Cachorro mastiga meias: Qualquer proprietário de um filhote de cachorro pode atestar que os cães adoram mordiscar qualquer coisa. O próprio processo de mastigação pode parecer pouco mais do que um incômodo, mas se seu cão engolir algo ao mastigar, a questão é totalmente diferente. Uma coisa que os cães costumam engolir são as meias.

Mas por que os cachorros comem meias? Vamos descobrir!

Por que meu cachorro mastiga meias?

Meias sujas jogadas no chão certamente não parecem uma opção atraente de lanche para você ou para mim, mas isso não impede que os cães pensem assim. Os cães adoram comer meias por vários motivos.

As meias, mesmo que tenham sido lavadas, podem ter um cheiro forte. Eles podem começar a mastigá-las e lambê-las e podem engoli-las acidentalmente enquanto brincam.

cachorro e meias

Cachorro e meias. Fonte: Freepik

Se o seu cão as achar valiosas por causa do cheiro, eles podem até engoli-las propositalmente para protegê-las. Claro, alguns cães simplesmente gostam de comer o que não deveriam.

Pica é uma condição em que uma pessoa come itens não alimentares, não é apenas um distúrbio de comportamento compulsivo observado em humanos. Os cães também podem sofrer com isso. Existem também distúrbios metabólicos que fazem seu cão sentir vontade de comer itens não alimentares, como meias.

Cachorro mastiga meias: problemas

Infelizmente, devido à sua natureza, as meias podem facilmente causar distúrbios gastrointestinais, bloqueio e até sepse e morte. Elas podem ficar presas em qualquer parte do trato gastrointestinal do seu cão, interferindo na passagem normal de outros materiais pelo estômago.

Como resultado, o tecido circundante pode ficar inflamado. Se o bloqueio não for removido, o tecido inflamado pode até começar a necrosar (ou seja, as células começam a morrer), o que pode levar à sepse com risco de vida.

cachorro querendo morder

Cachorro querendo morder. Fonte: Freepik

Claro, nem todos os episódios de engolir meias são iguais. Um Yorkie comendo até mesmo uma meia de bebê é mais problemático do que um Dogue Alemão comendo a mesma meia de bebê.

No entanto, todos os casos em que um cão engole uma meia requerem supervisão cuidadosa e atenção veterinária imediata. Especialmente se ele sentir vômitos, falta de apetite ou letargia.

 Leve-o ao veterinário!

Cachorro mastiga meias: Se o seu cão comeu uma meia, não tente forçá-lo a regurgitar. Em vez disso, leve-o ao veterinário.

O veterinário fará um exame físico completo, incluindo palpar o abdômen do seu cão para verificar se há dor ou inchaço que pode ser causado por gases. A partir daí, o veterinário fará uma radiografia do cão.

Assim, ao contrário do que alguns pensam, os tecidos moles podem ser visíveis nas radiografias, incluindo alimentos no estômago, fezes no cólon e qualquer material estomacal nos intestinos.

O veterinário também procurará por amostras que possam indicar um bloqueio parcial ou total. Assim, se um único raio-x sugerir um bloqueio, o veterinário também pode querer fazer um teste de bário.

cachorro no veterinário

Cachorro no veterinário. Fonte: Freepik

Aqui, seu cão é alimentado com um líquido que fica branco brilhante nas radiografias. Os raios X são tirados imediatamente após a ingestão e, em seguida, duas, quatro, seis e às vezes até oito horas depois.

O alto contraste fornecido pelo bário pode ajudar a determinar onde, se houver, há um bloqueio no trato gastrointestinal do seu cão.

Sendo assim, o plano de tratamento depende dos sintomas do seu cão e do que as radiografias mostram.

Manter seu cão hidratado com líquidos pode ajudar a manter o sistema gastrointestinal dele hidratado, o que, por sua vez, pode estimular o intestino do cão a colocar pra fora a meia.

cachorro no veterinário

cachorro no veterinário. Fonte: Freepik

Mas se o veterinário do seu cão não achar que uma abordagem conservadora seja do interesse do seu cão, ele vai querer realizar uma endoscopia ou cirurgia abdominal diagnóstica.

Mas infelizmente, esses procedimentos cirúrgicos são a única maneira segura de saber se uma meia engolida está causando uma obstrução e também a única maneira de removê-la.

Se o cachorro não vomita

A situação piora se o seu cão não conseguir colocar a meia pra fora ou eliminá-la através das fezes. Há momentos em que pode ficar preso no estômago.

Mas normalmente, os itens não alimentares podem permanecer no estômago do seu cão por um longo tempo e causar distúrbios intermitentes.

É mais fácil para um cão comer uma meia, mas se ela não entrar no intestino, pode causar indigestão. Nesse caso, o cachorro vomita com frequência.

Conheça as razões pelas quais o cachorro mastiga meias

cachorro no veterinário

Cachorro no veterinário. Fonte: Freepik

  • Os dentes do cachorro estão começando a aparecer. Assim, no período de 3 a 6 meses, os dentes do filhote mudam de leite para permanentes. Mastigar objetos e roer coisas reduz a dor nas gengivas, aliviando o desconforto.
  • Um cão deixado sozinho pode ficar ansioso. A reação do sistema nervoso a esse estresse pode resultar em danos às coisas.
  • Acontece que um cão mastiga coisas, independentemente de estar sozinho ou não. Mas provavelmente, neste caso, a razão para esse comportamento é o tédio do animal de estimação. Ele não tem atividade física, jogos, caminhadas. Assim, o cão esbanja seu excesso de energia.
  • Algumas coisas e objetos têm cheiro muito atraente para o cão e o provocam a mastigar e roer. Principalmente se o cachorro estiver com fome.

Como posso evitar que meu cachorro coma meias?

O primeiro passo para evitar que seu cão engula suas meias é mantê-las fora do alcance dele. Retire a roupa rapidamente e não deixe meias sujas no chão.

Sendo assim, proporcionar brincadeiras e entretenimento mais apropriados para seu cão também pode evitar o tédio que, de outra forma, poderia ser preenchido com a ingestão de meias.

Além disso, brinquedos interativos, quebra-cabeças e atividades como agility, flyball e testes de campo também podem estimular o desempenho mental do seu cão.

Outra maneira de evitar que seu cão engula algo que não deveria é treiná-lo. O uso de métodos de ensino baseado no reforço positivo pode ajudar seu cão.

Para nós, as meias podem ser sujas e fedorentas, mas o fato é que os cães adoram comê-las.

Mas infelizmente, as meias podem ser caras se o seu cão as engolir. Como acontece com a maioria dos problemas médicos veterinários, a prevenção é a melhor opção de tratamento.