qualquer tipo de desconforto vai fazer com que o cachorro não respeite e não entenda os comandos – mesmo que ele os repita o tempo inteiro.

O cachorro não obedece quando ele não entende o comando ou quando algo está mais forte do que o ânimo dele para entender o comando. Portanto, busque algum destes motivos e trabalhe para corrigi-los. Em caso de algum problema de saúde, procure um veterinário o quanto antes.

Como treinar o cachorro para ele começar a obedecer

Até aqui, entendemos alguns motivos que fazem um cachorro não obedecer. Porém, é muito importante que o tutor mantenha um treinamento sempre em dia, de modo que o animal seja condicionado aos comandos e, assim, saiba interpretá-los.

É fundamental que o tutor entenda que o cão, mesmo sendo inteligentíssimo, ainda é um cão. Ou seja, não vai adiantar você “conversar” com ele, esperando que ele compreenda frases ou coisa do tipo. Cães atendem palavras e comandos.

Ele até pode ficar feliz em ouvir sua voz. Mas o comando só é atendido quando há o timbre sonoro necessário.

Por exemplo, quando você não quer que ele faça algo, um sonoro “não” com reforço positivo é muito mais efetivo, do que uma exaltação, uma briga ou um xingamento. Essas coisas não só não ajudam, como atrapalham no comportamento do animal.

Abaixo, veja algumas dicas de como fazer o seu cão te obedecer – sem estressa-lo ou ter que brigar com ele.

  • Reforço positivo é a melhor forma de treinar um cachorro;
  • Reforce situações em vários ambientes diferentes;
  • Não brigue, xingue ou aumente o tom de voz com o cachorro;
  • Mostre ao cão o que ele não pode fazer (retire a recompensa);

Veja detalhes de cada truque a partir de agora. Continue lendo.

Reforço positivo é a melhor forma de treinar um cachorro

Um cachorro precisa de muito reforço positivo para continuar sendo um cão comportado. Por isso, não hesite: tudo que você quer que o cão aprenda, faça reforço positivo para ele condicionar aquela situação e, desta forma, repetí-la com o passar dos anos.

Por exemplo, se você quer que o cachorro sente, você vai precisar dizer isso e, assim que ele sentar, você dá um petisco. Se ele não sentar, não dê petiscos. É muito importante que o cão entenda que ele ganhou um petisco devido ao seu comportamento. Então, assim que o cão cumprir o que você quer – dê o petisco.

Veja também truque para ensinar o seu cachorro a sentar.

Cachorro não obedece – Reforce situações em vários ambientes diferentes

Mesmo o cachorro mais inteligente do mundo, precisa entender os comandos para atendê-los. E o ambiente tem uma influência muito grande neste processo, uma vez que o cão poderá atender somente onde foi treinado. Por isso, escolha vários ambientes diferentes para treinar seu cão.

Sala, cozinha, parque, ambientes com pessoas e demais lugares diferentes, podem fazer com que o seu cão condicione comportamentos e entenda os comandos que você quer. Quanto mais estímulos diferentes, melhor.

Porém, cuidado: no começo, você precisa treiná-lo em ambientes calmos. Somente depois de alguma evolução é que você deverá partir para lugares com maiores estímulos. Chame mais uma pessoa no cômodo do adestramento, peça para outra pessoa dizer o comando, etc. Não vá do dia pra noite ao parque ou rua – isto não vai ajudar no adestramento.

cão deitado

Cão deitado – Foto: Freepik

Não brigue, xingue ou aumente o tom de voz com o cachorro

Muita vezes o cachorro não obedece porque ele não está conectado ao seu tutor. A ideia de fazer o cão entender comandos e obedecer a eles, não é fazê-lo ter medo do tutor. Mas sim, ouvir, entender, reproduzir o comando e receber a sua recompensa. Não xingue, brigue ou se exalte com o animal.

Quando você age assim, o cão pode facilmente entender que você não é de confiança – e no longo prazo, ele vai ficar estressado, ansioso e sem nenhum tipo de treinamento incorporado.

Mostre ao cão o que ele não pode fazer (retire a recompensa)

Ao invés de brigar ou aumentar o tom de voz com o cachorro quando ele faz algo errado, você tem que retirar a recompensa dele e não condicioná-lo ao comportamento negativo.

Ou seja, quando o cão não entende o comando, ao invés de brigar, simplesmente não dê o petisco. Esta falta de recompensa vai fazer o cão entender que ele precisa agir de certas formas para ganhar o biscoito – e aí, as coisas começam a andar de uma melhor forma.

É tudo sobre recompensar o certo e tirar a recompensa para o errado – sem violência verbal e muito menos física.

Basta ter muita paciência, entender que a humanização do cão não é saudável para relação e continuar com reforço positivo para situações que são positivas para a convivência.

Não faça o seu cão ter medo de você. Mas sim, faça ele entender o que ele pode e o que não pode, com adestramento positivo.

Cuide do seu cãozinho e ele certamente vai te obedecer no longo prazo.