Quando o assunto é obesidade em cães, precisamos ficar atentos. Afinal, a saúde do nosso animal de estimação é assunto sério. Assim como qualquer ser humano, os cães também merecem ter uma vida digna de saúde. E o peso deles está diretamente ligado a isso. Acompanhe o texto e saiba mais sobre o assunto.

obesidade em cães

Obesidade em cães – Um Problema Muito Comum

Assim como já falamos, obesidade em cães é um assunto sério. Infelizmente, deixar que o cão fique gordinho e cheio de gordura ainda é sinônimo de fofura e saúde para muita gente. Mas acredite, não é. Por mais que possa parecer fofo, o cachorro pode enfrentar muitos problemas sendo obeso.

E o cão jamais ficará obeso sozinho. Ele precisará de uma série de estímulos para ficar assim. E estes estímulos nada mais são do que a forma como o dono cuida dele. Como excesso de comida e falta de brincadeiras para o gasto energético. Acompanhe para entender melhor o assunto.

Obesidade em cães – Um problema que parte do ser humano

Quando falamos de obesidade em cães, estamos falando, na verdade, de um descuido do dono. Isso mesmo. Por mais que sim, possam existir distúrbios e doenças que possam fazer o cão engordar, na maioria das vezes quem provoca isso, é o próprio dono.

O ser humano está acostumado a um tipo de rotina. E esta rotina na maioria das vezes, é absorvida pelos cães também de forma automática. Ou seja, se você mantém uma rotina de sedentarismo, ele também vai manter.

obesidade em cães

Como saber se o seu cachorro está gordo?

A primeira coisa a entender, é que obesidade canina não está necessariamente ligada ao excesso de peso. Ou seja, o cachorro pode ter um excesso de peso provocado por outros motivos, como retenção de água. No entanto, a obesidade está ligada ao acúmulo de gordura corporal.

Para identificar uma possível obesidade canina, você precisará levar o seu animal até um veterinário. Lá, alguns exames e diagnósticos poderão ser feitos, pois varia muito de raça para raça a identificação de acúmulos de gordura.

Uma das principais razões para o aumento excessivo de gordura corporal, é o fato da castração em machos. Por motivos psíquicos, o cão acaba engordado. Isso significa dizer que nem sempre o cão engorda somente por conta da superalimentação. Mas também, por motivos extras e não relacionados.

obesidade em cães

Quais as consequências da obesidade canina?

As consequências da obesidade canina podem ser muitas. E todas elas afetam diretamente a qualidade de vida do seu animal de estimação. Acompanhe as mais comuns.

  • Diabetes – Este é um problema que pode afetar o seu cão de forma praticamente igual a doença nos humanos. Basicamente, o excesso de açúcar na corrente sanguínea poderá causar cegueira e fará com que seu cão tome injeções diárias para equilibrar os níveis de insulina.
  • Sistema imunológico fragilizado – Quando o cão possui obesidade, o sistema imunológico dele poderá ficar fragilizado. O que resultará na contração de doenças e problemas futuros.
  • Problemas gastrointestinais – Outro problema muito associado com a obesidade canina. O aumento de gases diarréia pode ser um incômodo para o bicho e para o seu dono.
  • Problemas respiratórios – Não é raro encontrar cães obesos com problemas respiratórios. Seja em temperaturas mais frias ou mais quentes, este é um problema que poderá afetar o cachorro. Além disso, a falta de ar para prática de exercícios também pode ser comum.
  • Problemas cardíacos – Outro grande problema que pode afetar um cão obeso. O coração é um órgão que pode sofrer muito com o excesso de gordura no corpo do cachorro, provocando pressão alta e diversas outras disfunções.
  • Artrite – Não é somente em seres humanos que esta doença é encontrada. Um cão obeso pode facilmente contrair doenças de articulação, como a artrite.
  • Mais possibilidade de desenvolver tumores – Infelizmente, obesidade canina pode provocar uma possibilidade maior no desenvolvimento de tumores no corpo do cachorro. Os locais mais comuns são no sistema urinário e mamário do bicho.

Tenha sempre um cão saudável

Manter um cão saudável em casa faz bem para todos. Tanto para você, como para o cão. Afinal, além do cão sofrer quando estiver com algum problema oriundo da obesidade canina, você também sofrerá junto, pois não vai querer ver seu animal de estimação doente, tampouco, com má qualidade de vida.