Estima-se que cerca de 20 por cento dos cães sofrem de ansiedade de separação, que pode levar a uma variedade de comportamentos, incluindo morder o sofá ou os sapatos.

Uma nova pesquisa mostra que colocar todos esses casos no mesmo saco pode fazer mais mal do que bem e dificultar o diagnóstico e o tratamento adequados de um cachorro.

Pesquisas feitas por especialistas em comportamento animal e veterinários da Universidade de Lincoln e da Lusofone de Humanidades e Tecnologias da Universidade de Lisboa mostram que diagnosticar todo comportamento perturbador de cães como uma manifestação de “ansiedade de separação” pode dar muito errado.

Pesquisa da Universidade de Lisboa

cachorro comeu papel

Cão comendo papel – Foto: Freepik

Os autores da análise realizaram uma pesquisa online com 2.700 donos de cães, representando mais de 100 raças diferentes. A pesquisa cobriu 55 dos problemas mais característicos relacionados à separação, incluindo:

  • Frustração causada pelo desejo de sair;
  • Pânico social;
  • Frustração redirecionada;
  • Frustração imediata;
  • Sensibilidade ao barulho e;
  • Latidos.

Com base nas respostas obtidas, os autores dividiram todos os cães em quatro grupos. Em cada grupo havia cães que se comportavam de forma semelhante após o responsável sair de casa.

Cada grupo foi caracterizado em termos de distúrbios manifestos, o que permitiu descobrir a real origem dos problemas de comportamento e tirar as devidas conclusões.

Grupo A – cães mostrando sinais de frustração ao sair, pânico social e frustração

cachorro tem ansiedade

Cachorro escondido embaixo da coberta demonstrando ansiedade e medo. Foto: Freepik

No grupo A (o menos numeroso) – estavam os cães mostrando sinais de frustração ao sair, pânico social e frustração redirecionada.

“A explicação mais econômica para esse perfil é que esses cães respondem mal à separação (sinais de pânico social) e tentam seguir o dono (frustração na partida), mas como não conseguem fazer isso devido a barreiras dentro de casa, eles tentam encontrar uma forma alternativa de enfrentamento (frustração redirecionada) ”- explicam os autores da análise.

Grupo B – cães mostrando sinais de frustração redirecionada e pânico social

cão escondido

Cão escondido de medo – Foto: Freepik

Cães classificados no grupo B são caracterizados por frustração redirecionada, pânico social e – muito raramente – frustração em relação ao proprietário.

Os autores do estudo explicam que, neste caso, o comportamento negativo dos cães se deve ao fato de eles estarem muito agitados.

Eles percebem estímulos externos, querem chegar até eles e lutam para encontrar uma forma alternativa de lidar com as necessidades em uma situação fechada.

Grupo C – latidos e pânico social

O excesso de latido e o comportamento agressivo também podem ser sinais de que o cão está se sentindo solitário. (Foto: Reprodução / Gregorio Martinez)

O grupo C é o maior grupo identificado e inclui mais de um terço dos cães. O comportamento dos animais de estimação neste grupo é caracterizado por latidos e pânico social.

Esses cães são estimulados por estímulos externos (ruídos externos, cheiros, etc.), mas ao invés de tentarem alcançá-los, procuram evitá-los. Eles também se retraem.

Grupo D – cães com “tédio”

O grupo D é o último grupo de animais testados para o qual não foi possível encontrar um modelo de comportamento compatível e sua origem comum. Portanto, os pesquisadores sugerem que devemos definir este grupo como “tédio”.

Portanto – o comportamento dos cães pertencentes ao agrupamento D nada mais é do que superar o tédio.

Melhor diagnóstico = melhor tratamento

erros que encurtam a vida do cão

Cachorro feliz no colo dos tutores – Foto: Freepik

A nova pesquisa sugere que o que até agora o que geralmente nos referimos como “ansiedade de separação” é na verdade uma manifestação de outras frustrações básicas, como querer fugir de algo dentro de casa, entrar em algo externo, responder a ruídos ou eventos externos e até mesmo tédio.

Assim, há o perigo de que uma síndrome como a “ansiedade de separação” seja vista como o diagnóstico final, quando a importância relativa de emoções como medo, frustração e pânico pode ser crítica para a compreensão de tratamentos eficazes.

“Rotular um cachorro que se comporta de forma destrutiva, urina ou defeca dentro de casa ou uiva alto quando deixado sozinho como ansiedade de separação não ajuda muito”, diz o veterinário Daniel Mills, da Universidade de Lincoln.

Este é apenas o começo do processo de diagnóstico, não o fim. A nova pesquisa sugere que a frustração em suas várias formas está no cerne do problema e precisamos entender essa diversidade se quisermos oferecer melhores tratamentos para cães, enfatizou.

Embora o estudo não tenha analisado a eficácia de nenhuma solução em particular, os autores esperam que seja uma nova maneira de implementar programas de tratamento animal mais precisos e menos exigentes.