Assim que você olhar para o seu cão na hora de dormir, perceberá que ele adota as mais diversas posturas. Mas e quando o cachorro dorme com os olhos abertos? O que pode ser?

Os cães dormem de diferentes maneiras, desde os clássicos formando uma bola até a barriga para cima, passando por colocar as pernas em posições que parecem impossíveis.

Mas se há algo ainda mais impressionante do que a postura de dormir, é ver o cachorro dormindo de olhos abertos. Aqui explicamos o porquê, se temos que nos preocupar ou o que fazer a respeito.

Cachorro dorme com os olhos abertos: isso é ruim?

cachorro dormindo com olhos abertos

cachorro dormindo com olhos abertos – Foto: Freepik

Os olhos dos cães são uma parte muito sensível de sua anatomia. Estão expostos à ação dos elementos, além de serem suscetíveis a patologias em qualquer um de seus componentes, como a retina, a córnea ou o cristalino. Felizmente, é fácil descobrir esses tipos de alterações, pois serão perfeitamente visíveis.

Secreção ocular, vermelhidão, prolapso, coceira, queda de pelos ao redor, alterações de cor ou dor são alguns dos sinais que devem nos alertar para levá-lo ao veterinário.

Se o nosso cão dorme com um ou ambos os olhos abertos , a primeira coisa é olharmos para o seu estado. Qualquer sinal como os mencionados é motivo de consulta.

Todos os cães dormem com os olhos abertos?

cachorro dormindo com olhos abertos

cachorro dormindo com olhos abertos – Foto: Freepik

Às vezes, mesmo com bastante frequência, os cães não abrem os olhos apenas durante o sono. Eles parecem estar dormindo pacificamente até que, de repente, começam a se mover freneticamente e é então que abrem os olhos, embora, para nossa surpresa, ainda estejam dormindo. É uma fase completamente normal do seu sono.

Os cães dormem de maneira semelhante a nós, humanos. Eles dividem seu repouso em uma fase de sono mais longa e superficial e outra mais curta, na qual ocorre a conhecida fase REM.

É nele que aparecem movimentos perfeitamente identificáveis, como os seguintes:

  • Movimento das pernas para a frente e para trás, como se o cachorro estivesse correndo.
  • Movimentos semelhantes a tiques no rosto, bem como na cauda, ​​orelhas, etc.
  • Vocalizações como choro, gemido, latido, rosnado, uivo, etc.
  • Abrindo os olhos.
  • Respiração pesada.

Esses sinais, que não precisam ocorrer todos, duram apenas alguns minutos. Então o cachorro continua a dormir em paz, para nosso espanto, ou acorda às vezes assustado.

Embora também possamos estar com medo, não devemos acordá-lo nem fazer outra coisa senão falar com ele com calma, caso ele acorde sozinho.

A maneira como o cachorro dorme

Nomes para cachorro fêmea

Cachorrinha dormindo. Foto: Freepik

Além dos movimentos que estão associados à fase REM, deve-se saber que os cães tendem a ficar em um sono leve ao longo do dia.

Em outras palavras, seria o que conhecemos como “dormir com um olho aberto e o outro fechado”. Eles parecem adormecidos, mas se você olhar de perto, eles estão em uma postura corporal bastante alerta.

Nesse momento, eles podem não fechar completamente os olhos, mas não estão realmente dormindo. Eles apenas descansam, como em vigília.

Se nesse estado ouvirem o menor ruído, não hesitarão em se levantar rapidamente para saber o que está acontecendo.

Cachorro dorme com os olhos abertos: entenda o que é lagoftalmo

Cachorro dormindo de barriga para cima

Cachorro de barriga para cima – Foto: Freepik

Até o momento vimos circunstâncias que se enquadram na normalidade, ou seja, não são patológicas, o que pode explicar por que nosso cão dorme com os olhos entreabertos.

Mas há casos em que por trás dessa abertura existe uma patologia. Na verdade, é um problema que tem nome próprio: lagoftalmo.

Assim, nosso cão pode manter os olhos abertos não apenas durante o sono. Se descobrirmos que as pálpebras nunca podem ser fechadas completamente, nos deparamos com uma impossibilidade, que é o lagoftalmo.

São várias as causas que podem levar a este problema, o que é sempre motivo para ir ao veterinário. E o mais rápido possível.

É mais comum em cães com olhos proeminentes, como os braquicefálicos, ou seja, raças como Bulldog ou Shih tzu.

O problema é que manter o olho aberto, mesmo que seja uma pequena parte, contribui para o ressecamento ou a ulceração da córnea. Nesses casos, geralmente é necessária uma operação cirúrgica para evitar possíveis danos ao olho.

O cachorro move os olhos quando dorme

Você já percebeu que seu cachorro está movendo os olhos de forma estranha? 

Quando o cão adormece ou já está dormindo profundamente, ele frequentemente revira os olhos. Se isso acontecer, você não precisa fazer nada. Isso geralmente acontece quando o cão está dormindo de forma que a pele abre ligeiramente as pálpebras. O branco do olho pode aparecer momentaneamente e depois desaparecer novamente.

Outro motivo pelo qual seu cão está movendo os olhos é porque ele está tentando ficar acordado, mas está cansado demais para fazê-lo. Isso costuma acontecer conosco quando estamos cochilando. 

Finalmente, se virmos nosso cachorro movendo os olhos sob as pálpebras, isso é um sinal de que ele está profundamente adormecido.