Você já ouviu falar sobre homeopatia para cachorro? Entenda neste post o que é e quais os benefícios dos produtos presentes no mercado pet. Não é de hoje que muitos veterinários e pesquisadores caninos vem estudando formas de melhorar a vida dos animais.

Em alguns casos existem intervenções caninas que são invasivas, com medicamentos que trazem efeitos colaterais severos. Diante desses resultados e com o acesso à informação, muitos tutores estão investindo em tratamentos homeopáticos, que são mais naturais e menos invasivos.

Se você é um desses tutores antenados e deseja saber mais sobre a homeopatia para cachorro, continue a leitura desse artigo e tire suas dúvidas.

homeopatia para cachorro

Veterinária segurando o cachorro – Foto: Freepik

Homeopatia para cachorro – O que é isso?

A homeopatia para cachorro é um tipo de ciência usada no tratamento de doenças caninas, que promete trazer mais qualidade de vida para o pet. Considerada uma medicina complementar, a homeopatia de forma geral foi desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann em meados dos anos XVIII.

Essa terapia usada também em cachorros, gatos e até nos peixes tem como objetivo tratar o corpo, a mente e a energia do animal, usando substâncias de propriedade animal, vegetal e mineral. Sendo assim, os remédios produzidos com base nessa medicina pet são indicados para equilibrar o organismo do animal, agindo como tratamento e prevenção de doenças.

Um ponto importante é que a homeopatia pet também é usada em processos de adestramento animal, influenciando no comportamento canino. Saiba também que a homeopatia canina é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), sendo receitada por muitos veterinários.

Como usar a homeopatia para cachorro?

Os produtos homeopáticos podem ser encontrados em pet shop, lojas específicas de animais e no consultório veterinário. Portanto, você verá que esta temática possui várias linhas de produtos, como florais (soluções líquidas), shampoos e até spray, que pode ser administrados com mais facilidade.

No caso de ingestão oral, o tutor também poderá encontrar, além dos florais homeopáticos, soluções em glóbulos semelhantes aos medicamentos alopáticos.

Florais homeopáticos

Os florais homeopáticos são os mais comuns, sendo muito consumidos via oral por humanos, por sua facilidade de mistura com água ou outros líquidos. Neste sentido, a administração do floral para cachorro não muda, ele pode ser misturado no bebedouro com água, na ração ou pingando direto na boca do animal.

Cápsulas, glóbulos e spray homeopático para cães

Fornecidos na forma de glóbulos ou cápsulas, o tutor mistura na ração do cachorro ou no petisco ajudando na ingestão via oral do produto para terapia natural canina. Do mesmo modo, os sprays homeopáticos podem ser borrifados diretamente na boca do cachorro, seguindo orientações que indicam a forma de usar para cada bichinho.

Em alguns casos, os sprays devem ser administrados no focinho, pele ou até nas patas do cachorro, conforme finalidade e objetivo do produto.

Shampoo homeopático para cachorros

A homeopatia canina também pode ser encontrada em forma de shampoo, sendo usada principalmente durante o banho do animal. Contudo, o tutor sob orientação veterinária, também poderá usar uma linha completa de produtos, que podem resultar na eficácia do tratamento.

homeopatia para cachorro

Veterinário segurando o cachorro – Foto: Freepik

Quais os cuidados e conservação desse tipo de terapia canina?

Quando comparado aos medicamentos alopáticos, os homeopáticos não possuem contraindicações, visto que são produzidos com ingredientes naturais. Além disso, são produtos indicados para diversos tipos de tratamentos para cachorros e outros animais de todas as idades.

Mas é preciso orientar que a administração do produto deve ser recomendada por um médico homeopata, até mesmo um veterinário de sua confiança. Para conservação desse tipo de terapia alternativa canina, o tutor precisa de alguns cuidados, conservando em temperatura ambiente e longe do abrigo de sol.

Uma importante informação é que os produtos devem ser guardados afastados de produtos de limpeza como desinfetantes e dos eletrodomésticos como televisão, geladeiras ou microondas, ok?

Quais são os reais benefícios da homeopatia para cachorro?

Nem todos os tutores são adeptos a este tipo de terapia, principalmente por não apresentarem uma ação com tanta rapidez em relação aos medicamentos convencionais. Apesar disso, essa terapia é muito indicada por especialistas, pois possui diversas vantagens. Afinal, ela não só trata o problema, como ajuda a prevenir.

Depois de conhecer o que são e para que serve a homeopatia para cachorros, é hora de saber quais os reais benefícios para a saúde do seu amigo de quatro patas.

Qualidade de vida não invasiva

Utilizada com princípios naturais, a homeopatia para pet apresenta qualidade, agindo de forma não invasiva nos seus processos. O tratamento pode ser usado via oral, borrifado na pele e até mesmo usado como shampoo comum para cachorro e indicado para todas as idades.

Por mais que o tratamento não possui um resultado imediato, deve ser levando em consideração que os riscos e modo não invasivo do processo são uma grande vantagem.

Equilibra o organismo do animal

Um outro benefício desses produtos é sua capacidade de agir preventivamente, contribuindo para organismo canino na prevenção de doenças. Além disso, com o consumo desse tipo de terapia, o seu cachorro estará menos suscetível a doenças, fazendo com que seu organismo libere um processo de cura mais ágil.

