Está procurando motivos para adotar um cachorro? Quer saber o que podemos ganhar em nossas vidas quando abrimos caminho para que um pet entre em nossa casa? Então saiba que são esses questionamentos que a equipe do Portal do Dog buscou responder no decorrer deste conteúdo.

Nele, você verá diversos detalhes e informações interessantes, sobre os benefícios de ter um pet em nossas vidas, desde sempre agirmos com responsabilidade, claro! Vamos lá!

motivos para adotar um cachorro

Casal com seu cão – Foto: Canva.

Motivos para adotar um cachorro – com responsabilidade!

Existem muitos motivos para adotar um cachorro e usufruir das vantagens de ter um pet convivendo conosco. Porém, é válido destacar que esses benefícios só serão conquistados a partir do momento em que a adoção for feita de forma responsável.

Isto é, não basta, simplesmente, adotar um animal de estimação e esperar que todas as coisas boas que estão na lista abaixo façam parte da sua rotina, sem que você tenha que investir nisso.

Afinal, ter um animal em casa exige responsabilidade, organização, cuidado, mudanças na rotina, entre outros fatores.

No entanto, se você deseja adotar com responsabilidade, para realmente dar um lar seguro e feliz para o animal, saiba quais são os benefícios incríveis que essa amizade é capaz de proporcionar:

  1. Companhia e amizade verdadeira.
  2. Promoção de bem-estar e redução do estresse.
  3. Gatilho para prática de exercícios físicos.
  4. Estimulação da mente.
  5. Oferecer cuidados a outro ser vivo.
  6. Desenvolvimento do senso de responsabilidade e da empatia.
  7. Diversão em diversos momentos do dia – e a qualquer dia.
  8. Estímulos para uma melhor socialização.
  9. Estímulos para desenvolvimento infantil.
  10. Fonte de amor incondicional e conforto emocional.

Basicamente, esses pontos já nos fazem querer ter um amigo de quatro patas, concorda? Mas, para ajudar você ainda mais na reflexão, continue lendo este conteúdo, pois daremos mais detalhes sobre cada um dos apontamentos feitos acima. 

Veja também como adotar um cão mais velho.

motivos para adotar um cachorro

Cão brincando com seu tutor – Foto: Canva.

1. Companhia e amizade verdadeira

Um dos principais motivos para adotar um cachorro é o fato de que ele nos proporciona uma companhia incomparável e uma amizade verdadeira.

Quem já teve um animal de estimação em casa, com responsabilidade, sabe exatamente o que estamos dizendo! Afinal de contas, eles estão sempre ali, dispostos a acompanhar o tutor, amam brincar com os familiares, passam momentos diversos em conjunto, enfim…

Até mesmo no fim do dia, depois de uma longa rotina de trabalho, chegar em casa e ver o pet é algo maravilhoso, concorda? É uma companhia incrível!

2. Promoção de bem-estar e redução do estresse

A redução do estresse é outro benefício que um animal de estimação em casa pode proporcionar a qualquer pessoa que deseja cuidar adequadamente do pet.

São tantos momentos agradáveis, divertidos e que distraem a mente, que os problemas podem parecer até menores, ou mesmo serem esquecidos de vez em quando, proporcionando um foco maior em situações agradáveis.

3. Gatilho para prática de exercícios físicos

Um dos motivos para adotar um cachorro com responsabilidade, mantendo uma rotina regular de passeios e exercícios para ele, é que essa prática também tira o tutor do sedentarismo.

Afinal, se você precisa levar o seu amigo de quatro patas para passear por aí, automaticamente você também estará passeando e se exercitando, não é mesmo?

Ou seja, é um bom gatilho para, simplesmente, sair e caminhar, sem ficar criando desculpas.

4. Estimulação da mente

Brincar com o pet, ensiná-lo alguns truques, passear e se exercitar, conhecer novos locais que aceitam a visita de animais de estimação… Tudo isso pode ser considerado estímulos diferentes para a nossa mente, o que propicia aprendizagens e o desenvolvimento cognitivo.

Até porque, quando aprendemos algo novo, seja lá o que for, estamos estimulando o nosso cérebro e dando a ele um novo repertório que será usado em diferentes situações. Legal, não é mesmo?

motivos para adotar um cachorro

Cão fofo – Foto: Canva.

5. Oferecer cuidados a outro ser vivo

Um dos motivos para adotar um cachorro diz respeito a algo que seja capaz de quebrar com o comportamento egoísta que nós, seres humanos, temos de vez em quando: cuidar de um outro ser vivo.

Esse cuidado pode proporcionar bem-estar a nós, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade de vida de um pet que, ao ser adotado de forma responsável, receberá tudo o que precisa para ser feliz e saudável. 

Em contrapartida, se não adotarmos, não saberemos como aquele animalzinho ficará, não é mesmo? Porém, adotando e criando a consciência de protegê-lo e amá-lo, estamos cuidando de alguém muito especial!

