Saber como evitar que o cachorro fique entediado é essencial para manter não somente a saúde mental, como também a saúde física do seu melhor amigo. Pois ninguém gosta de se sentir no tédio, não é mesmo? E com os animais não é diferente!

Por isso, tomar algumas medidas que promovam um ambiente mais saudável e equilibrado para o cachorro é imprescindível. Assim você eleva a qualidade de vida do mesmo, além de provar para ele, todos os dias, o quanto você o ama.

Pensando nisso, portanto, elaboramos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre como evitar que o cachorro fique entediado. Acompanhe a seguir!

como evitar que o cachorro fique entediado

Como evitar que o cachorro fique entediado – Dicas!

Abaixo nós te ensinaremos a como evitar que o cachorro fique entediado de maneiras simples e práticas. Porém, apesar de estes fatores impactarem na saúde mental do cão, é muito importante que você também sempre mantenha a alimentação dele em dia, além das visitas ao veterinário. Pois muitas vezes os sintomas que você julga ser de tédio são, na verdade, de algum desequilíbrio físico ou nutricional, que só poderá ser constatado por um profissional qualificado.

Dessa maneira, é crucial que você invista em rações de qualidade, além de manter o seu amigo sempre aquecido e protegido de possíveis danos. Evitar acidentes domésticos, vacinar regularmente, dentre outras medidas protetivas garantirão a felicidade e o bem estar do animal.

Agora que já esclarecemos estes pontos importantes, vamos à nossa lista propriamente dita.

1- Procure intercalar os brinquedos

Este é um dos maiores segredos de como evitar que o cachorro fique entediado! Afinal de contas, ninguém gosta de ter exatamente as mesmíssimas coisas para fazer, todos os dias, durante um longo período de tempo, não é mesmo? E com o seu cachorro não seria diferente.

Uma maneira de resolver este problema é adquirindo uma quantidade um pouco maior de brinquedos e, a partir disso, você pode dividi-los em 4 caixas diferentes. A cada semana você troca o material que é usado para entretê-lo. Logo, você terá brinquedos diferentes para 1 mês inteiro. Depois é só recomeçar o processo e pronto!

Assim ele já terá tempo o suficiente para “se desacostumar” das brincadeiras que a primeira caixa proporcionou.

2- Tire um tempinho para passear com o cão

Esta medida é muito importante para que o seu pequeno amigo se mantenha ativo e possa gastar energia ao longo do dia. Pois se você apenas deixá-lo dentro de casa, durante o dia inteiro, será praticamente impossível diminuir o tédio dele.

Para resolver este impasse, caso você não consiga passear com ele todos os dias, você pode pagar algum amigo para cumprir esta tarefa.

Lembre-se que ela é muito importante e a felicidade e a saúde física do cão dependem disso. Quando não há passeios recorrentes, tanto o físico quanto o psicológico do animal podem se comprometer expressivamente.

3- Acostume o seu cachorro a ficar sozinho

Este ponto é muito importante para que você evite que o seu cãozinho sofra com a sua ausência. Embora o processo possa ser um pouco dolorido, ele é indispensável para que você, de fato, saiba como evitar que o cachorro fique entediado.

Uma maneira de solucionar o problema é justamente criar uma rotina em que o pequeno fique mais tempo sozinho, nem que seja em uma parte da casa longe das pessoas que circulam por ali. Não precisa prendê-lo em um espaço pequeno, e tampouco mantê-lo longe o dia inteiro. Mas sim, é preciso criar uma rotina que ele entenda que nem sempre você estará por perto.

Além disso, é neste momento que você deverá investir em brinquedos interessantes, para que ele também tenha o que fazer quando você não estiver por perto, é claro.

4- Mude a disposição dos móveis regularmente

Se o seu cachorrinho passa muito tempo dentro de casa, uma maneira interessante de como evitar que o cachorro fique entediado é mudar os móveis de lugar. Assim ele sempre terá um espaço diferenciado para explorar, conhecer e ver mais coisas. Logo, as chances de ele ficar entediado são muito menores.

