Uma das perguntas mais frequentes de quem gosta dessas raças é qual é a diferença entre Bulldog Inglês e Bulldog Francês.

Essas são das raças que estão ganhando cada vez mais o coração das pessoas, seja pelo tamanho pequeno, aparência engraçada ou personalidade divertida.

No entanto, se você não souber as características exatas de cada uma, essas duas raças facilmente se confundem.

Apesar disso, existem diferenças clássicas na personalidade, aparência e na história dessas raças. Se você quer conhecer todas elas, continue lendo este post para saber mais sobre Bulldog Inglês e Bulldog Francês.

Bulldog Inglês X Bulldog Francês: História das raças

raças de cachorro mais caras do mundo

Bulldog Inglês – Foto: Freepik

Essas duas raças não possuem as suas histórias bem definidas oficialmente. No entanto, a partir de tudo o que já se descobriu sobre elas, existem pontos que já são bem aceitos.

Originalmente, parece que o Bulldog surgiu nas Ilhas Britânicas, como uma raça selecionada para auxiliar os humanos nas atividades de pastoreio.

No entanto, apesar das suas incríveis habilidades, era comum que o cão tivesse uma atitude demasiadamente feroz na forma de lidar com os animais.

Por ter esse perfil mais agitado, a raça que se chama de Bulldog Inglês passou a participar de lutas em ringues.

Os homens organizavam esses “eventos” como forma de entreter a sociedade na Inglaterra no século XIII.

Devido a essa prática, quando nasciam filhotes pequenos e fracos, os criadores costumavam rejeitar porque não serviriam para as lutas.

Alguns desses exemplares menores chegaram a Paris, local onde criadores começaram a fazer cruzamentos com outras raças.

bulldog inglês

Bulldog Inglês – Foto: Freepik

Não demorou muito para essa mistura de Bulldog conquistar o coração dos franceses. Então, os criadores começaram a investir cada vez mais na criação e, posteriormente, na comercialização desses animais.

Esta é a história mais aceita sobre a origem das duas raças e, conhecendo como os eventos ocorreram, fica bem mais fácil entender porque Bulldog Inglês e Bulldog Francês são muitas vezes confundidos.

Na verdade, eles são parentes bem próximos e, a raça francesa é, na verdade, descendente da inglesa.

Diferenças na aparência das duas raças

buldogue francês

Cachorro em cima do muro. Foto Freepik

É bem comum que Bulldog Inglês e Bulldog Francês sejam confundidos em diferentes situações e, isso se deve principalmente às semelhanças na aparência física das duas raças.

No entanto, apesar de o início da história dos dois ser a mesma, em certo ponto ela se diverge e, então surgem as diferenças.

As principais diferenças físicas desses animais começam no porte. O Bulldog Inglês é o maior deles, sendo de porte médio e, podendo alcançar os 40 centímetros de altura.

Por outro lado, o Bulldog Francês pode ter mais do que dez centímetros a menos na altura, mas o seu corpo é visivelmente mais forte e, os músculos ficam em evidência.

No que diz respeito ao tipo de pelagem, as duas raças se assemelham, com pelos curtos e lisos, que são fáceis de manter e limpar.

Entretanto, a cor desses animais muda. Enquanto o Bulldog Inglês é branco, marrom e tigrado, o francês é geralmente creme ou preto e branco.

cropped-detail-of-french-bulldog-slobber-in-bed-unrecognizable-woman-taking-care-of-dogs-at-home-scaled-1.jpg

Cachorro na cama com sua dona e outro cão. Foto Freepik

Mas talvez a diferença nas orelhas do Bulldog Inglês e Bulldog Francês seja o ponto mais fácil de se identificar imediatamente e perceber de qual deles se trata.

No inglês, as orelhinhas são baixas, enquanto que no francês elas ficam quase sempre levantadas, como se o animal mantivesse o seu estado de alerta frequente.

No Buldogue Inglês, geralmente as ruguinhas também são bem mais evidentes, deixando o cão com um aspecto mais de “toalhinha”.

Bulldog Inglês e Bulldog Francês: o que há de diferente na personalidade?

Mesmo que as duas raças sejam conhecidas por serem afetuosas, brincalhonas e tranquilas, existem pontos específicos em que a personalidade deles diverge bastante.

Tanto uma quanto a outra consegue lidar bem com o fato de passar algum tempo em casa sem o tutor.

