Entender a diferença entre dog walker e hotel para cachorro pode ajudá-lo a tomar uma melhor decisão na hora de contratar um desses serviços.

Afinal, cada caso pode exigir um acompanhamento profissional diferente, por isso, entender em quais circunstâncias o hotel é recomendado, e quando o dog walker é uma boa opção, é um caminho pertinente.

A seguir, nós do Portal do Dog descrevemos informações sobre o assunto para que você possa tirar todas as suas dúvidas. Não deixe de conferir!

cão deitado

Cão deitado – Foto: Canva

Qual a diferença entre dog walker e hotel para cachorro?

O hotel para cachorro nada mais é do que um espaço destinado à hospedagem de pets. É como acontece com nós, seres humanos: você reserva uma ou mais diárias no hotel e leva o seu cãozinho até lá.

Durante a hospedagem, o pet será alimentado, cuidado e bem tratado, podendo, até mesmo, praticar exercícios, receber carinho e tomar banho. Além disso, ele poderá dormir em um ambiente seguro e confortável, sempre com a supervisão dos profissionais do hotel.

Passadas as diárias, o tutor busca o pet novamente, junto com a sua mala (que pode conter brinquedos que foram levados ao hotel, por exemplo), e o cãozinho volta para casa.

Já o dog walker não tem a função de cuidar da alimentação, sono ou higiene do pet. Ele tem como propósito levar o cachorro para passear e praticar exercícios físicos fora de casa.

Ou seja, o dog walker, em tradução literal, pode significar “passeador de cachorros”, portanto, sua função é buscar o pet na casa do tutor e levá-lo para passear.

Vale ressaltar, ainda, que alguns hotéis para cachorro também podem oferecer o serviço de dog walker na estadia. Isto é, além de cuidar do sono, da alimentação e da higiene do pet, durante a hospedagem, os profissionais do hotel também podem oferecer passeios para os cães.

Porém, é sempre necessário conversar com a empresa para se certificar de quais são os serviços realmente oferecidos.

Agora, para resumir e facilitar a sua vida, a diferença entre dog walker e hotel para cachorro consiste em:

  • Dog walker: Tem a função de passear com o cachorro.
  • Hotel: Tem a função de hospedar o pet, oferecendo serviços diversos, como banho e tosa, alimentação, brincadeiras, passeio e espaço seguro para dormir.

O que é melhor: dog walker ou hotel para cachorro?

Compreendida a diferença entre dog walker e hotel para cachorro, pode ser que surja outro questionamento: o que é melhor para o meu cachorro?

E a resposta, neste caso, é: depende. Depende da finalidade do serviço que você deseja contratar.

Cada prestação de serviço tem as suas vantagens e indicações, e cabe a você, tutor, avaliar o que pode fazer mais sentido nesse momento. Dessa maneira, será mais fácil decidir o que fará melhor para o seu pet.

Nos tópicos abaixo, nós sugerimos algumas situações que podem ser interessantes em cada caso. Continue lendo para saber mais.

Veja também dicas para acostumar cachorro no hotel.

cão dando uma voltinha

Cão dando uma voltinha – Foto: Canva

Quando buscar um hotel para cachorro?

Agora que você já sabe a diferença entre dog walker e hotel para cachorro, pode avaliar as situações abaixo e certificar-se de que escolherá entre um serviço ou outro considerando o que você precisa no momento.
Para começar, descrevemos algumas situações que podem requerer o suporte de um hotel para cachorro. Veja só:

Dog walker e hotel para cachorro – 1. Viagem

Se você vai viajar, seja para um lugar distante ou não, e não tem com quem deixar o seu pet, o hotel para cachorro pode ser uma grande oportunidade.

Dessa maneira, você poderá fazer a sua viagem tranquilamente, sem se preocupar com a possibilidade de acontecer alguma coisa com o cachorro.

Embora possa haver acidentes no hotel, é muito mais fácil o seu cão ficar seguro com diversos profissionais supervisionando e cuidando dele, do que sozinho, em casa.

2. Reforma em casa

Se a reforma em casa pode ser bastante estressante para nós, humanos, quem dirá para os animais de estimação.

Portanto, para evitar esse tipo de desconforto na rotina do cachorro, muitos tutores optam por contratar os serviços de hotéis para pets.

Assim, você poderá fazer “bagunça” em casa sem que isso se torne um gatilho de estresse, ansiedade e irritabilidade no cachorro.

Dog walker e hotel para cachorro – 3. Emergências

A vida, às vezes, nos pega de surpresa em algumas situações. São as chamadas “emergências”.

É o caso de algum familiar sofrer acidente e necessitar de ajuda para se recuperar em casa, por exemplo.

Nesse tipo de acontecimento, alguém precisa cuidar do seu pet para mantê-lo seguro e saudável, não é mesmo?

É aí que entra o serviço de um hotel para cachorro. Lá o seu amigo poderá ficar hospedado enquanto a situação aqui fora começa a ser reorganizada.

4. Participação em eventos

Se o seu cachorro tem necessidades especiais e não pode ficar muito tempo sozinho, mas você precisa participar de algum tipo de evento importante, compreender a diferença entre dog walker e hotel para cachorro e buscar a hospedagem como opção pode ser um bom caminho.

O hotel será o local ideal para o cãozinho ser cuidado e bem tratado enquanto você ou outro familiar não pode estar em casa para oferecer os cuidados necessários no dia a dia.

Dog walker e hotel para cachorro – 5. Necessidade de socialização

Os cães precisam de interação e socialização com outras pessoas e animais para serem mais tranquilos e até mesmo felizes.

Essa socialização ajuda a impedir aqueles comportamentos agressivos que podem ser demonstrados quando uma pessoa estranha entra em casa, por exemplo.

