A hidroterapia para cães tem se tornado uma fonte auxiliadora de inúmeros processos de recuperação. Afinal, a água traz muitos benefícios para o cachorro, de inúmeras formas diferentes.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender mais sobre o que é hidroterapia para cães, quais são as suas vantagens e como ela pode ajudar, de fato, a melhorar a saúde do seu melhor amigo.

Continue lendo e saiba mais!

hidroterapia para cães

Cachorro praticando nado – Foto: Canva

O que é hidroterapia para cães

A hidroterapia para cães é uma das fontes mais importantes de recuperação para o seu dog. Afinal, ela pode ser usada de inúmeras maneiras diferentes. Especialmente quando o cachorro sofre algum trauma físico ou psicológico.

Basicamente, a hidroterapia para cães é como se fosse a natação canina. Na prática, é isso mesmo. Mas é claro que de uma forma diferente do que seria para um ser humano.

Ou seja, o cão pode praticar atividades físicas e de recuperação dentro de um lago ou piscina específico. Em cima de aparelhos ou mesmo com as patas no chão, a hidroterapia para cães auxilia o animal a:

  • Recuperar movimentos;
  • Perder o medo e voltar a ganhar confiança;
  • Estimular músculos;
  • Entre outras coisas.

É a partir da hidroterapia canina que os tutores conseguem recuperar a saúde física de seus cães, em situações de traumas ou desgastes ósseos.

No entanto, claro, cada veterinário vai avaliar a condição para recomendar um ou outro tipo de atividade física para o seu dog.

O mais importante é ter em mente que a hidroterapia para cães é benéfica, muito útil e pode ser aplicada de várias formas.

Veja também: Cachorro idoso faz sessões de hidroterapia junto com seu tutor para lutar contra a dor.

hidroterapia para cães

Cachorro saindo da água – Foto: Canva

Quando a hidroterapia para cães é indicada

A hidroterapia para cães é muito indicada em diversos momentos. Mas especialmente quando o cachorro sofreu algum trauma ou tem alguma particularidade relacionada aos seus movimentos.

Desta forma, o tutor pode contar com a hidroterapia para ajudar o cachorro a:

  • Reduzir dores;
  • Fortalecer os músculos;
  • Voltar a ter confiança para pisar no chão;
  • Melhorar a elasticidade durante a fase de envelhecimento;
  • Divertir o cão e gastar a energia dele;
  • Entre outros motivadores.

A natação para cães é uma ótima fonte de rejuvenescimento para o seu melhor amigo. Afinal, a água tira o peso do corpo e isso ajuda o cachorro a se sentir mais confortável e a vontade.

No começo, o cão pode estranhar. Mas como cães geralmente gostam de água, com o tempo, essa pode se tornar a sua atividade favorita. Inclusive para gastar energia ou praticar exercícios no dia a dia.

A hidroterapia é boa para o seu cão. Mas, claro, é preciso que haja supervisão profissional. Caso contrário, alguns probleminhas podem aparecer ao longo da jornada.

Benefícios da hidroterapia para cães

Agora que você já sabe o que é hidroterapia para cães, considere também entender quais são os principais benefícios dela:

  • Estímulos físicos e psicológicos;
  • Ajuda a circulação sanguínea;
  • Aumenta a mobilidade;
  • Ajuda cães obesos.

Continue lendo para saber, em detalhes, como a hidroterapia ajuda os cachorros.

cão molhado

Cão dentro da água – Foto: Canva

Estímulos físicos e psicológicos

A hidroterapia para cães traz muitas vantagens quando o assunto é melhora na condição física e até mesmo psicológica.

Do ponto de vista físico, o cão ganha muita resistência. A água tira o peso do corpo e deixa o cão mais leve para realizar movimentos que antes eram difíceis. A água, nesse caso, ajuda as “engrenagens” funcionarem corretamente.

As atividades debaixo da água podem ser realizadas de várias formas. Em esteiras ou até mesmo só dentro da água, são algumas maneiras de aproveitar a hidroterapia para cães.

Já do ponto de vista psicológico, a hidroterapia ajuda em alguns fatores relacionados ao ganho de confiança. Especialmente se o cão tiver uma patinha machucada ou se ele sofreu algum trauma.

Nesse caso, muitas vezes o cão pode nem estar com dor, mas vai hesitar em pisar no chão ou andar corretamente pela falta de confiança.

Dentro da água, o cão poderá realizar movimentos leves e livres e, aos poucos, vai recuperar a confiança para os movimentos mais simples.

Ajuda a circulação sanguínea

Além de ajudar na saúde mental e física, a hidroterapia para cachorros também é muito importante para ajudar na circulação sanguínea.

Ou seja, a hidroterapia ajuda o corpo a ter mais irrigação em vários pontos. O sangue flui melhor e isso garante que vários problemas sejam evitados – e alguns, até sanados.

Afinal, é no sangue que estão a maioria dos nutrientes. Se o sangue não se locomover pelo corpo, os nutrientes não chegam; e nem o oxigênio para fazer tudo funcionar corretamente.

Por isso a hidroterapia é tão importante, pois ela não cura somente um problema em si. Mas sim, ajuda a evitar vários outros.

Aumenta a mobilidade

O aumento da mobilidade é também uma grande vantagem para os cães que praticam hidroterapia. Afinal, a água deixa o corpo leve. O corpo perde o peso e isso ajuda o cachorro a se sentir mais flexível para realizar determinados movimentos.

É uma grande vantagem para cães mais velhos, que já não tem mais a mesma mobilidade da sua idade jovem. Nesse caso, a hidroterapia pode ser amplamente utilizada. Os músculos se esticam, os nervos não ficam rígidos e o cachorro ganha qualidade de vida.

Procure por um veterinário de confiança para ele indicar bons exercícios de hidroterapia para o seu cachorro.

Ajuda cães obesos

E por fim, outro “grupo” de cães que ganha muitas vantagens ao praticar hidroterapia, são os obesos. Aqueles que têm alguns quilinhos a mais podem aproveitar a prática para gastar energia e assim emagrecer com saúde.

Além disso, eles podem trabalhar para que o corpo não fique rígido ou perca movimentos por causa do peso.

A leveza que a água proporciona no corpo faz com que eles possam caminhar bastante em uma esteira, por exemplo, sem forçar as articulações.

Bem legal, não é mesmo?

cachorro na água

Cachorro nadando – Foto: Canva

Contraindicações

A prática de hidroterapia não é indicada em alguns casos específicos que o veterinário indicar, como:

  • Situações de lesões na pele;
  • Otite canina;
  • Doenças de pele em geral;
  • Cães com algum problema no coração;
  • Condições respiratórias;
  • Entre outras.

Para garantir que o seu cão aproveite a hidroterapia ao máximo, não deixe de consultar um veterinário especialista no assunto.

É muito importante que o veterinário faça a indicação das atividades de terapia dentro da água. Assim, ele vai observar condições pré-existentes e poderá orientar o tutor para as melhores práticas com o seu cachorro.

Cuide do seu dog!