O verão é uma época divertida do ano para humanos e cães. Muitos cães gostam de brincar ao ar livre, apesar do calor. Mas é muito importante adotar algumas medidas para manter seu cão seguro nos dias mais quentes do ano.

As pessoas tem a capacidade de se adaptar ao clima quente e acabam esquecendo que seu cão não tem a mesma capacidade natural. Pois os cães não podem se refrescar suando como seres humanos. Eles podem suar uma pequena quantidade através das patas, mas a maneira principal de um cão esfriar é ofegar. Infelizmente, ofegar não é suficiente quando está extremamente quente e úmido.

Em dias muito quentes, é melhor manter o seu cão seguro em casa no ar condicionado. Pois a insolação ou exaustão e lesões podem ocorrer em cães mais rapidamente do que você pode pensar e a segurança do seu cão deve ser sua principal prioridade.

Medidas para manter seu cão seguro nos dias quentes

1. Fornecer água fria

manter seu cão seguro

É essencial que você mantenha água fresca e disponível para o seu cão em todos os momentos. Em clima quente, isso é ainda mais crucial. Certifique-se de manter o prato de água em um local com sombra e mude a água com frequência.

Para manter constantemente a água doce disponível ao ar livre, considere a instalação de um sistema de irrigação que conecte a uma torneira.

Se você for ao parque ou a algum outro lugar com o seu cão, leve água para que ele fique hidratado.

Aproveite e confira também nosso artigo sobre os cães que adoram o calor.

2. Abrigar do Sol

manter seu cão seguro

Seu cão pode desfrutar de um pouco de sol, mas, precisa de um local fresco e com sombra para relaxar. A exposição prolongada ao sol não só leva ao esgotamento do calor, mas também pode causar queimaduras solares. Sim, os cães podem ficar queimados também.

O melhor é oferecer abrigo. A sombra das árvores é boa, mas também não é perfeita. Uma estrutura preparada é melhor. Considere comprar uma casa de cachorro isolada, mas certifique-se de que ela seja grande e bem ventilada. A adição de um ventilador ajudará a esfriar as coisas ainda mais. Se possível, coloque o abrigo em uma área com sombra para mantê-lo fresco.

Claro, o abrigo ideal é a sua casa. Se possível, instale uma porta canina para permitir o acesso interno.

3. Disponibilizar uma piscina para cachorro

Se seu cão ama a água, então uma grande banheira ou piscina infantil (plástico moldado, não inflável para que as unhas não possam estourá-lo) pode ser um ótimo complemento para o seu quintal.

Muitos cães gostam de brincar e descansar na água fria. Apenas certifique-se de supervisionar seu cão em todos os momentos. Mantenha a piscina em um local com sombra e troque a água com frequência. Não deixe a piscina cheia quando não estiver em uso, pois pode atrair mosquitos.

Prevenindo problemas com seu cachorro durante o calor

manter seu cão seguro

Existem vários outros produtos projetados para refrescar o seu cão. Alguns funcionam melhor que outros, e muitas vezes depende apenas do cão. Se você decidir experimentar um, lembre-se de que nada pode substituir a sombra e a água fresca. Nenhum cão deve ficar muito tempo sem abundância de ambos.

Um erro comum que as pessoas cometem é levar o cachorro para passear no calor. O pavimento fica muito quente sob o sol do verão e pode facilmente queimar as patas do seu cão. Se estiver muito quente para você andar descalço, então está muito quente para o seu cachorro. Faça seus passeios de verão em um parque gramado ou, no mínimo, dirija seu cão a andar na grama ao lado da calçada.

Ar mais fresco é a melhor maneira de prevenir e aliviar o superaquecimento do seu cão. Não importa o quanto você tente manter seu cão seguro, a melhor coisa que você pode fazer é ficar de olho nele.

Em caso de dúvida, não deixe de entrar em contato com seu veterinário imediatamente se notar sinais de insolação.