X

Com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado?

Aprender com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado é fundamental para manter a saúde do seu dog em dia. Afinal, o processo pós-castração nem sempre é fácil.

E não porque a cirurgia é complicada ou invasiva demais. Mas sim, porque o dog pode ficar muito incomodado com os procedimentos de recuperação.

E este incômodo todo pode fazer com que o animal se suje e precise se higienizar, ainda com os curativos no local da operação. Por isso, além de que você deve ter um cuidado redobrado com o animal neste período, é preciso saber com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado.

Entenderemos tudo isso a partir de agora. Portanto, continue lendo.

Com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado?

Cão enrolado na toalha – Foto: Freepik

Para entender com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado, é preciso, sempre, considerar as recomendações médicas. Afinal, a quantidade de tempo vai depender exclusivamente da recuperação do cachorro após a cirurgia de castração.

Em média, o tempo de recuperação total é de 60 dias. Ou seja, depois de 60 dias, você pode dar banhos no seu cachorro, pois neste período a cicatriz já estará bastante avançada e o não haverá problemas de infecção.

No entanto, é fundamental que este diagnóstico seja dado exclusivamente pelo veterinário. Os 60 dias de recuperação são baseados no tempo que a anatomia canina, em geral, leva para cicatrizar com segurança.

Só que o seu cão poderá levar mais ou menos tempo do que isso. Afinal, cada cão é único e, por isso, precisa de um acompanhamento também único.

Por exemplo, um cão com diabetes canina pode levar um tempo a mais para a cicatrização. Enquanto que um cão saudável, pode levar menos.

Entender com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado é importante para que você não molhe o curativo e eventualmente infeccione a ferida com produtos químicos tóxicos.

Produtos recomendados para dar banho em cachorro castrado

Até aqui, entendemos com quanto tempo pode dar banho em cachorro castrado. Uma média de 60 dias é o mínimo de tempo para que você possa deixar o seu pet se recuperando e, somente depois disso, banhá-lo.

E quanto este momento chegar, é fundamental que você use produtos altamente seguros para o banho canino. Jamais utilize produtos humanos em cachorros e busque, sempre, por alguma indicação veterinária para produtos de higiene que sejam saudáveis para o seu cão.

O grande problema de dar banho em cachorro castrado, é que, embora a cirurgia não seja invasiva, há um tratamento que precisa ser seguido.

E ao dar banho ainda com os pontos prendendo o corte, pode ser muito prejudicial. Os produtos, mesmo que pets, podem causar infecções ou irritações. E isto vai fazer com que demore ainda mais para o machucado sarar.

Banho a seco em cachorro castrado

Preparando o banho – Foto: Freepik

Uma dica bem interessante para quem precisa dar banho no cachorro recém castrado, é fazer um banho a seco. Afinal, o banho a seco permite que o cão seja higienizado sem que ele precise ser molhado por completo.

Este tipo de banho é ideal para aqueles cães que eventualmente se sujam no dia-a-dia. Se o cão for ao quintal ou mesmo dar uma volta lá fora em um dia de chuva, pode ser que ele fique sujo e precise, sim, de uma limpeza.

O banho a seco funciona como um banho comum, só que com produtos como shampoo spray ou em pó (sem precisar de água). Ambos podem ser usados diretamente nos pelos para eliminar a sujeira.

No entanto, é fundamental que você não coloque estes produtos no machucado, ok? Se você der um banho seco no seu cachorro, faça isso somente nas regiões longe do curativo da castração.

Todo cuidado é pouco, principalmente com aqueles cães mais enérgicos e que podem se mexer demais na hora do banho.

Quais cuidados levar em consideração com cão recém castrado?

Cão sendo tratado – Foto: Freepik

Como já vimos até aqui, o ideal é que você espere cerca de 60 dias até poder dar um banho completo no seu cachorro castrado. Antes disso, pode ser perigoso e pode fazer mal para o animal. Logo, a recuperação demorará ainda mais.

No entanto, o banho não é o único gatilho para um problema após a castração do cachorro. Outros fatores também são importantes para garantir que o seu cão possa se recuperar rapidamente e de forma saudável.

Separamos algumas dicas abaixo que vão te ajudar a cuidar bem do seu cãozinho após a castração. Acompanhe.

Evite brincadeiras e agitação após a cirurgia

A cirurgia da castração do cachorro, embora seja muito simples, não deixa de ser uma cirurgia e, por isso, precisa receber a devida atenção no pós-operatório.

Por isso, é muito importante que você tome todas as precauções para que a cicatrização ocorra de maneira rápida, saudável e não dolorida para o dog.

Uma das maneiras de fazer isso, é evitar brincadeiras com muitos movimentos e agitação. Afinal, quando o cão se movimenta demais ou quando corre pela casa, os pontos podem soltar e o corte da cirurgia pode abrir.

Neste caso, vai demorar ainda mais para que o cão se recupere 100%.

Além disso, a agitação pode fazer com que o cão tenha que voltar ao veterinário para colocar novos pontos. E isto poderá gerar um estresse grande no animal.

Não tire o colar elizabetano do dog

Cão sendo tratado – Foto: Freepik

Muitos veterinários indicam a utilização do colar elizabetano para os dogs que foram recém castrados.

Por mais que o cão não fique muito confortável com ele, é fundamental deixá-lo no pescoço. Afinal, é este colar que faz com que o animal não interaja com o curativo da cirurgia e eventualmente abra os pontos.

O colar elizabetano gera uma segurança maior para que seu cãozinho possa se recuperar sem problemas da cirurgia de castração. Se ele ficar lambendo a ferida, coçando ou mordendo, os pontos vão abrir e podem surgir infecções graves por conta disso.

Sim, dá pena de ver o cãozinho com o colar elizabetano. Mas ele é importantíssimo para a saúde do cão.

Limpe regularmente o local da cirurgia, se assim o médico recomendar

Alguns veterinários poderão pedir que o tutor limpe a ferida da cirurgia da castração. Neste caso, você terá que fazer isso regularmente. Afinal, se o veterinário pediu, tem que ser feito.

Muitas vezes a necessidade de limpeza é justamente para manter o cão mais confortável, de forma que a região não infeccione e crie problemas maiores.

No entanto, somente faça a limpeza se houver uma autorização expressa do veterinário, ok? Caso contrário, não há necessidade de você, tutor, mexer no curativo da cirurgia.

Não fure consultas veterinárias após a cirurgia

Embora a cirurgia de castração seja bastante simples e rápida, isto não quer dizer que você pode simplesmente abandonar o acompanhamento da cicatrização. Afinal, é um corte que o cão terá em seu corpo e precisa ter um acompanhamento de perto para perceber a evolução da cicatrização.

De maneira nenhuma fure as consultas veterinárias marcadas para acompanhamento do pós-operatório, ok? Afinal, se o veterinário marcou um retorno para avaliar a cicatrização da cirurgia, é porque é necessário. Lembre-se sempre disso e cuide bem do seu dog.