A maioria das pessoas ama abóbora. Mas nossos cães também podem comê-la e, acima de tudo, é absolutamente segura ou pode causar problemas? Vamos descobrir juntos se o cachorro pode comer abóbora.

Se você está se perguntando: “Posso dar abóbora ao meu cachorro?”, a resposta é SIM! Os cães podem comer abóbora sem problemas. De fato, a abóbora pode ter vários efeitos positivos na saúde do seu fiel amigo graças aos diferentes nutrientes que contém, além do fato de dar abóbora ao seu cão não ter qualquer tipo de efeito secundário.

Por ser uma rica em nutrientes, a abóbora contém muitas vitaminas e minerais, mas ainda é um alimento de baixa caloria. Também pode ser utilizado como ingrediente em diversos tipos de pratos e não apenas como recheio de bolos.

Sabe-se que a abóbora é um alimento altamente nutritivo para o homem, mas os cães se beneficiam ao mesmo tempo dos mesmos efeitos positivos que os humanos?

O que é abóbora?

Abóbora

Abóbora na cesta – Foto: Freepik

A abóbora pertence à família Cucurbitaceae (esta família também inclui: melancias, melões, abóboras, aboborinhas e pepinos) e é cultivada desde a antiguidade.

Os antigos estudiosos da Grécia descobriram que era um ótimo remédio para a constipação. A abóbora é considerada um superalimento, pois é rica em muitas vitaminas, minerais e antioxidantes que podem ajudá-lo a perder peso, prevenir o câncer e manter os níveis de colesterol sob controle.

Embora do ponto de vista nutricional a abóbora seja considerada uma verdura, tecnicamente é uma fruta porque contém sementes.

A abóbora, como qualquer vegetal intensamente laranja, é um tesouro de beta-caroteno, que é um poderoso antioxidante. Ajuda o corpo a lutar contra o chamado stress oxidativo, ou seja, ele destrói os radicais livres. Além disso, inclui:

  • Vitamina A,
  • B1,
  • Vitamina B2,
  • Vitamina C e minerais, especialmente fósforo, ferro, cálcio, potássio e magnésio.

O beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no corpo, ajuda na luta contra o colesterol “ruim” e, portanto, – previne a aterosclerose, doenças cardíacas (ataque cardíaco ou derrame) e também tem um efeito positivo na visão.

É a base de muitas dietas , pois além de suas propriedades saudáveis, possui pouquíssimas calorias: em 100 g de abóbora crua são apenas 26 kcal. Também é uma excelente fonte de fibra.

O cachorro pode comer abóbora?

Cachorro comendo abóbora

Cachorro comendo abóbora – Foto: Freepik

Cães podem comer abóbora se este alimento for rico em nutrientes e não causar efeitos colaterais? Sim, absolutamente.

A abóbora é um lanche excelente e saudável para cães, pois adiciona valor nutricional à sua dieta, ajuda a aliviar e melhorar alguns problemas de saúde e não tem absolutamente nenhum efeito colateral.

Embora vários estudos tenham sido realizados a respeito dos efeitos positivos que a abóbora pode ter na saúde humana, não há muitos estudos sobre os efeitos que a abóbora pode ter em cães.

Os poucos estudos realizados estão relacionados aos efeitos das sementes de abóbora e não da própria abóbora em cães. Por exemplo, em um estudo, descobriu-se que suplementar a dieta de um cão com excesso de peso com abóbora ajuda o cão a perder peso mais rápido, pois a abóbora promove e melhora a digestão.

Mas de acordo com estudos clínicos em humanos, podemos tentar entender se os cães podem comer abóbora e se pode se beneficiar de alguns dos efeitos positivos que este alimento oferece.

abóbora cortada e na panela

Abóbora cortada e na panela – Foto: Freepik

Aqui está o que sabemos hoje sobre as propriedades da abóbora e seus efeitos positivos:

  • O beta-caroteno encontrado na abóbora protege a pele do envelhecimento;
  • Todos os nutrientes encontrados na abóbora promovem a saúde dos olhos;
  • A abóbora pode reduzir o risco de desenvolver síndrome metabólica;
  • As vitaminas e minerais encontrados na abóbora podem fortalecer o sistema imunológico;
  • A abóbora promove a digestão e ajuda os cães com sobrepeso a eliminar o excesso de gordura.

Dar abóbora ao seu cão pode causar esses tipos de efeitos positivos na saúde dele.

A abóbora pode ter algum efeito negativo na saúde do cão?

Não exatamente. O importante é que você dê ao seu cachorro abóbora fresca ou cozida, não os restos de uma abóbora mofada que ficou na geladeira. A abóbora crua pode ficar bolorenta muito rapidamente, por isso certifique-se de dar ao seu amigo fiel a abóbora mais fresca que puder encontrar.

As propriedades nutricionais da abóbora e os benefícios que ela pode oferecer

Cachorro pode comer abóbora

Abóbora na tabua – Foto: Freepik

As abóboras são incrivelmente nutritivas, têm um teor calórico muito baixo e um alto teor de vitaminas, minerais e antioxidantes.

