Os filhotes de São Bernardo são super fofos e, parecem com ursinhos de pelúcia. Mas os novos donos precisam de um verdadeiro guia para conseguirem cuidar bem desses grandalhões.

Depois do filme “Beethoven” a raça ganhou muito reconhecimento entre as famílias que tinham disposição e espaço para um cão deste porte.

Mas qualquer cão exige cuidados específicos e, este é o caso também deste grandalhão. Sendo assim, se você precisa de um guia para cuidar de filhotes de são Bernardo da maneira correta, continue lendo este guia.

Quanto custa os filhotes de São Bernardo?

Cachorro triste. Foto Freepik

Antes de mais nada, se você está lendo esse guia sobre filhotes de São Bernardo, pode ser que esteja se perguntando quanto precisa investir para ter um deles.

Bom, é bem difícil falar sobre preços, pois isso varia bastante, mas atualmente eles ficam entre R$2.500,00 e R$6.000,00.

O sexo, a linhagem genética e a questão da vacinação e vermifugação do pet são fatores que influenciam diretamente no preço do animal.

Mas é importante não levar em conta apenas o preço, mas sim a saúde e bem estar do animal. Compensa investir um pouco mais para ter um cãozinho de um criador especializado na raça, que faça os cruzamentos adequadamente e responsabilidade.

O ideal é que antes de comprar você pesquise bastante sobre cada criador, analisando inclusive as avaliações sobre cada um deles.

Isso vai te ajudar a escolher um canil de confiança. Visitar o canil também é uma ótima ideia para conhecer o criador e avaliar a forma como os animais são tratados ali.

Personalidade dos filhotes de São Bernardo

Filhote sozinho na rua. Foto Freepik

Antes de decidir por ter um filhote de São Bernardo, é importante você conhecer detalhadamente a personalidade do animal.

A boa notícia aqui é que a raça, de maneira geral, é considerada bem equilibrada, tranquila e inteligente.

Desde pequenos, esses cães se sentem bem fazendo aquilo que os seus humanos pedem. A inteligência é um ponto forte da raça e, por isso, esses cães costumam fazer tudo aquilo que os humanos lhes solicitam.

Extremamente inteligente, este é um pet que está sempre atento às informações que recebe e, consegue aprender truques e comandos facilmente.

Justamente por isso, é bem interessante começar a adestrar os cães desde cedo, pois isso ajuda na convivência em casa e, também na rua.

Qualquer cachorro quando filhote tem bastante energia e, também curiosidade de conhecer o mundo.

Porém, os filhotes de São Bernardo são bem mais tranquilos do que a maioria dos pets. Carinhoso, gentil e extremamente leal, este pet está sempre disposto a agradar as pessoas do seu convívio.

Desde que haja uma boa socialização desde cedo, os filhotes conseguem lidar muito bem tanto com crianças quanto com outros animais.

Filhotes de São Bernardo também precisam gastar energia

Cachorros na neve. Foto Freepik

Mesmo que os filhotes de São Bernardo sejam muito tranquilos e, às vezes até pareçam bem preguiçosos, é preciso manter um certo nível de estimulação física e mental desses pets.

Diariamente é importante estimular os cães, principalmente com passeios ao ar livre. Brincadeiras que gastem energia do pet e, façam ele raciocinar também são bem vindas.

Inclusive, antes de o animalzinho completar o calendário de vacinação, é importante brincar com ele dentro de casa, evitando assim que ele se contamine na rua.

Entretanto, sobretudo no primeiro ano de vida, é importantíssimo não criar uma sobrecarga ao corpo do animal.

Isso porque essa é uma raça de crescimento rápido, o que demanda muita energia e esforço do corpo.

Então, é importante fazer caminhadas leves ou moderadas, que ajudem a preservar a musculatura, articulações e a energia do cão.

Principais cuidados nos primeiros meses de vida

Cachorros fazendo carinho um no outro. Foto Freepik

Para se ter filhotes de São Bernardo, é importantíssimo ter em mente que eles exigem uma certa dedicação por parte dos seus tutores.

A seguir falaremos dos principais, mas para saber exatamente tudo o que o seu pet precisa, converse com um médico veterinário de confiança.