Complementam outros tratamentos com remédios

Como não possui contraindicações, os remédios homeopatas caninos complementam outros tratamentos com remédios comuns. Por exemplo, se o cãozinho sofre de problemas renais, combinar um medicamento convencional com o natural, pode ajudar no enfrentamento da doença. Assim, o remédio homeopata para cães age de forma complementar, não agredindo o organismo canino. Pelo contrário: ajuda a contribuir com a saúde.

Eficaz no tratamento de doenças

Os remédios homeopatas podem ser eficazes quando o assunto é auxiliar no tratamento de doenças e diversos outros problemas de saúde canina, assim como:

  • Alivia os sintomas da rinite do cachorro;
  • Controle de parasitas e bactérias;
  • Eficaz no tratamento de problemas nos rins;
  • Auxilia nas dificuldades do sistema digestório;
  • Age contra dermatites, dermatoses e problemas com fungos;
  • Melhora as afecções da pele;
  • Usado nos tratamentos para epilepsia;
  • Ajuda nos problemas nas articulações e inflamações como a artrite e artrose;
  • Ajudam no tratamento cirúrgico, relacionado ao enfrentamento do medo antes da cirurgia.

E para essas doenças e problemas de saúde, você poderá encontrar remédios em formato de florais, que são administrados com um conta gotas. Nos tratamentos relacionados ao câncer nos cachorros, nos processos de quimioterapia e radioterapia canina, os remédios homeopatas caninos podem diminuir os níveis de agressividade no organismo do animal.

homeopatia para cachorro

Cachorro na mesa do veterinário – Foto: Freepik

Controle e dificuldades comportamentais caninas

Nas dificuldades de adestramento e comportamento canino, a homeopatia para o cachorro pode funcionar adequadamente. Nos tratamentos para cachorro estressado, investir em uma fórmula homeopata pode ajudar a diminuir os sintomas a longo prazo.

Em situações de viagens e mudanças, a terapia com produtos homeopatas caninos podem ajudar o doguinho em sua adaptação, deixando-os mais calmos e prontos para aproveitar o novo espaço. Inclusive, leia nosso artigo sobre mudança com cachorro para entender melhor como fazer este processo.

Outras vantagens podem ser encontradas, principalmente, nos florais para cachorro. Então confira a lista abaixo e veja quais são as indicações para adestramento e controle de comportamento:

  • Cachorro estressado e agressivo;
  • Controle do cachorro bagunceiro;
  • Comportamentos como cachorro ansioso;
  • Disposição física e equilíbrio emocional do cachorro;
  • Ajuda a diminuir o costume de lamber o corpo com frequência;
  • Auxilia no controle da coceira e tiques nervosos;
  • Age no controle dos comportamentos compulsivos do pet e sintomas depressivos caninos;
  • Promove a diminuição dos latidos excessivos do cão;
  • Adestra cachorros com costume de marcação de território desordenado;
  • Acalma e ajuda na adaptação de novos membros caninos na família.

No entanto se você, tutor, deseja fazer dois cães se derem bem, saiba que para solucionar e ajudar nesse problema, existe um medicamento homeopata que pode ajudar!

veterinária segurando o dog

Veterinária segurando o cachorro – Foto: Freepik

Usada como terapia preventiva de doenças

Além de agir contra doenças e problemas de saúde do cão, a homeopatia para cachorro também funciona como terapia preventiva. Nos casos de doenças cardíacas, alguns florais ou demais compostos dessa medicina canina natural podem ser indicados para essa finalidade.

Custo mais baixo que remédios convencionais para cachorro

Um fato importante que não poderíamos deixar de falar, é que os tratamentos com remédio homeopático costumam ser mais baratos. Em algumas situações, os valores chegam a ser 80% mais baixos do que outros tipos de medicamentos para problemas de saúde dos cães.

Sendo assim, para adquirir os produtos, o tutor pode solicitar em sites de lojas de pet na internet ou lojas físicas que vendem produtos para animais.

Antes de investir em homeopatia para cachorro consulte um veterinário

Agora que você já conhece como funciona e os benefícios da homeopatia para cachorro, um ponto muito importante é que antes de investir na terapia, você deve consultar um veterinário. Todos os tipos de medicamentos para pets, naturais ou não, devem ser administrados com cautela, de forma a preservar a saúde do animal.

Se o cãozinho já possui um problema de saúde como doenças nos rins ou câncer de mama, verifique com o médico veterinário a recomendação do remédio natural. Pois além de prescrever a medicação, o veterinário faz toda uma avaliação clínica do cachorro, diagnosticando e procedendo com os tratamentos adequados.

E mesmo nos casos de adestramento ou socialização canina, você deve procurar informações verídicas e confiáveis sobre a eficácia do produto. Mas lembre-se: alguns tratamentos de saúde animal são comprovados cientificamente, que de maneira nenhuma o tutor deve negligenciar a busca por atendimento.

A homeopatia para cachorro é um excelente recurso para tratamento de diversas doenças, no auxilio durante a socialização e adestramento do seu cão. Portanto, use com cautela e sempre se informe sobre cada item.