As curiosidades sobre a raça Buldogue Francês estão atreladas à sua personalidade, origem e comportamento. Também é uma raça de cachorro conhecida pelo seu companheirismo, ideal para famílias com crianças.

Os cães são os melhores amigos do homem. Ter um doguinho em casa é alegria e também é sinônimo de responsabilidade.

Assim sendo, conhecer a raça de cão ajuda a preparar o lar para a chegada do pet, melhorando o relacionamento com o seu amiguinho que já tem em casa e refletindo sobre as possibilidades de melhorar sua rotina para uma melhor convivência.

Pensando nisso, preparamos um post exclusivo sobre as curiosidades sobre a raça Buldogue Francês, um cãozinho para chamar de melhor amigo.

Continue lendo o artigo do Portal do Dog.

belo cão

Cão com a boca aberta – Foto: Freepik

Curiosidades sobre a raça Buldogue Francês – Surpreenda-se aqui!

A fama do cachorro está entre as curiosidades sobre a raça Buldogue Francês. Afinal, não demorou muito para o doguinho se tornar uma das raças mais populares.

No entanto, para criar o Buldogue Francês em casa será necessário tomar alguns cuidados, visto que algumas práticas podem prejudicar a qualidade de vida do peludinho. Desta forma, confira os fatos curiosos sobre o Buldogue Francês!

1- A origem da raça do Buldogue Francês não é francesa

Uma das curiosidades sobre a raça Buldogue Francês mais surpreendente é que a origem da raça não é francesa.

Na verdade, essa raça de cachorro surgiu na Inglaterra, durante o século 19. Foi na época da Revolução Industrial que muitos ingleses artesãos migraram para a França e, junto deles, os seus pets da raça Buldogue.

Diante disso, rapidamente a raça começou a se popular pela França. Assim sendo, o Buldogue passou a ser reconhecido como um cão Francês.

Curiosidades sobre a raça buldogue francês: 2- Uma raça de cão que faz amizade facilmente

Como citamos no início do texto, essa é uma raça de cachorro companheira. Por isso, é bem fácil fazer amizade com um Buldogue Francês.

Eles são afetuosos, dóceis e amam receber carinho, além de terem uma personalidade calma.

Desta forma, são ótimos para conviver com crianças e adoram brincar. Mas essas brincadeiras precisam ser supervisionadas pelos adultos em caso de criança muito pequena.

3- Curiosidades sobre a raça Buldogue Francês: Saúde respiratória

Mais uma curiosidade sobre a raça Buldogue Francês está relacionada à sua saúde respiratória.

Afinal, os Buldogues Franceses fazem parte do grupo de cães braquicefálicos, ou seja, eles possuem um focinho achatado que pode resultar em problemas na via respiratória.

Portanto, o desenvolvimento incompleto da traqueia dificulta na hora de respirar, fazendo com que a raça ronque mesmo se não estiver dormindo.

Curiosidades sobre a raça buldogue francês: 4- Buldogue Francês é dependente do tutor

Outra característica do Buldogue Francês é que ele se torna um cachorro dependente do tutor, necessitando de uma atenção especial todos os dias.

Como dissemos acima, essa é uma raça companheira. Portanto, precisa de atenção através de carinho e brincadeiras.

Se você não tem muito tempo para cuidar do pet, essa talvez não seja a raça ideal, porque o Buldogue é predisposto a desenvolver transtorno de ansiedade.

lindo dog

Lindo Buldogue posando para a foto – Foto: Freepik

Curiosidades sobre a raça buldogue francês: 5- Uma raça de cachorro bastante silenciosa

Saiba que essa é uma raça de cachorro bastante silenciosa. Afinal, o Buldogue Francês não late muito.

Por isso, essa pode ser uma raça de cão para apartamento, desde que você tenha um tempo para interagir com o pet através de brincadeiras, carinho e passeios.

O Buldogue, assim como todo cão, precisa de adestramento desde cedo. Porém, essa raça tende a ser mais teimosa, necessitando de paciência e incentivos.

6- Raça de cachorro queridinha das celebridades

Devido à popularidade, o Buldogue Francês é uma raça de cachorro queridinha das celebridades. Principalmente as de Hollywood.

A cantora e atriz Lady Gaga tem um cãozinho da raça. Além disso, o galã de cinema Leonardo DiCaprio também é fã do Buldogue Francês.

Outros artistas como The Rock e Hugh Jackman também já foram fotografados brincando com cachorrinhos da mesma raça.

7- Possuem tendência a desenvolver obesidade canina

Ainda sobre a saúde do Buldogue, saiba que os franceses possuem tendência a desenvolver obesidade canina.

Dessa maneira, os buldogues franceses devem ter um peso limite de 13 kg para atender o padrão da raça, segundo AKC.

Essa raça tem a anatomia do focinho mais achatado. Por isso, tendem a ter dificuldades para se exercitar, tornando essa uma predisposição para engordar.

Uma dica para o tutor de Buldogue Francês é incentivar os exercícios físicos mais leves e oferecer uma alimentação adequada.

8- O parto de um filhote Buldogue Francês pode ser complicado

Além de braquicefalia, os cães dessa raça podem desenvolver problemas de obesidade e displasia de quadril. Devido a isso, o parto de um filhote Buldogue Francês pode ser complicado.

Para evitar o estresse do cachorro e complicações, o parto de um cachorro Buldogue é feito por cesariana.