Alimentação dos filhotes de São Bernardo

Durante as primeiras semanas de vida, é importantíssimo que o cão tenha acesso a uma alimentação de qualidade, que seja equilibrada e forneça todos os nutrientes de que o pet necessita.

Este é um ponto fundamental para qualquer filhote, mas é ainda mais importante nessa raça por conta do crescimento acelerado no primeiro ano de vida.

Durante as primeiras quatro semanas de vida, o filhotinho deve se alimentar somente de leite materno. Em alguns casos, pode ser necessário fornecer leite artificial adequado para cachorrinhos.

O veterinário ou o criador profissional saberão quando e como conduzir o desmame de forma gradual, substituindo aos poucos o leite por ração.

filhotes de São Bernardo

Cachorros brincando. Foto Freepik

É muito importante que a ração seja específica para cães de porte grande e, que tenha todos os nutrientes de que o cãozinho necessita para crescer forte e saudável.

As rações secas Super Premium para Raças Grandes ou Gigantes são as mais indicadas por oferecerem um aporte nutricional adequado para esse crescimento rápido.

Além de se ater à qualidade, é necessário observar as quantidades de alimento. É importante respeitar as porções para evitar inchaço alimentar e sobrepeso.

O ideal é dividir a quantidade diária recomendada em duas ou três porções, de acordo com as indicações do veterinário.

Consultas frequentes com o veterinário evitam problemas graves

filhotes de São Bernardo

Cachorros dormindo. Foto Freepik

Os filhotes de São Bernardo são animais sensíveis a vários problemas de saúde e, é importante ter um veterinário de confiança que possa acompanhar o cão ao longo de toda a vida.

Desde cedo é bom estar atento a possíveis problemas de saúde, atentando-se sobretudo a doenças que são bem comuns nesses cães de porte grande.

Existem problemas que ocorrem com frequência nessa raça, como é o caso das doenças articulares e displasia coxofemoral.

Desde cedo é importante observar se o cão não tem problemas de mobilidade. Muitos pets começam a demonstrar dores e dificuldades no caminhar logo cedo.

E com o envelhecimento, as chances de o pet apresentar algum problema deste tipo aumentam bastante. Por isso, é sempre bom ficar de olho.

Problemas de coração também são comuns nessa raça e podem ter origem genética. Muitos filhotes já nascem com esses defeitos.

Por isso, é importante que o médico veterinário fique bem atento a possibilidade de o pet ter cardiopatias, como cardiomiopatia dilatada.

Desde as primeiras consultas, profissional também precisa observar bem os olhos e a pele do animal para garantir que ele não tenha doenças nessas regiões.

O tutor também tem um papel fundamental em tudo isso, uma vez que deve manter a atenção constante no seu pet e, deve leva-lo a uma consulta com um profissional, ao menor sinal de problema.

Cuidados com a higiene

filhotes de São Bernardo

Cachorros se olhando. Foto Freepik

Assim como acontece com qualquer cão, os filhotes de São Bernardo também precisam de alguns cuidados com a higiene para viverem bem.

No caso dessa raça, é preciso ter uma atenção especial a pontos como a pelagem, uma vez que esta é extremamente densa.

A não ser que fique muito sujo, este cão não precisa de banhos frequentes, mas é importante manter a escovação pelo menos duas vezes por semana para remover pelos mortos e garantir que não se formem bolos.

Além disso, sempre que banhar o animal, é fundamental secar ele muito bem, para evitar que bactérias e fungos se proliferem na pele úmida.

Quando for escovar o pet, procure por manchas avermelhadas na pele que indiquem lesões. Caso estejam presentes, deve-se realizar um tratamento adequado.

É importante também acostumar os filhotes de São Bernardo a escovar os dentes desde as primeiras semanas de vida.

Isso é fundamental para evitar placas, tártaros e outros problemas, melhorando o bem estar do cão.

O tutor deve ainda estar atento à limpeza das orelhas do pet para evitar infecções. Deve-se realizar a limpeza pelo menos uma vez por semana.

Caso necessário, deve-se ainda cortar as unhas do pet uma ou duas vezes por mês para evitar problemas de locomoção e incomodo nas patas do animal.

