A última quinta-feira, dia 25 de janeiro, foi mais um dia tenso e de tiroteios na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. O confronto entre PMs e criminosos aconteceu durante uma operação do COE (Comando de Operações Especiais).

Além de terminar com um policial morto e mais sete pessoas feridas, o confronto fez ainda duas vítimas caninas.

Durante todo o confronto, o jovem Juan Gabriel Ribeiro Dias, de 19 anos, ficou escondido debaixo de sua cama, ele só saiu de casa ao ficar sabendo que um de seus cachorros, o Taz, tinha sido baleado.

O jovem nem pensou duas vezes e imediatamente saiu para socorrer seu animal, que tem três anos de idade. “Ainda tinha tiros rolando, mas nem pensei. Subi na laje e saí correndo com ele no colo atrás de ajuda”, contou Juan em entrevista ao UOL.

Tutor se desespera ao ver seu cachorro machucado e sangrando depois de ser atingido por uma bala perdida. (Foto: Reprodução / Ricardo Moraes / Reuters)

A foto que mostra Juan desesperado carregando o cachorro sangrando em seus braços foi uma das imagens mais marcantes do conflito do dia 25 de janeiro.

O tutor contou ainda que muitas pessoas falaram para ele esperar os tiros cessarem antes de sair para buscar ajuda para o animal, mas que ele não aguentou ao ver seu cachorro ferido.

Juan levou o cão para uma clínica veterinária, onde passou por uma consulta de emergência. Agora, o tutor, que está desempregado, está tentando arrecadar dinheiro com amigos e vizinhos para fazer uma radiografia no cachorro e saber se a bala ainda se encontra no corpo do animal.

“Não tem como a gente saber se a bala segue lá dentro ou não, só com o exame. Ele tem dois buracos de bala na coxa. Como é algo mais complexo tem que ser em uma clínica na Barra da Tijuca”, explicou o tutor.

O caso do outro cachorro baleado durante o mesmo tiroteio foi ainda mais grave. O animal, que vivia nas ruas da Rocinha, foi atingido em um dos olhos e precisou retirar o globo ocular perfurado.

O cachorro recebeu cuidados médicos e está em um lar temporário. A mulher que se solidarizou com o animal e decidiu cuidar dele, fez uma publicação nas redes sociais pedindo ajuda financeira para arcar com os custos do tratamento do peludo, que também está com câncer e outras doenças.

Fonte: UOL / R7