Saber quais são os melhores alimentos para cães idosos é fundamental para se prezar pela saúde e bem estar geral do animal.

Este é um dos principais cuidados que se deve ter com esses pets para evitar problemas com os vbque já entraram na terceira idade.

Os animais mais velhos possuem necessidades nutricionais diferentes em relação aos mais jovens.

É muito importante que o tutor esteja ciente disso e, que discuta essa questão juntamente com o profissional de saúde responsável pelo cão.

Mas afinal, quais são os melhores alimentos para cães idosos? Continue lendo este post para saber mais sobre quais são as principais opções.

mudança de comportamento em cães idosos

Cão idoso – Foto: Freepik

Quando devo me preocupar com os melhores alimentos para cães idosos?

Antes de falarmos sobre quais são os melhores alimentos para cães idosos, é preciso definir quando o animal entra na terceira idade.

Antes de mais nada, é interessante dizer que não existe uma definição correta, que seja aceita por todos os especialistas e, essa idade um pouco dependendo de fatores como o porte do animal.

O mais importante é manter o animal sempre bem acolhido por um médico veterinário, que vá acompanhando a saúde do pet e, que defina a partir de quando ele passa a ter características de um animal idoso.

Para o mercado dos pets, a partir dos sete anos de idade os animais se tornam idosos e, por isso existem várias rações específicas que são indicadas a partir desta idade.

É mesmo importante buscar um alimento para cães idosos?

ensinar um cão idoso a fazer as necessidades no lugar certo

Cão idoso negro – Foto: Freepik

Quando o animal entra na terceira idade, ele passa a ter necessidades nutricionais bem diferentes das outras fases da sua vida.

Muitos dos sinais clínicos que surgem nesse período podem melhorar ou, até mesmo nem aparecer caso o animal se alimente corretamente, recebendo os principais nutrientes de que necessita.

O médico veterinário é a pessoa mais indicada para fazer as indicações de alimentos essenciais para o dia a dia do pet.

Na terceira idade é bem comum que o animal tenha perda significativa de massa muscular. Nesse caso alimentos com alto índice proteico podem ajudar bastante a evitar problemas.

Muitos animais mais velhos apresentam problemas que indicam uma dieta com índice reduzido de fibras e, isso pode prejudicar em muito a visão e a pele, por exemplo.

Muitas vezes, se o animal tiver uma carência nutricional muito grande, pode ser necessário suplementar.

No entanto, é bem melhor se for possível conseguir uma nutrição adequada apenas com os melhores alimentos para cães idosos.

O que a ração para cães idosos tem de diferente e especial?

cão no quintal

Cachorro no quintal – Foto: Freepik

Por sorte, existem várias opções de rações de qualidade que são voltadas para a nutrição de animais mais velhos.

A formulação dos diferentes produtos pode ser bem distinta e, até mesmo bem adaptada para os animais mais velhos. Mesmo assim, pode ser que esta não seja a melhor opção para o seu cãozinho especificamente.

Caso você tenha dúvidas sobre isso, a melhor coisa a se fazer é ler todos os rótulos e, também conversar com o veterinário para descobrir qual é a melhor forma de alimentação para o seu cachorro.

Mas nesse ponto você deve estar se perguntando o que os melhores alimentos para cães idosos têm de especial. E os principais pontos são os seguintes:

  • Maior índice de proteínas e fibras;

  • Ajustes nutricionais importantes de vitaminas e minerais;

  • Melhor digestibilidade, sobretudo por conta do alto índice de fibras;

  • A textura da ração é menos densa, visando minimizar problemas dentários e, ajudar na mastigação dos animais que já estejam com problemas na dentição;

  • Os melhores alimentos para cães também possuem suplementação para a saúde articular do animal;

  • Ômega-3 e antioxidantes também são fundamentais.

cão no quintal

Cachorro no quintal com coleira – Foto: Freepik

Essas são as principais características observadas na maior parte dos alimentos para cães idosos, mas com a grande diversidade de marcas e tipos, é possível encontrar algumas variações.

Além disso, os cães idosos podem comer rações secas, rações úmidas e comida natural. Por isso, é importante discutir com o médico veterinário qual é a melhor opção para o seu pet especificamente.

Mesmo que as informações deste texto não substituam os conhecimentos e orientações do médico veterinário, falaremos a seguir mais especificamente sobre cada um dos tipos citados para te ajudar a decidir.