A abóbora não é apenas boa para cachorro, mas também é um daqueles lanches que os veterinários tendem a recomendar fortemente para introduzir na dieta de seu cão.

A abóbora tornou-se um lanche bastante popular. Então, como a abóbora pode melhorar a saúde de nosso amigo fiel? Vamos agora dar uma olhada nos 6 efeitos positivos que a abóbora pode ter na saúde do cão.

1 – A abóbora aumenta o teor de umidade de cada refeição

Como é 90% de água, pode ser adicionada à comida que você costuma servir ao seu cão para aumentar o teor de umidade. Dar um pouco de abóbora ao seu cão pode ser particularmente útil, especialmente se ele estiver seguindo uma dieta.

2 – Cachorro pode comer abóbora pois a abóbora melhora as funções do trato urinário

O óleo encontrado na abóbora fresca, assim como antioxidantes e ácidos graxos, podem melhorar a saúde urinária. Em particular, em cães que sofrem de incontinência, uma melhora na condição pode ser observada quando um pouco de abóbora é introduzida na dieta.

3 – As fibras presentes na abóbora promovem a digestão e a perda de peso

Cachorro com língua pra fora

Cachorro com língua pra fora – Foto: Freepik

A abóbora pode ser um lanche excelente e nutritivo para os cães que precisam perder alguns quilos. Apenas reduza as porções de comida que você serve ao seu amigo de quatro patas em cada refeição.

4 – Cachorro pode comer abóbora pois ajuda a aliviar os distúrbios gastrointestinais

O cachorro pode comer abóbora devido ao seu alto teor de fibras. A introdução da abóbora na dieta pode ser de grande ajuda para cães mais velhos e que sofrem de prisão de ventre.

Um aumento nos níveis de fibra promove a formação de fezes mais duras que, por sua vez, impõem uma certa contração muscular nas paredes do cólon que favorece o movimento de substâncias residuais do sistema digestivo para o sistema excretor.

Cachorro deitado na almofada

Cachorro deitado na almofada – Foto: Freepik

A abóbora também pode ajudar a aliviar a diarreia, graças à fibra solúvel que contém. Ela retarda a digestão do cão e interrompe a diarreia ao absorver água.

As fibras presentes na abóbora também podem atuar como prebióticos e, portanto, estimular e promover o crescimento de bactérias boas no intestino. Elas também são muito úteis na eliminação de bactérias ruins, pois reduzem os níveis de pH no intestino e fornecem às bactérias boas todos os nutrientes de que precisam.

5 – Cachorro pode comer abóbora pois contém muitos antioxidantes e minerais essenciais

Dar abóbora ao seu cão pode ter vários efeitos positivos, especialmente graças ao perfil nutricional variado deste alimento que contém muitas vitaminas, minerais e antioxidantes. Ao comer abóbora, seu cão poderá enriquecer sua dieta ao mesmo tempo com toda esta série de componentes:

  • Vitamina A para visão e saúde ocular;
  • C para melhorar o sistema imunológico;
  • Vitamina E para promover o metabolismo dos ácidos graxos, formar membranas celulares e promover a respiração celular;
  • Potássio para apoiar os músculos;
  • Ferro para a produção de hemoglobina nas células vermelhas do sangue;
  • Zinco para promover a saúde da pele e pelagem.

6 – A abóbora contém altos níveis de betacaroteno, ideal para combater o aparecimento de tumores

Cachorro pode comer abóbora

Abóbora com casca laranja e verde – Foto: Freepik

O betacaroteno, um componente da vitamina A, pode ser muito útil para prevenir o aparecimento de tumores, especialmente câncer de pulmão e cavidade oral.

Existem outros efeitos positivos atribuíveis ao betacaroteno presente nas abóboras que já discutimos acima.

Então, a abóbora é boa para cães?

Sim absolutamente. Dar abóbora ao seu cão é uma ótima ideia se feito com moderação, assim como o fato de que a abóbora pode melhorar a ingestão nutricional diária da dieta. Você pode dar ao seu cão a abóbora fresca disponível no mercado, o importante é que ela não contenha nenhum aditivo.

A abóbora é um ótimo lanche para o seu cão e muitos cães adoram o sabor dela.

Mas não dê ao seu cão as folhas ou caules das abóboras, pois eles são cobertos por pelos muito finos, mas pontiagudos, que se ingeridos podem irritar a boca, a garganta e o aparelho digestivo do cão.

Resumindo: o cachorro pode comer abóbora?

Concluindo, o cachorro pode comer abóbora e em geral consumi-la com certa regularidade. O cachorro pode comer abóbora sem muitos problemas, o importante é que sejam pedaços de abóbora frescos e cozinhados e que este alimento seja introduzido gradualmente na sua alimentação.

Ao alimentar o seu amigo fiel com abóbora, a moderação é o conceito-chave, portanto, adicione um pouco de abóbora à comida na tigela do seu cão e observe o efeito positivo desse alimento na saúde dele.