E como eles ficam exaustos ao acasalar, geralmente, a opção para procriar é realizada através da inseminação artificial.

18 Curiosidades sobre a raça Buldogue Francês

Cuidados especiais com o Buldogue Francês – Foto: Freepik

9- Raça Buldogue Francês tem diversas cores de pelagem

A raça Buldogue Francês tem diversas cores de pelagem, com colorações tricolores e bicolores.

Assim sendo, você vai encontrar Buldogues franceses nas cores preto, fulvo, tigrado escuro ou claro e até malhado.

As cores fulvo, uma espécie de tom caramelo e tigrado, são reconhecidas pelo Club du Bouledogue Français.

10- Uma raça de cachorro que não sabe e nem deve nadar

Mais uma das curiosidades sobre a raça Buldogue Francês é que essa é uma raça de cachorro que não sabe e nem deve nadar.

A recomendação é referente às dificuldades respiratórias do cachorro. Isto é, ele não sabe e nem consegue nadar como outros cães nadadores.

Mas além disso, é preciso ter muito cuidado com casas com piscina. Inclusive os passeios à praia e clubes devem ser evitados em dias muito quentes.

11- Curiosidades sobre a raça Buldogue Francês: Voos de avião

Para garantir a saúde da raça, os voos de avião não são recomendados para os cães Buldogue Francês devido à dificuldade respiratória da raça.

Assim sendo, é preciso salientar que algumas companhias aéreas não permitem o voo de cães dessa raça, evitando situações prejudiciais à saúde do cão.

Para você ter uma ideia, cães da raça Buldogue Francês e Pug já morreram em viagens de avião devido às complicações respiratórias durante os voos.

12- Uma das raças mais populares do início do século 20

Entre as curiosidades sobre a raça Buldogue Francês está que o cachorro era uma das raças de cães mais populares do início do século 20.

Assim sendo, uma exposição exclusiva da raça ocorreu no ano de 1898, o evento French Bulldog Club of America, no Hotel Waldorf Astoria em Nova York.

Após esse evento, a raça se popularizou ainda mais em 1913, através de uma competição canina onde participaram cerca de 100 Buldogues Franceses.

13- Raças de cães preferidas pelas “belles de nuit” na França

Para se ter uma ideia da popularidade da raça, os Buldogues Franceses eram as raças de cães preferidas pelas “belles de nuit” – as garotas de programa francesas.

Isso aconteceu no final do século 19 e início do século 20. Inclusive, foram essas mulheres que começaram a chamar o doguinho de “Bouledogues français” e assim, popularizou-se também o nome da raça.

18 Curiosidades sobre a raça Buldogue Francês

Lindo cão – Foto: Freepik

14- Teve um Buldogue Francês a bordo do Titanic

Além da popularidade da raça em meio a burguesia francesa, saiba que outro fato curioso é que teve um Buldogue Francês a bordo do Titanic.

Afinal, o cachorro era nada menos do que um cão campeão de exposição de dois anos chamado de Gamin de Pycombe.

Desta forma, quem trouxe o doguinho a bordo foi Robert W Daniel, um banqueiro americano que adquiriu o cachorro por US$ 20 mil, equivalente a aproximadamente 110 mil reais.

15- Estão entre as raças de cães mais premiadas do mundo

Os Buldogues Franceses estão entre as raças de cães mais premiadas do mundo. Afinal, eles já venceram o campeonato Westminster Kennel Club Dog Show recebendo como prêmio especial na categoria “Grande Raça” em 8 anos consecutivos.

Mas o fato curioso é que, desde os anos 50, a raça Buldogue Francês já conquistou 18 prêmios em competições mundiais.

16- Buldogues Franceses são queridinhos também na tela do cinema

As curiosidades sobre a raça Buldogue Francês é que eles são queridinhos também na tela do cinema.

Isto é, a raça já apareceu em programas de TV e filmes de Hollywood, entre eles “From Hell” (2001), “Bringing Down the House” (2003), “Secondhand Lions” (2003), “Prazo de Entrega” (2010), além de participar também do filme Titanic em 1997.

17- São uma das raças mais populares dos Estados Unidos

A popularidade da raça não para por aí. Afinal, hoje eles são considerados uma das raças de cães mais populares dos Estados Unidos.

No entanto, conforme estatísticas da AKC (American Kennel Club) de 2021, a raça do Buldogue Francês ocupa a 2ª posição de raça de cachorro mais popular do mundo, seguindo a primeira posição onde está o adorável Labrador Retriever.

18- O formato de suas orelhas possui duas versões

Uma das particularidades da raça são as orelhinhas de morcego do Buldogue Francês. Mas saiba que o formato de suas orelhas possui duas versões.

Neste sentido, entre as curiosidades sobre a raça Buldogue Francês é que no início da história da raça eles tinham, na verdade, uma orelha no formato de “rosa”, semelhante ao Buldogue Inglês.

No entanto, criadores americanos reivindicaram na época apontando que a raça deveria ter o formato da orelha padronizada. Tornando assim, a orelha de morcego do Buldogue Francês um padrão estabelecido pelo AKC.

Se você vai adotar um Buldogue Francês, lembre-se dos cuidados básicos e procure um canil profissional e adequado.

Gostou das curiosidades sobre a raça Buldogue Francês? Deixe aqui seu comentário se tiver dúvidas e compartilhe este post com seus amigos.

Cuide do seu dog!