Ao passear com seus cães pela rua onde mora, em Mogi das Cruzes, Mariane Casa Branca Moura sempre leva uma sacolinha de plástico para retirar as fezes dos animais e não deixar sujeira espalhada nas calçadas e gramas. Porém, infelizmente, nem todos os vizinhos de Mariane tinha essa mesma atitude e a rua estava ficando cada vez mais suja, sendo difícil andar pelas calçadas.

Mulher instalou por sacolinhas em sua rua para que os tutores passassem a recolher mais as fezes de seus animais. (Foto: Reprodução / Maiara Barbosa / G1)

A sujeira deixada pelos tutores de outros cachorros fez Mariane ter uma ideia. Ela criou puxa-sacos (objeto onde você guarda sacolinhas de plástico e que tem espaço para ir puxando de uma por uma quando for precisando) feitos de garrafas pets com espaço para adicionar mais sacolas de plástico, e espalhou pela sua rua.

Dentro de cada puxa-saco (ou porta sacolinha), a mulher deixou um recadinho que dizia: “Esqueceu a sacolinha para limpar a sujeira do seu cão? Retire aqui e mantenha nossa rua e gramados limpos. Você também pode colocar mais sacolinhas nas garrafas. Amamos nossos animais, respeitando a rua de todos”, tudo isso com o objetivo de que os tutores passassem a recolher mais as fezes de seus cães. E parece que deu certo.

Segundo Mariane, em apenas duas semanas com as porta sacolinhas espalhadas, a situação em sua rua melhorou cerca de 90%. Tanto as pessoas estão utilizando os sacos plásticos para limpar as sujeiras dos cachorros, quanto os vizinhos também estão reabastecendo cada puxa-saco com mais sacolinhas.

A iniciativa fez sucesso. Os tutores estão limpando mais as fezes dos animais e os vizinhos estão sempre colocando mais sacolinhas nos puxa-sacos improvisados. (Foto: Reprodução / Maiara Barbosa / G1)

“Eu sei que foi bem aceito porque eu não fico repondo toda hora. Com o bilhetinho que eu coloquei, as outras pessoas estão reabastecendo as garrafas. Eu coloquei esse bilhetinho justamente para testar se o pessoal ia colaborar e eles estão pondo: todas as garrafas estão abarrotadas de saquinhos plásticos”, conta Mariane.

E aqui fica a dica para você, não deixe a sujeira de seus cães espalhadas por aí, é feio e muito anti-higiênico. Sempre leve uma sacola de plástico quando for sair com seus animais. Para não esquecer, vale sempre deixar um saco plástico preso na coleira do seu pet.

Fonte: G1