Rações secas para cachorros idosos

cachorro idoso

cachorro idoso deitado – Foto: Freepik

Hoje em dia, por conta da praticidade e dos benefícios que a ração seca proporciona, esta é a forma mais comum de alimentação para pets.

Existem dezenas de opções de marcas, tipos, sabores, formulações e, até mesmo de tamanho da embalagem.

Essas opções são práticas e saudáveis. E os melhores alimentos para cães idosos e de outras faixas etárias, apresentam formulações específicas e completas.

Nas melhores e maiores industrias de alimentos pet, existem muitos profissionais que trabalham na elaboração das rações, pesquisando composições e testando as melhores combinações de nutrientes.

cachorro idoso

cachorros idosos com seu dono – Foto: Freepik

O ideal é discutir com um médico veterinário ou zootecnista quais são as melhores opções, mas se você deseja acertar, priorize os alimentos super premium.

Os ingredientes de melhor qualidade e o processo de fabricação exclusivo tornam este um alimento bem melhor para os animais de maneira geral.

Se você decidir por esta opção, tenha em mente que existem muitas marcas famosas e, que você deve priorizar os produtos mais reconhecidos.

Uma boa forma de escolher é também avaliar a opinião dos usuários.

Rações úmidas estão entre os melhores alimentos para cães idosos

alimentos para cães idosos

Cão deitado triste – Foto: Freepik

As rações úmidas também são opções excelente de alimentos para cães idosos, sobretudo para aqueles que estejam com dificuldades de mastigação.

Atualmente o mercado pet conta com uma série de produtos de altíssimo nível, que são bem completos e nutritivos.

Muitas das marcas mais conceituadas e conhecidas do mercado possuem opções de patês e sachês formulados a partir de ingredientes perfeitos para os pets.

É importantíssimo perceber que não são todos os alimentos úmidos que realmente são completos para os pets. Por isso, é muito importante que você esteja bem atento à escolha.

Apesar disso, ao escolher uma opção de alta qualidade, você pode acertar e beneficiar o seu animalzinho.

Isso porque esses alimentos possuem teor elevado de umidade, o que auxilia o animalzinho a se manter bem hidratado.

Isso evita a desidratação e os problemas no trato urinário que possam surgir em decorrência disso.

Ademais, um teor reduzido de carboidratos pode ajudar também os animais que tenham algum tipo de sensibilidade na alimentação ou que sofram com excesso de peso.

Por fim, os cães idosos tendem a ficar mais seletivos em relação à comida e se alimentam muito menos.

Como o cheiro dos alimentos úmidos é mais atrativo, esta é uma boa opção até mesmo para os paladares mais exigentes.

Alimentação natural

alimentos para cães idosos

Cachorro deitado no chão descansando – Foto: Freepik

Atualmente muitas pessoas optam por oferecer uma alimentação natural para os seus pets e, por sorte, atualmente existem muitas opções neste sentido.

Já existem rações úmidas com uma pegada mais natural, senso elaborada com ingredientes orgânicos e, sem a adição de corantes, conservantes e outras substâncias químicas relacionadas.

Outros tutores se desafiam a preparar a comidinha do pet diariamente, tomando todos os cuidados necessários com o manuseio dos alimentos.

Além disso, ao preparar a comida do pet em casa, é possível selecionar os melhores alimentos para cães idosos.

No entanto, neste caso é importantíssimo equilibrar os nutrientes e, até mesmo fazer uma suplementação quando necessário.

Antes de optar por uma alimentação deste tipo, é importantíssimo conversar com um profissional veterinário, preferencialmente especialista em nutrição veterinária.

Melhores alimentos para cães idosos: escolha com a ajuda de um profissional

alimentos para cães idosos

Cachorro triste com dor – Foto: Freepik

Independentemente de qual seja a sua opção em relação aos melhores alimentos para cães idosos, é importante escolher com consciência.

Acima de tudo, é preciso pensar na saúde do pet e oferecer a ele as melhores opções de alimentos.

Sobretudo quando se tratam de cães idosos, é importantíssimo oferecer alimentos completos e de qualidade, que supram todas as necessidades nutricionais do pet, evitando maiores problemas de saúde.

Sendo assim, antes de escolher um alimento ou trocar a comida do seu pet, discuta com o médico veterinário ou zootecnista quais são os melhores alimentos para cães idosos.

Pensando na saúde do animalzinho, é importantíssimo também fazer visitas regulares ao consultório veterinário, fazendo assim check-ups completos.

