Forte, musculoso, muito atlético – é assim que você pode descrever o pitbull terrier americano. Muitos donos elogiam esses cães por serem companheiros perfeitos para a prática de diversos esportes, principalmente corrida e ciclismo.

Embora a raça chamada bull terrier americano seja bastante famosa, ela ainda não foi reconhecida pela FCI. O que exatamente caracteriza esta raça? Eles são realmente tão perigosos quanto dizem ser? São adequados para lares com crianças? Eles ficam muito doentes? As respostas para essas e muitas outras perguntas podem ser encontradas no artigo abaixo.

História da raça Pitbull

  • Cruzamento: Old English terrier e um Old English Bulldog
  • Local: EUA
  • Para que eles eram usados: touradas

O pitbull foi criado a partir do cruzamento de um Old English terrier e um Old English Bulldog.

pitbull brincando

Pitbull brincando – Foto: Freepik

No início, esses cães foram criados principalmente na Inglaterra. Com o tempo, eles também foram transportados para os Estados Unidos. E são esses indivíduos dos EUA que são chamados de ancestrais diretos dos pitbull terriers americanos de hoje (como o nome sugere).

Cães de briga

Na Inglaterra, esses cães eram usados ​​principalmente para touradas. Essas práticas eram usadas com muita frequência, embora fossem perigosas e extremamente sangrentas.

Esses eventos rapidamente se tornaram muito populares – as multidões os adoravam e os organizadores ganhavam muito dinheiro. Mas mesmo a proibição de organizar lutas semelhantes introduzida na primeira metade do século XIX não impediu essas práticas. Assim, eles começaram a se organizar nos chamados subterrâneo, matando e mutilando muitos animais.

Pitbull farejando

Pitbull farejando- Foto: Freepik

Assim, logo as lutas de cães começaram a ser populares nos Estados Unidos – as pessoas adoravam esse entretenimento combinado com jogos de azar.

Pitbull terriers americanos (ou cães desse tipo, a raça não era exatamente moldada na época) eram perfeitos para este “esporte” – eles eram fortes, incitados a lutar ficavam muito agressivos.

Quando os cães estavam se reproduzindo, eles eram selecionados – tudo para tornar aqueles destinados à batalha ainda melhores na vitória sangrenta.

Cães de caça

Além disso, outras vantagens úteis dos pitbull terriers americanos também foram descobertas. No início do século 20, eles começaram a ser usados ​​como cães de caça.

Eles eram perfeitos para caçar e conduzir gado e porcos. Esses cães tinham (e ainda têm) uma grande capacidade de “juntar” os animais em um rebanho. 

pitbull no treinamento

Pitbull no treinamento – Foto: Freepik

Hoje, o pitbull é principalmente um cão de companhia. Frequentemente, porém, essa raça é usada na polícia e até mesmo na terapia canina.

Características

  • Corpo: atlético
  • Pelo: muito brilhante e áspero
  • Cabeça: redonda vista de frente
  • Olhos: triangulares

O American Pitbull é fácil de reconhecer – é antes de mais nada um cão muito grande com um corpo quase atlético. Seu corpo tem a forma de um quadrado. Possui um esqueleto forte e uma estrutura de corpo sólido.

Seus músculos estão claramente marcados, então à primeira vista você pode ver que o cão é forte e ágil. Cada pitbull tem uma linha claramente definida de costelas e da coluna vertebral. Ele geralmente tem o pelo é brilhante, embora seja bastante áspero.

Pitbull Red Nose

Pitbull Red Nose – Foto: Freepik

A cabeça do pit bull terrier americano é muito distinta – tem uma forma de cunha quando vista de cima ou de lado. A frente é redonda.

Além disso, os olhos do pit bull são bastante pequenos, de formato elíptico e inseridos profundos. Quando vistos de lado, eles podem parecer triangulares.

As orelhas do pit bull às vezes são cortadas, mas o padrão da raça não exige isso. O pescoço do pit bull é relativamente longo e os lombos são espaçosos e longos, assim como os quadris. De acordo com o padrão, o fêmur deve ter aproximadamente 30% do comprimento do membro posterior superior.

Quanto pesa um pitbull adulto?

Máximo de 30 quilos. As cadelas, como sempre, são mais leves. Elas geralmente pesam entre 14 kg e 27 kg.

