Em abril de 2015, um tornado com ventos de mais de 300 km/h atingiu Xanxerê e Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina, e destruiu boa parte dessas duas cidades.

Com a tragédia, 235 casas ficaram completamente destruídas, entre elas estava a residência onde vivia o cão Sherlock.

O cão e sua família tiveram sua casa destruída pelo tornado. (Foto: Reprodução / G1 / Denise de Oliveira)

Quando tudo aconteceu, o cão estava do lado de fora da casa, preso em uma corrente. Com a força do vento, a casinha de madeira onde o cão dormia foi jogada contra árvores e Sherlock foi parar nos galhos, onde ficou preso.

“O tornado jogou longe a casinha dele, acabou com a casa dos meus pais”, contou Denise de Oliveira, tutora de Sherlock.

Um vizinho viu o cão na árvore, o tirou de lá e o animal voltou para o terreno da casa onde vivia, que estava completamente destruída. Apesar de no dia seguinte ele estar mais quieto do que o normal, Sherlock saiu para dar uma volta, como já estava acostumado a fazer, mas dessa vez ele não voltou.

Um dia após o desastre, ele saiu para dar uma volta e não retornou. (Foto: Reprodução / G1 / Denise de Oliveira)

A família então começou as buscas pelo cachorro. Eles fizeram publicações nas redes sociais com fotos do cão pedindo ajuda, espalharam cartazes e procuram o animal pelos bairros próximos por bastante tempo. Porém, não conseguiram nenhuma informação sobre o paradeiro de Sherlock.

Até que semana passada, dia 9 de fevereiro, quase dois anos após o sumiço do cão, Dona Noélia, mãe da tutora de Sherlock, escutou latidos do lado de fora da casa, que a família conseguiu reconstruir, e foi até lá conferir.

Ao chegar à porta, uma grande surpresa e muita alegria, pois quem estava lá era Sherlock “pedindo para entrar”.

Quase dois anos depois, o cão apareceu sozinho na porta da casa de sua família. (Foto: Reprodução / G1 / Denise de Oliveira)

Segundo Denise, o cachorro, de 19 anos, estava quieto e aparentemente bem. Ele estava apenas muito sujo, com o pelo embolado e cheio de pulgas, então foi levado ao pet shop.

Ainda de acordo com a tutora, poucos dias depois de voltar para casa o cão já tinha recuperado seu comportamento normal. “Ele está feliz. Almocei com os meus pais hoje [segunda] e ele está feliz, alegre… Agora está todo faceiro, parece um meninão”, contou Denise.

Fonte: G1