Nos dias de hoje, a tecnologia apresentou inovações para facilitar o dia a dia de pessoas em todas as partes do mundo. No entanto, esses avanços também podem fazer a diferença positivamente na vida de milhares de cães. A prova disto foi uma coleira com alerta para cachorros cegos que foi desenvolvida por uma companhia do Rio Grande do Norte.

Afinal, o intuito da startup foi conceder maior conforto aos bichinhos com algum tipo de deficiência visual. Sendo assim, empresa acabou criando um instrumento que avisa aos animais quando estão perto de objetos. Porque essas advertências são fundamentais para evitar a ocorrência de acidentes e machucados.

Entenda o funcionamento da coleira

Vale salientar que o projeto tem como missão primordial conceder uma melhor qualidade de vida para os animais. De acordo com reportagem da Tribuna do Norte, a coleira com alerta para cachorros cegos conta com menos de 59 gramas e possui um único tamanho. Apesar disto, o mecanismo não apresenta perigo algum ao animal.

Além disso, o período de adequação pode girar em torno de 24 horas até sete dias. O funcionamento do aparelho também é muito simples. Ao encontrar algum obstáculo próximo, a cólera envia alertas com vibração que vão aumentando à medida que o pet se aproxime das coisas.

Pela obrigatoriedade de utilização o dia inteiro, o item possui uma bateria recarregável. De modo geral, o cachorrinho pode utilizar o utensílio por até 72 horas sem a necessidade de carregar.

Como surgiu o projeto da coleira com alerta para cachorros cegos?

Ainda segundo a matéria da Tribuna do Norte, o projeto foi idealizado por duas estudantes, Natália Dantas e Luana Wandecy, ainda no ano de 2015. O conceito do modelo foi reunido as companhias da incubadora Nova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Coleira com alerta para cachorros cegos

Foto: FreePik

Graças a esse suporte, o item pode ser incluído no mercado regional gradativamente. A coleira recebeu o nome de BlingDog. Conforme as idealizadoras, o animal vai tentar compreender o que é aquele novo sinal. Em um curto espaço de tempo, o bichinho já estará familiarizado e entendo que sempre que sentir a vibração é que está próximo de algum obstáculo.

No momento, a coleira com alerta para cachorros cegos somente pode ser adquirida pela internet. As vendas começaram no último trimestre de 2018 por aproximadamente R$ 450. Além da comercialização no mercado nacional, a BlingDog também pode ser encaminhadas para os Estados Unidos, a Europa e a Colômbia.

Próximos passos

A longo prazo, a meta é disponibilizar o aparelho também em lojas físicas de todo o território nacional. Antes disto, o BlingDog deve receber alguns ajustes a fim de ganhar um visual ainda mais profissional e com algumas atualizações.

Tudo para que o mecanismo também possa beneficiar outros animais e oportunizar a redução do seu tamanho atual. Assim, o dispositivo poderia ser repassado também para clínicas e lojas do segmento.