Na novela das 21 horas de Walcyr Carrasco “Amor a Vida”, a personagem de Paola Oliveira, Paloma, dá um cachorrinho da raça Jack Russell Terrier de presente para Paulinha, sua filha na ficção interpretada por Klara Castanho.
Primeiro Paloma dá um cachorro de presente (atitude que somos veemente contra). Dar um cão é dar uma vida para alguém, é impor um compromisso que talvez o outro não deseje.
Segundo, por que não deixar que o cachorro fosse um SRD, trabalhando tanto para quebrar o preconceito quanto para incentivar a adoção? Nesse caso ainda teria um gancho para partir para o assunto, já que a família ainda comenta que estava pensando em adotar um cachorro de rua antes do presente.
A Globo, com todo o poder que tem nos milhões de brasileiros de criar e moldar opiniões, passa a mensagem que é melhor comprar que adotar. Tantas raças maravilhosas já foram mostradas na ficção nas novelas e filmes, está mais que na hora do SRD ganhar mais representantes.
Para nós, ter um animal, comprado ou adotado, é uma experiência engrandecedora. Não temos nada contra aos criadores sérios e comprometidos no bem estar do animal, porém esperávamos que o autor fosse trabalhar o tema de adoção de cães, já que o mesmo foi comentado no Twitter de Walcyr Carrasco.
Sabemos que esse não é o desfecho total, pode ser que ele desenvolva o tema em outro projeto ou até mesmo nessa novela mais adiante na trama, porém a impressão que fica é que essa foi mais uma oportunidade perdida de conscientizar sobre a adoção.

 

Paloma dando o cachorro de presente para Paulinha. (Foto: Amor à Vida/TV Globo)