Além disso, as duas são consideradas raças de dentro de casa. Por isso, são ideais para quem busca por um pet para ter em apartamento ou, para criar na bem próximo.

cão deitado

Cachorro de lingua pra fora. Foto Freepik

Mas quando se pensa em animal de companhia, sem dúvidas, o Bulldog Inglês imediatamente se destaca.

Isso porque ele adora estar sempre próximo ao tutor e, aprecia ficar descansando na caminha, sofá ou até no colo do tutor grande parte do dia.

O Bulldog Francês, por outro lado, é um animal mais enérgico, que gosta bastante de brincar e de receber atenção constante das pessoas da casa.

Inclusive, muitos animais desenvolvem uma dependência emocional muito grande e sofrem com a ansiedade de separação quando o tutor sai.

E para que o cãozinho não se torne depressivo e nem destruidor, é muito importante fazer passeios e brincadeiras diários, que ajudem o pet a gastar a sua energia.

Em relação à personalidade, a socialização pode ser um pouco complicada e, por isso, quanto mais cedo ela se iniciar, melhor.

É preciso saber como conduzir bem o processo, evitando maiores problemas, sobretudo quando existam outros animais na casa.

Entenda a saúde das duas raças

raças de cachorros amorosos

Bulldog Inglês – Foto: Freepik

Quando se observa exemplares de Bulldog Inglês e Bulldog Francês, é nítida a diferença na disposição para realizar atividades físicas.

O inglês costuma ser bem mais tranquilo em relação ao francês e, isso provavelmente ocorre por conta das suas perninhas mais curtas, que dificultam a atividade.

No entanto, é preciso ter muita atenção quando o assunto é a prática de atividade física nas duas raças.

Ambas possuem uma tendência a desenvolver a obesidade e, principalmente o inglês tende a ser sedentário, o que se torna um problema.

É preciso buscar por um meio termo entre a atividade e a manutenção da saúde do animal. Forçar atividades físicas intensas é algo potencialmente fatal para o Bulldog Inglês.

Também existe uma diferença na expectativa de vida média entre os dois animais, sendo que o inglês vive geralmente apenas de oito a dez anos, no máximo.

No caso do Bulldog Francês, é mais importante ter uma atenção especial à saúde geral da pele e dos olhos.

Young brown French Bulldog playing isolated on white studio background

Begging. Young brown French Bulldog playing isolated on white studio background. Young doggy, pet looks playful, cheerful, sincere kindly. Concept of motion, action, pet’s love, dynamic. Copyspace.

É bem comum que os animais da raça tenham dermatite canina, que pode ser causada pelo desenvolvimento de fungos e bactérias na pele ou, por conta de alergias.

Os olhos também podem ter problemas por serem saltados e, nesse caso, é preciso pensar em uma série de questões, inclusive algumas menos óbvias, como a escolha de um comedouro de altura adequada.

Bulldog Inglês e Bulldog Francês são braquicéfalos

Uma característica em comum entre as duas raças é a braquicefalia, que basicamente consiste em ter o focinho mais achatado.

O maior problema disso é que o animal tende a ter problemas respiratórios desde o nascimento.

Justamente por conta disso, eles não conseguem fazer a troca de ar tão eficiente e, nem eliminar o calor do corpo de maneira adequada como os outros cães.

bulldog-frances-filhote

Cachorro tomando sol. Foto Freepik

Então, quem tem um Bulldog precisa ter muita atenção a não expor o animal nem ao calor e nem ao frio intenso, pois isso pode gerar consequências graves.

Esforço físico intenso também é desaconselhado. E sempre quando o animal estiver se exercitando, é importante ter atenção à sua respiração e perceber se ele está sofrendo por conta da baixa oxigenação ou excesso de calor.

é importante também evitar momentos mais quentes do dia, garantindo assim que o pet não tenha problemas com os passeios.

Cães braquicéfalos também costumam ter dobras na carinha e, apesar de isso não levar ao desenvolvimento de problemas graves, pode causar acumulo de bactérias e fungos.

Então, para evitar dermatites, é importantíssimo manter o rosto do animal sempre bem sequinho e limpo. Sobretudo depois das refeições, é importante higienizar a face.

Como escolher entre Bulldog Inglês e Bulldog Francês?

cachorro observando

Cachorro com a lingua dobrada. Foto Freepik

Primeiramente, antes de colocar qualquer animal para dentro de casa, você deve ter em mente que este é um grande compromisso e, que é preciso ter muita responsabilidade.

Até mesmo um Bulldog Inglês e Bulldog Francês que possui uma expectativa de vida mais curta, vai te acompanhar por muito tempo.