6. Desenvolvimento do senso de responsabilidade e da empatia

Quando temos a responsabilidade de dar alimento, cuidar das vacinas, levar ao veterinário e manter limpinho um pet, automaticamente estamos nos tornando pessoas mais responsáveis. Essa aprendizagem, acerca da responsabilidade, poderá ser usada em outros contextos de nossas vidas, e não apenas na relação com o animal de estimação.

Podemos ter um pensamento mais crítico e analítico de nossas atitudes, pois reconheceremos com mais facilidade as consequências delas. Afinal, é o mesmo que não lavar o pote de água do pet: ele ficará sujo e o animal com sede. Logo, esse tipo de pensamento e questionamento pode ser usado no trabalho, nos estudos, e assim por diante.

7. Diversão em diversos momentos do dia – e a qualquer dia

Seja no fim de semana, ou mesmo no fim de tarde depois do trabalho, um animal de estimação nos propicia a oportunidade de viver momentos super divertidos, alegres e cheios de risadas e boas interações.

Por isso, um dos motivos para adotar um cachorro é vivenciar esse tipo de situação de forma corriqueira, tornando a rotina mais leve, feliz e agradável.

Afinal, quem já teve um pet sabe exatamente o que estamos falando: eles são capazes de mudar a nossa vida por completo, tornando, inclusive, os dias difíceis e ruins mais leves, graças a tudo que eles têm para nos oferecer com muito amor incondicional.

dois cães juntos

Dois cães juntos – Foto: Canva.

8. Estímulos para uma melhor socialização

Dentre os motivos para adotar um cachorro, não podemos deixar de citar o quanto eles podem nos ajudar na hora de socializarmos com outras pessoas e, por que não, com outros animais.

Pois pare e pense: o fato de adotar um animal de estimação pode propiciar a oportunidade de participar de eventos e festinhas da cidade e da comunidade que estejam relacionados ao mundo pet. Esses eventos podem, mais tarde, servir de estopim para que você construa amizades incríveis com outros tutores de pets.

Além disso, até mesmo os animaizinhos das outras pessoas poderão aparecer na sua “roda de socialização”, o que proporciona interações super divertidas, cheias de aventuras e que podem se tornar inesquecíveis. E ainda: toda essa interação, para o próprio cão, é algo muito positivo e que pode ajudá-lo a ser mais tranquilo emocionalmente.

9. Estímulos para desenvolvimento infantil

Uma criança que tem a oportunidade de crescer em um lar onde habita um pet pode usufruir de muitas vantagens dessa convivência.

Isso porque os pais podem estimulá-la a cuidar bem do animal de estimação, o que a ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade que mencionamos anteriormente. Assim, ela passa a compreender melhor o quanto as suas atitudes podem desencadear determinados tipos de consequências, ruins ou boas.

Ao mesmo tempo, a criança pode começar a aprender mais sobre a importância de ter uma rotina relativamente regrada, com horários para se alimentar, fazer a higiene e descansar, por exemplo. Pois o pet precisa dessa rotina para se manter saudável, feliz e forte, não é mesmo?

Outro benefício diz respeito à sociabilidade e às emoções das crianças: ao lidar com um outro ser vivo, os pequenos podem começar a desenvolver a paciência, a empatia, a tolerância, o respeito ao desejo dos outros, entre outros valores importantes. Além disso, ela pode usufruir de sua relação com o pet para construir relacionamentos mais sadios e agradáveis, inclusive com outras crianças.

Sem dúvidas, é uma relação bastante frutífera, sendo que isso é mais um dos motivos para adotar um cachorro com responsabilidade.

cão abraçando a bola

Cachorro abraçando a bola – Foto: Canva.

10. Fonte de amor incondicional e conforto emocional

Possivelmente não existam palavras que sejam capazes de descrever o quanto a relação genuína entre um tutor e um cachorro é capaz de fazer florescer um amor que seja praticamente incondicional.

Esse amor constrói uma amizade que perdura por muito tempo, tornando o dia a dia dos tutores mais alegre, feliz e repleto de momentos bons.

Tudo isso que é vivenciado com o pet proporciona um conforto emocional para o tutor. Afinal, é muito agradável ter esses momentos com o animal de estimação quando passamos por situações difíceis, por exemplo.

Sem dúvida, quem já experimentou a amizade com um amigo de quatro patas sabe exatamente o que estamos falando: esse amor incondicional é algo difícil de descrever!

Embora existam muitos motivos para adotar um cachorro, não se esqueça de que essa adoção deve ser feita de forma responsável e bem pensada. 

Não deveria ser algo decidido da noite para o dia. Muitos pontos e muitos aspectos devem ser considerados, a fim de que o pet possa, de fato, viver em um lar seguro, que lhe dê tudo o que precisa para ser saudável e feliz.

Portanto, além de conhecer os motivos para adotar, lembre-se de também pensar nos possíveis contras e colocar tudo na balança para, assim, tomar a melhor decisão possível.