Isso ajuda no diagnóstico precoce de uma série de problemas de saúde e, também ajuda a prevenir doenças associadas à ingestão nutricional inadequada.

Quanto mais idoso o animal for, mais importante é ter atenção à nutrição dele, visando evitar o desenvolvimento de problemas como:

  • Problemas renais, sobretudo os crônicos;

  • artrite e artrose;

  • diabetes;

  • problemas hepáticos;

  • doenças cardiovasculares;

  • problemas dentários, como tártaro e gengivite;

  • Ganho de peso e obesidade.

No caso de alguns destes problemas de saúde, o médico veterinário será a melhor pessoa para orientar qual é a hora certa de usar uma alimentação para animais idosos.

Em muitos casos pode ser necessário e bem mais benéfico oferecer rações terapêuticas, elaboradas especificamente para beneficiar os animais que possuam certos problemas de saúde.

Dicas para alimentar cães idosos

alimentos para cães idosos

Cão deitado – Foto: Freepik

Os animais mais velhos costumam ter problemas com a alimentação e esta costuma ser uma condição que agrava bastante problemas de saúde que eles já possuam.

É fácil imaginar isso, uma vez que a diminuição da ingestão de alimentos, típica dessa fase de vida, também leva a uma drástica redução da ingesta nutricional dos pets.

Sendo assim, é extremamente importante ter algumas atitudes que ajudem o animal a se alimentar melhor.

Na maior parte das vezes, recomenda-se dividir a porção diária de alimentos recomendada em duas ou três refeições.

Espaçar bem os horários ajuda o animal a comer mais e, consequentemente, ingerir mais nutrientes.

Para a manutenção de uma rotina saudável e adequada, é importantíssimo que as refeições sejam compostas por porções que respeitem as necessidades calóricas e nutricionais de cada indivíduo.

Jamais faça mudanças bruscas na alimentação do seu pet, uma vez que isso pode levar a problemas graves no sistema digestório do animal.

Qualquer troca ou alteração deve ocorrer de forma gradual e, preferencialmente respeitando as recomendações feitas pelo profissional de saúde.

Se você optar por um alimento industrializado, também pode seguir as recomendações contidas no próprio pacote, evitando problemas e recusas.

Quais são os melhores alimentos para cães idosos?

Se você ainda está em duvidas sobre quais são os melhores alimentos para incluir na alimentação de animais idosos, falaremos a seguir sobre alguns dos principais, incluindo rações e ingredientes em geral.

  • Ração seca: ao escolher um alimento super premium, preze por uma ração que seja elaborada especificamente para cães idosos, pois será completa e balanceada. As marcas ainda oferecem proteínas diferentes, incluindo frango, carne vermelha, carne de cordeiro, peixe, entre outras;

  • Comidas úmidas: são boas opções para animais com dificuldade de mastigação e falta de apetite. Ao escolher uma alternativa, preze por uma marca confiável e um alimento completo, do sabor que o seu pet preferir;

  • Carnes pouco gordurosas: são ótimas fontes de proteínas para os animais de estimação. Escolher uma carne de qualidade vai ajudar o seu pet a se nutrir bem e, garantirá uma excelente absorção de nutrientes;

  • Frango ou peru: são duas opções de carne branca que possuem alto índice de proteínas, ao mesmo tempo em que contam com níveis reduzidos de gorduras;

  • Peixes: são alimentos de fácil digestão e, muitos animais alérgicos a outros tipos de proteínas podem se dar bem quando alimentados com peixes;

  • Verduras: principalmente as escuras, são ricas em vitaminas e minerais, incluindo ferro e cálcio. Por isso são excelentes para os animais. Além disso, ainda são boas fontes de fibras;

  • Legumes: cenoura, beterraba e batata são algumas opções que possuem muitas vitaminas e, que podem beneficiar o animal. Mas é importante ter cuidado de equilibrar o valor nutricional do alimento;

  • Frutas: banana e maçã são dois exemplos de frutas que podem ser incluídos na alimentação dos cachorros idosos. Só não se esqueça de ter cuidado com a quantidade de açúcar ingerido diariamente;

  • Cereais: aveia, arroz e trigo são exemplos de ingredientes que podem entrar como fonte de carboidratos na alimentação. No entanto, deve-se dosar corretamente para não exagerar nas quantidades;

  • Petiscos: cuidado com as quantidades e frequência para evitar que o pet engorde ou tenha um desequilíbrio alimentar.

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe quais são os melhores alimentos para cães idosos e está pronto para ajudar na nutrição do seu pet.