Além disso, ter um animal dá bastante gasto, principalmente quando ele fica doente e, a vida toda você terá que se dedicar aos cuidados com o animal.

Para quem está em busca de uma companhia mais dócil e tranquila, o Bulldog Inglês é a melhor escolha, sobretudo para as pessoas que têm crianças em casa.

Esses são mais calmos, se adaptam mais facilmente e, podem tranquilamente viver em ambientes internos sem nenhum problema.

Por outro lado, o Bulldog Francês é um cão que gosta de interagir mais e, de se mostrar realmente para as pessoas.

Cachorros em condomínios

Menina segurando cachorro. Foto Freepik

Mais ativos, eles precisam de mais caminhadas e brincadeiras, mas também são extremamente dóceis e sociáveis.

Também podem se dar bem com crianças e outros animais, mas para isso, precisam de uma boa educação e socialização desde cedo.

Sendo assim, dá para perceber que as duas raças são excelentes companhias para os humanos. Apesar disso, é importante conhecer as particularidades de cada uma para fazer a escolha certa.

E se você quer ter um Bulldog, precisa saber as diferenças e semelhanças entre o Bulldog Francês e Bulldog Inglês. Isso vai te ajudar a reconhecer a raça mais adequada.

Curiosidades sobre o Bulldog Inglês e Bulldog Francês

Mesmo sabendo qual é a diferença entre o Bulldog Inglês e Bulldog Francês, será que uma dessas raças é ideal para você?

Antes de decidir isso. Dê uma olhadinha nas curiosidades sobre esses animais que separamos para você.

  1. Esses cães soltam muitos gases!

Se você pretende ter um Bulldog, precisa se acostumar com o fato de que esses cães têm um certo probleminha com flatulência.

Mesmo com todos os cuidados com a alimentação e mudanças na rotina, é bem provável que o seu Bulldog continue fazendo muito pum.

  1. Bulldog Inglês e Bulldog Francês soltam muito pelo

Mesmo que as duas raças sejam de pelo curto, esses cães soltam muito pelo. Então, antes de levar um pet deste para dentro de casa ou apartamento, saiba que vai ter pelo para todo lado.

  1. Não são cachorrinhos pequenos

Antes de levar um exemplar para casa, você deve saber que esses não são cãozinhos pequenos, de colo.

O Bulldog Francês pesa entre 8 e 14 quilos, enquanto que o Bulldog Inglês pode alcançar os 35 quilos.

Por mais que sejam afetuosos, não são cãezinhos para se levar para passear em uma bolsinha.

  1. Bulldog Francês e Bulldog Inglês não são nada delicados

Os cães Bulldog podem ser muito brutos, sobretudo durante as brincadeiras. É comum saírem correndo, pulando e esbarrando pelas coisas por aí.

Como são muito fortes, eles não se incomodam com os esbarrões. Então, é preciso ter um pouco de cuidado com os idosos e crianças.

  1. Talvez você tenha que lidar com a destruição

Todos os Bulls São cachorros que foram selecionados para brigas e, por isso, essas são raças que em geral possuem mandíbulas fortes e as utilizam sem pensar muitos.

Isso leva esses animais a roerem qualquer coisa que encontrem pela frente, até mesmo a parede!

Para evitar isso, deve-se gastar a energia do animal com atividades físicas e, oferecer brinquedos adequados para eles.

  1. São raças visadas para roubo

Os Bulldogs estão se tornando populares e, isso faz com que fiquem visados por pessoas mal intencionadas.

Sobretudo o Bulldog Francês é um dos cachorros mais roubados hoje no país. Por isso, é preciso se proteger e, também colocar algum dispositivo de segurança no cão.

  1. Latido peculiar

Os Bulldogs são conhecidos por quase não latirem e, esta é uma grande vantagem. Por outro lado, quando eles se agitam e expressam toda a sua alegria, podem fazer sons um pouco esquisitos.

É um latido bem fininho, que quase parece uma fala. Isso pode ser motivo para boas gargalhadas.

  1. Bulldogs são briguentos

Por conta da origem histórica e seleção da raça, o Bulldog Inglês e Bulldog Francês são cães de briga.

Por isso, eles acabam brigando com outros animais da casa. Para evitar isso, é preciso fazer uma boa socialização desde as primeiras semanas de vida.

Conclusão

Bulldog Inglês e Bulldog Francês possuem muitas semelhanças e diferenças. Antes de escolher qualquer um deles, é importantíssimo conhecer essas informações.