E nem precisa fazer mudanças exorbitantes. Fazendo de pouco em pouco você já terá subsídios para garantir essa rotina diferenciada por um longo prazo. Às vezes, apenas mudar o estofado de lugar já basta.

5- Se ele é destrutivo, opte por mordedores

Se o cachorro for do tipo destrutivo quando está entediado, é muito importante que você disponibilize mordedores para ele. Pois assim ele poderá gastar esta energia e esta vontade de roer com algo que foi feito especialmente para isso. Caso contrário, ele poderá começar a usar seus sapatos, os pés das cadeiras e tudo mais para gastar essa vontade.

6- Brinquedos interativos podem ser interessantes

Os brinquedos interativos também podem ser super convidativos para o cachorro. Afinal, além de ter o estímulo de brincar, ele terá o de ganhar uma recompensa, ou seja, um petisco.

Trata-se de brinquedos que podem armazenar alimento dentro e, conforme o seu cão morde ou chacoalha o objeto, o petisco começa a cair, pouco a pouco. Assim, o cachorro saberá que, quanto mais ele brincar, mais petisco terá. Consequentemente ele gasta mais energia e fica mais entretido.

como evitar que o cachorro fique entediado

7- Mude os roteiros regularmente

Lembra que mencionamos acima que é muito importante garantir os passeios do seu cachorro? Pois então! Além de garantir isso, você precisa ter a consciência de que é imprescindível que os roteiros sejam alterados com certa frequência. Caso contrário, ele também poderá se acostumar com o trajeto, e por mais que gaste energia, o caminho será um pouco chato e, ao voltar para a casa, ele poderá estar desanimado…

Por isso, procure sempre caminhos alternativos, vá em parques diferentes e proponha desafios e atividades diferenciadas para o dog. Assim ele se mantém ativo, saudável e muito feliz com você!

8- Ligue uma música ambiente

Quando você não estiver por perto, experimente deixar uma música ambiente ligada. Assim o cachorro não se sente tão sozinho, e poderá aproveitar o momento para relaxar.

Na internet mesmo você encontra até vídeos para cães, com imagens que relaxam, acalmam e fazem o animal se sentir bem e acolhido.

9- Compre brinquedos que façam algum barulho

Esta alternativa pode ser bastante utilizada quando você não estiver em casa, é claro. Até porque ninguém gosta de brinquedos que possam ser muitos barulhentos, não é?

Mas, para não se estressar com este tipo de coisa, você pode entregar este tipo de brinquedinho apenas quando for deixar o cão sozinho. Assim ele se sentirá mais acolhido, com o som que o objeto pode propagar.

como evitar que o cachorro fique entediado

Apenas tenha o cuidado de observar a reação do seu cachorro, ok? Pois alguns pets podem se estressar, ficar com medo e até mesmo se incomodar de alguma forma com o barulho. Por isso, entregue um brinquedo que tenha som, mas que não seja muito agudo ou alto a ponto de atrapalhar o conforto do animal.

Outra medida importante é entregar e observar a reação dele durante alguns minutos. Se ele demonstrar desconforto, talvez esta não seja a melhor alternativa.

10- Dê algo que ele possa ficar roendo

Por fim, uma das maiores táticas de como evitar que o cachorro fique entediado: dar algo que ele possa roer à vontade! Vale até mesmo um coco verde, por exemplo. Ele certamente irá amar roer este tipo de material que, além de divertido, não faz mal para a saúde.

Além disso, ele também desviará a atenção de roer o que não deve, como já mencionamos anteriormente.

Esta tática costuma funcionar muito bem com cães que demonstram certa agressividade no dia a dia.

como evitar que o cachorro fique entediado

Cuide do seu amiguinho!

Agora que você já sabe como evitar que o cachorro fique entediado, é hora de tomar as medidas necessárias para garantir o bem estar do seu amiguinho. Assim todo mundo fica bem e vive a vida da melhor forma possível. Aposte em nossas dicas!