É preciso se preparar para os filhotes de São Bernardo

filhote de são bernardo

Filhote de são bernardo – Foto: Freepik

Antes de adotar qualquer cachorro, você precisa ter em mente que este é um compromisso para a vida toda e, por isso deve se preparar para a chegada do pet.

Antes de mais nada, tenha certeza de que o animal vai se dar bem na sua casa e, é compatível com o estilo de vida da família.

Antes de receber qualquer animal na sua casa, é importante planejar os gastos. Filhotes de São Bernardo são grandes e, comem bastante desde cedo.

Por conta do crescimento rápido, a alimentação deve ser de alta qualidade. Por isso, se prepare para comprar muita ração!

Além disso, vermífugos e medicamentos, em geral, são mais caros e, isso vai ser assim para o resto da vida.

Gastos com cirurgia também serão bem mais elevados. E você ainda terá dificuldades em levar o seu amigão com você em viagens.

Se você realmente estiver decidido a ter um São Bernardo, nada disso será problema. Você vai solucionar tudo isso com um pouco de planejamento.

Prepare a sua casa para o filhote

Não importa se você está em busca de filhotes de São Bernardo ou de outras raças, é preciso preparar o ambiente para o animal se sentir bem e, poder relaxar e se divertir.

Todo cão precisa de um lugar para descansar e, também se manter protegido da chuva e do frio. Como o São Bernardo é um cão grande, o ideal é ter uma casinha bem grande onde o pet possa ficar.

Compre um tamanho que já sirva para quando o cão crescer, porque eles se desenvolvem muito rapidamente.

Como eles são tranquilos, você pode acrescentar um colchonete e um cobertor para deixar o pet mais confortável.

Um ursinho de pelúcia também pode ajudar o cãozinho a se sentir mais seguro quando ele estiver longe da sua mãe.

E brinquedos seguros auxiliam no seu desenvolvimento e ajudam a manter o cão entretido, até mesmo quando você não estiver em casa.

Vacinação e Vermifugação dos Filhotes de São Bernardo

A diversão é importantíssima para qualquer cachorro. Por isso, os filhotes de São Bernardo precisam sair para passear.

Além disso, desde cedo deve-se trabalhar a socialização do pet, estimulando-o a interagir com pessoas e outros animais.

No entanto, antes de fazer isso, é preciso completar o calendário vacinal do animal recomendado pelo veterinário.

Primeiramente, escolha um médico veterinário de confiança para cuidar do seu animalzinho. Então, siga os conselhos dele. As principais vacinas que o cão deverá tomar a partir de um mês e meio de vida são:

  • V10 (Polivalente): esta é a primeira vacina que o filhote deve tomar. Eles devem receber três doses, com o espaço de trinta dias entre elas. Alguns profissionais aplicam quatro doses;

  • Vacina antirrábica: após a aplicação de todas as doses da vacina V10, o animal já pode receber o imunizante contra a raiva. Este é extremamente importante para evitar esta zoonose gravíssima;

  • Vacina para giárdia: mesmo não sendo obrigatória, esta é uma vacina interessante, que previne a doença que é transmissível para os humanos;

  • Vacina da gripe: tosse de canis, ou Bordetella, é interessante também e, pode ser tomada depois da segunda dose da V10.

É importante salientar que os Filhotes de São Bernardo não ficam imunes a essas doenças para o resto da vida.

Por isso, é fundamental aplicar as doses de reforço anualmente para garantir a saúde do pet.

Quando se deve dar o vermífugo?

A vermifugação dos filhotes de São Bernardo ou de outras raças pode seguir diferentes protocolos.

Geralmente o processo se inicia logo na segunda semana de vida do animalzinho.

Depois disso, pode-se repetir o processo a cada duas semanas até o desmame ou, fazer isso de três em três meses.

O ideal é verificar com o criador qual protocolo está sendo seguido e, como se deve continuar isso nos meses seguintes.

Mesmo depois de adulto, ainda é preciso continuar vermifugando o cão pelo menos uma vez a cada seis meses.

Conclusão

Filhotes de São Bernardo são realmente uma fofura, mas também exigem bastante dedicação e cuidados por parte do tutor para que cresçam saudáveis.