Como eles não podem falar, nossos animais de estimação não podem nos informar facilmente quando estão superaquecendo. Mas, há maneiras de exercitar seu cão em climas quentes de uma forma saudável, mesmo quando o clima está quente.

Confira as dicas para exercitar seu cão em climas quentes.

1. Diminua a intensidade e a distância dos exercícios

Exercitar seu cão em climas quentes

Quanto exercício fazer em um dia quente depende da idade e do nível médio de atividade do seu cão. Se esta é a primeira vez em muito tempo que vai exercitar seu cão em climas quentes, tente algo menos árduo, como uma busca a curta distância ou uma rápida caminhada.

O encurtamento se estende por um quilômetro ou se reduz a 10 minutos da caminhada; Permitindo que eles relaxem mais facilmente. Você pode até substituir a corrida normal por uma caminhada, só para ficar mais tranquilo no calor.

2. Utilize fontes de água limpa

Enquanto em caminhadas, você pode transportar um recipiente de água portátil e desmontável para manter a hidratação do seu cão. Piscinas, lagos, lagoas e o oceano podem estar associados a algum risco. Por isso é uma boa ideia tomar precauções de segurança se usá-las como fontes para manter a calmaria com seu cão.

3. Escolha uma área com grama na sombra

Exercitar seu cão em climas quentes

Se você tiver acesso a um local ao ar livre com gramado e sombra, como um parque com árvores, seu quintal ou uma área florestal segura, isso oferecerá uma alternativa mais fresca do que áreas iluminadas pelo sol, como campos abertos ou a calçada.

As atividades que você pode fazer nessas áreas incluem caminhadas, jogos de recuperação, corrida com as crianças ou uma caminhada.

4. Tente serviço de creche para cães

Muitos serviços de creches para cães, quer sejam em casa ou não, oferecem oportunidades de jogo no ar condicionado. O seu cão não só terá companheiros de brincadeira para manter sua companhia. Mas também terá um tempo de brincadeira supervisionado em um ambiente confortável.

5. Faça atividades em casa

Exercitar seu cão em climas quentes

Se a sua casa estiver suficientemente refrigerada para a atividade, esta pode ser uma excelente alternativa para exercitar seu cão no calor. Pois há acesso a água em todos os momentos e seu cão estará em um nível de conforto mais alto para descansar quando necessário.

Uma atividade interessante é fazer uma festa de dança, colocar algumas músicas, fazer contato visual com seu amigo peludo e fazê-la se levantar e segui-lo em toda a sua casa enquanto você dança e interage.

Muitos cães acham isso intrigante e fazem com que eles se movam e interajam com você.

Sinais de superaquecimento em cães

Uma boa regra é se você se sentir desconfortavelmente quente para você, então é ainda mais desconfortável para o seu cão. Os três sinais a seguir são indicadores que você precisa parar de exercitar seu cão em climas quentes.

1. Aumento da pressão e desidratação

Exercitar seu cão em climas quentes

Nos cães, a respiração ofegante é um mecanismo normal para aliviar o excesso de calor, resfriando a saliva da cavidade bucal. Embora não seja tão eficiente quanto a transpiração, a respiração funciona bem se o seu cão tiver a chance de respirar de maneira relativamente normal.

Se você começar a ouvir ruídos mais fortes (respiração ofegante, tosse, etc), suspiros e um aumento na frequência das panturrilhas, todos esses são sinais de que seu cão pode não estar recebendo oxigênio suficiente ou está superaquecendo.

2. Gengivas e nariz com cor diferente

Exercitar seu cão em climas quentes

As gengivas, membranas dos olhos (conjuntiva) e nariz (narinas) do seu cão são áreas onde normalmente há menos pigmentação. Olhando para essas áreas, muitas vezes você percebe que eles são bastante rosa; Isso indica que seu cão tem boa oxigenação no sangue.

Esta é uma observação útil. Especialmente quando você está correndo com seu cão e quer saber se ele está recebendo oxigênio suficiente para seus tecidos corporais.

Sinais de falta de oxigenação incluem uma mudança na cor das gengivas e nariz do seu cão. Rosa pálido será seu primeiro indicador de que você deve parar e fornecer água e uma área fria para descansar.

Se você ver vermelho, isso é indicativo de insolação. Isso significa que é hora de parar imediatamente e levar seu cachorro para um hospital de emergência. Outras cores também indicativas de emergência são azul, cinza e branco. Espero que você nunca tenha que ver isso, mas se ver, procure tratamento imediatamente.

3. Exercitar seu cão em climas quentes: intolerância ao exercício

Exercitar seu cão em climas quentes

Se você costuma exercitar seu cão em climas quentes, então você provavelmente tem uma boa ideia de seus limites. Mas o seu cão vai querer agradá-lo para que ele não diminua a velocidade ou pare quando estiver se sentindo muito quente.

Durante sua atividade, olhe para baixo com frequência para notar se há alguma mudança em sua marcha de alguma forma. Ele está diminuindo o ritmo dele, mesmo um pouquinho? Ela ou ele está procurando por água? Se assim for, então é hora de voltar para casa e diminuir o ritmo para dar ao seu cão uma chance de recuperar o fôlego.

Se o seu cão normalmente não se exercitar e você decidir que talvez o dia quente seja um bom dia para fazê-lo, dê mais atenção a ele.

Por fim, com essas opções você pode se divertir com segurança com seu cão enquanto está quente lá fora!