É muito comum encontrar cães que comem grama como se fossem ruminantes. Mas por que os cães tem esse hábito?

Há cães que gostam de mastigar um pouco de grama quando saem de casa. Porém, outros comem grandes quantidades o tempo todo. Então, de acordo com especialistas, por serem onívoros os cachorros possuem grande diversidade em sua alimentação. Sendo assim esses animais conseguem os nutrientes necessários para sua sobrevivência a partir de diversas fontes. Então, os cães se alimentam de carnes, vegetais, frutas e grãos.

Geralmente em seu habitat natural, os cães selvagens se alimentam da carne de suas presas e também de frutas que caem no chão quando amadurecem. Além disso há cães que comem inclusive raízes de alguns vegetais.

cachorro comendo grama

Foto: Freepik

Assim devido à essa característica alimentar dos cães, a grama também faz parte da alimentação do cachorro selvagem. Isso porque a grama pode ser muito nutritiva devido à presença de elevado percentual de fibras de boa qualidade. Então isso colabora com o sistema digestivo do animal.

Apesar deste ser uma fato incontestável, existem outras hipóteses à respeito desse hábito canino. Entretanto, algumas são mitos enquanto outras são realidade. Para que você saiba mais sobre o porque os cães comem grama, citamos abaixo algumas dessas idéias que são propagadas:

1. Cães comem grama por problemas digestivos e respiratórios

Muita gente imagina que os cães comem grama devido à problemas digestivos. Sendo assim, ao comer grama na teoria o problema seria amenizado.

A principio a ingestão de grama não indica necessariamente que haja algum problema digestivo. Entretanto em alguns casos o cachorro pode sim apresentar algum desconforto gastrointestinal. Mas nesses casos o proprietário do animal irá detectar outros sinais mais significantes antes do animal iniciar ou intensificar esse comportamento.

cachorro comendo grama

foto: Freepik

Comer grama tipicamente não é um sintoma de maiores problemas digestivos, mas pode ser em alguns casos. A maior parte dos donos percebem os sintomas da doença antes que o cão sequer comece a comer a grama ou aumente o seu consumo.

Isso porque os que apesentam sensibilidade estomacal, intestino inflamado, diarreia ou pancreatite podem ser cães que comem grama com mais frequência.

Entretanto esse comportamento requer atenção. Afinal ingerir grama em excesso pode provocar distúrbios digestivos. Sendo assim, após a ingestão de grama pelo animal, ele pode apresentar episódios de vómito. Então acredita-se que o vomito ocorra devido à irritação da mucosa gástrica provocada pelo vegetal.

cachorro comendo grama

Foto: Freepik

Além disso a ingestão de grama e pedaços de graveto por exemplo podem ocasionar até episódios mais graves como constipação intestinal. Isso porque o cão não consegue digerir esses materiais que acabam bloqueando a passagem das fezes. Então, isso pode provocar dores bastante intensas e, até mesmo a morte do animal. Sendo assim, caso você desconfie que seu cão tenha comigo muita grama ou gravetos e esteja apresentando sintomas indesejados por isso, é ideal leva-lo ao veterinário.

2. Cães comem grama porque estão com verme?

Filhotes de cães comem grama frequentemente por curiosidade. Além disso também possuem maior propensão às verminoses. Então surgiu a teoria de que esses animais comeriam grama com a finalidade de limpar o intestino removendo os vermes.

Entretanto vale ressaltar também que o hábito de ingerir grama pode trazer problemas de verminoses aos cães. Isso porque em lugares frequentados por muitos animais, a grama tem grandes chances de estar contaminada. Então, quando o cão come a grama, acaba contraindo essas doenças.

3. Cães comem grama devido à problemas comportamentais?

Há cães que comem grama por ansiedade, tédio ou até mesmo por algum distúrbio obsessivo compulsivo. Então animais que vivem em locais abertos, sem a presença de outros humanos ou animais tendem à passar o tempo mastigando grama, plantas e gravetos.

Entretanto se o seu cão tiver esse tipo de comportamento anormal, é possível reduzir a obsessão com  ajuda de treinamento intenso e frequente. Então uma boa dica nesses casos é chamar a atenção do cão para um brinquedo ou petisco de forma que ele perca o interesse pela grama.

cachorro comendo

Foto: Freepik

Sendo assim ele deve ser recompensado sempre que apresentar o comportamento desejado. Dessa forma o intuito é que seu cão tenha mais interesse em interagir com o mundo do que simplesmente ficar obcecado pela grama.  Por fim o ideal é procurar um veterinário ou adestrador para te ajudar a melhorar o comportamento do animal.

4. Os cães comem grama devido à deficiências nutricionais

A possibilidade de os cães ingerirem grama devido à deficiências nutricionais provavelmente é um mito. Assim, não existe nenhuma comprovação científica para essa hipótese. Além disso a grama não possui tantos nutrientes benéficos para os cães de modo que justifique esse fato. Por fim, mesmo os animais que consomem rações balanceadas podem ter esse tipo de comportamento. Então, esses fatos invalidam a hipótese.

cães comem grama

Foto: Freepik

Entretanto, é fato que a grama possui um elevado nível de fibras. Então isso pode contribuir para a digestão deles. Sendo assim, existe a possibilidade de que os cães comam grama para suplementar uma dieta pobre em fibras.

Cães que comem grama são normais

É muito comum que os tutores de animais domésticos se preocupem com o comportamento de ingestão de grama. Por isso eles acabam questionando os veterinários responsáveis pelo animal à respeito disso. Os donos se preocupam com o fato de o cão poder estar doente. Entretanto, na maioria das vezes esse é apenas um comportamento natural do cão.  Assim é consenso entre os veterinários que comer grama frequentemente além de ser normal, pode até trazer benefícios ao cão.

Dificilmente o hábito de ingerir grama está relacionado à alguma doença. Inclusive um estudo realizado pela Universidade da Califórnia – Davis Escola de Medicina Veterinária em 2008 concluiu que a maior parte dos cães que ingerem grama regularmente são normais e saudáveis.