Sendo assim, o hotel para cachorro pode ser uma excelente alternativa nesse tipo de situação, uma vez que o cãozinho terá a oportunidade de interagir com animais diferentes e até mesmo com outras pessoas.

Veja também: Como socializar filhotes de cachorro.

diferença entre dog walker e hotel para cachorro

Cão passeando com o dog walker – Foto: Canva

6. Mudança

Assim como a reforma pode causar estresse em todo mundo, a mudança de casa não é muito diferente.

O processo de encaixotar tudo, chamar diversos prestadores de serviço para desmontar os móveis, entre outros que possam fazer alguns reparos no imóvel atual, pode ser muito estímulo diferente para o cãozinho que, na prática, não entenderá por que tudo aquilo está acontecendo.

Para evitar “dor de cabeça” para o cachorro, o hotel pode ser uma excelente alternativa, que o deixará mais tranquilo durante todo o processo.

É claro que depois da mudança haverá o pequeno desconforto de estar em um lugar novo e diferente, mas, ainda assim, muito do estresse da mudança em si será evitado, protegendo o bem-estar do seu amigo de quatro patas.

Quando procurar um dog walker?

Ao compreender a diferença entre dog walker e hotel para cachorro, você poderá visualizar, também, quais são as situações que podem exigir o serviço de um “passeador de cães”. Para ajudá-lo nessa compreensão, fizemos uma breve lista que descreve alguns possíveis casos. Veja:

1. Falta de tempo para passear com o cão

A falta de tempo para passear com o seu cachorro é um dos motivos pelos quais essa contratação pode se tornar quase imprescindível.

Isso porque, o passeio com o cachorro não é um luxo e não deve ser encarado apenas como uma oportunidade para que o tutor pratique exercícios. Mas, sim, esse passeio deve acontecer para que o próprio cão tenha acesso a uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Ter estímulos mentais saudáveis e que o mantenham bem.
  • Reduzir a ansiedade e o estresse que uma rotina tediosa pode gerar.
  • Gastar energia de um modo que isso contribua para melhores noites de sono.
  • Socializar com outros pets e pessoas na rua, o que contribui para uma redução nos comportamentos agressivos.
  • Divertir-se e gastar energia para evitar comportamentos destrutivos.
  • Entre outras vantagens relacionadas à saúde física e mental, como a prevenção de doenças e desequilíbrios.

Sendo assim, a contratação do dog walker é indispensável quando não há ninguém em casa que possa levar o pet para dar uma voltinha diária.

2. Tutor com problemas de saúde

Infelizmente, alguns tutores podem ter limitações causadas por problemas de saúde, que os impedem de sair de casa para os passeios e exercícios diários do pet.

Nessas circunstâncias, um dog walker pode ser contratado, de modo que o cãozinho possa manter a sua saúde sempre em dia.

Assim, o tutor poderá interagir e brincar com o cachorro em casa, enquanto a necessidade de passeio acaba sendo suprida por outra pessoa – e tudo bem!

3. Novo filhote

Se você acabou de adotar um cachorrinho, primeiramente, parabéns! É muito bacana ter um novo amigo de quatro patas em casa, quando cuidamos com amor e carinho.

E por falar em cuidado, um filhote pode ter bastante energia para gastar, além de precisar de estímulos sociais para se “dar bem” com outros cachorros e outras pessoas desconhecidas.

Sendo assim, o serviço de dog walker pode ser bem interessante nesses casos, especialmente se você não tiver tempo para ficar saindo diariamente com o seu amiguinho.

diferença entre dog walker e hotel para cachorro

Cachorro deitado no hotel – Foto: Canva

4. Necessidade de minimizar o tédio do pet

Dependendo de uma série de fatores, pode ser que, às vezes, o pet comece a demonstrar desconforto e sinais de que está vivenciando situações de tédio com uma certa frequência.

Esse tédio pode deixá-lo ansioso, estressado e, em casos extremos, com comportamentos mais agressivos.

Dessa forma, agora que você já sabe a diferença entre dog walker e hotel para cachorro, pode acionar o passeador de cães para lidar com esse problema.

O seu amigo de quatro patas terá a oportunidade de distrair a mente ao passear com um dog walker de confiança, desbravando novos locais na cidade e vivenciando experiências diferentes.

Tudo isso enquanto você pode proporcionar ao seu pet uma proteção a mais para a saúde mental. Incrível, não?

5. Exercícios prescritos pelo veterinário

Às vezes, o nosso melhor amigo pet passará por alguma enfermidade, mesmo que não queiramos isso. Faz parte da vida.

Porém, saber lidar com isso e sempre seguir as recomendações dadas pelo veterinário é de suma importância.

Esse é o caso de pets que precisam praticar exercícios específicos, que foram descritos pelo profissional de confiança.

Em algumas circunstâncias, pode ser que você não tenha tempo o suficiente para poder praticar os exercícios recomendados.

Assim sendo, contratar um dog walker pode ser uma excelente forma de garantir que o seu cãozinho siga tudo o que foi descrito pelo veterinário. Considere essa possibilidade!

Entender a diferença entre dog walker e hotel para cachorro ajuda a tomar a melhor decisão

Viu só como existe uma grande diferença entre dog walker e hotel para cachorro? Agora que você já sabe o que cada serviço pode suprir na sua rotina com o seu melhor amigo de quatro patas, é hora de se organizar para contratar o que for mais adequado – quando for necessário.

Lembre-se de sempre buscar recomendações, tanto para o dog walker quanto para o hotel em si, pois o seu pet precisa ficar com alguém de confiança e que vá cuidar direitinho dele, não é mesmo?

Assim, todo mundo sairá mais feliz e satisfeito no final.