Personalidade do Pitbull

  • Obedientes
  • Muito sensível
  • Lealdade
  • Fácil de treinar
  • Ama crianças

Apesar de parecerem tão fortes, musculosos e intimidantes, os pitbulls não são tão perigosos quanto muitas pessoas acreditam. São cães que costumam ouvir os donos e agradá-los, além de serem muito obedientes. 

O Pitbull também é um cão sensível, que experimenta emoções próximas das humanas. Seu comportamento às vezes irracional os torna mais parecidos com pessoas do que pode parecer. Ao contrário da crença popular, os Pitbulls não são comedores de pessoas que apenas esperam por uma oportunidade para morder animais e pessoas.

American Pit Bull deitado

American Pit Bull deitado – Foto: Freepik

O pitbull é geralmente um cão de caça, por isso tende a atacar cães e pequenos animais que não conhece, mas raramente é agressivo com as pessoas.

O comportamento do Pitbull é caracterizado por sua lealdade; este cão é muito inteligente, apega-se facilmente, é dócil e doce com o seu dono. Mas são também cães simpáticos que adoram brincar, o que não é fácil de acreditar para quem não conhece a raça.

Os pitbulls são inteligentes, portanto simples de treinar e obviamente protege excessivamente seu dono, sua família e a casa em que vive.

Se perceberem que a família está em perigo, não hesitam em atacar. Muitos Pit Bulls salvaram seus donos, grandes e pequenos, de animais perigosos e ladrões. São cachorros amigáveis, mas também sabem ser sérios e, se um estranho se apresentar em casa, pode acabar mal.

O pit bull é um cachorro forte e, portanto, desde filhote, ele deve ser treinado para se relacionar com outros animais.

Você sabia que o Pitbull ama crianças?

É perigoso e desaconselhável trazer um Pitbull para uma casa onde já existam outros animais; eles amam crianças, mas não gostam da companhia de outros animais. Isso pode levá-los a adotar um comportamento agressivo.

Quanto às crianças, graças a uma socialização adequada, os pitbulls podem ter uma paciência inimitável. Na verdade, o Pitbull tem uma grande paciência com as crianças, com as quais tem um espírito protetor. No entanto, devido ao temperamento e à força do Pitbull, não recomendamos deixá-lo sozinho com os filhos.

Pit Bulls Red Nose

Pit Bull com lingua pra fora – Foto: Freepik

O Pit Bull precisa de um mestre que seja um verdadeiro líder e que entenda que seu mestre é o líder da matilha, não ele. Mas isso é simples de fazer se você treinar este cão desde pequeno para obedecer e ouvir.

Além disso, um Pitbull bem socializado é um maravilhoso companheiro de família. Ele também é um cachorro que defenderá seu território, avisando que visitantes inesperados se aproximam.

Se uma pessoa indesejável entrar na casa querendo machucar a família, o pitbull é capaz de lutar contra ele até a morte. Ele é um cão muito dedicado que possui algo extremamente valioso – a intuição. É ela quem vai dizer quando ele deve proteger seu dono ou sua família.

Como cuidar de um Pitbull

Pitbulls são cães com expectativa de vida de cerca de 12 anos, mas esse número muda dependendo de vários fatores, como saúde e como eles são cuidados. Se você estiver muito atento à saúde, à atividade física e à alimentação do Pitbull, o cão pode viver ainda mais.

É complicado cuidar do pitbull? Não, por causa do pelo curto. Mas vale a pena proteger os cães dos efeitos nocivos das condições meteorológicas. Pois devido ao fato do Pitbull ter uma pelagem curta, ele não se sentirá bem em temperaturas muito baixas. Seu pelo não é um bom isolamento. Portanto, deve ser protegido não só do frio, mas também do calor.

Pit Bulls Red Nose

Pit Bulls Red Nose – Foto: Freepik

Se a temperatura estiver muito alta, deve-se fazer caminhadas principalmente pela manhã e à noite, quando fica um pouco mais frio. Se durante o dia tivermos de passar algum tempo com o cão no calor (por exemplo, no quintal), deve-se providenciar sombra e água potável.

O tártaro nos dentes também costuma ser um problema – especialmente em cães mais velhos.

Filhote de Pitbull

Cada pitbull dá à luz de 5 a 10 filhotes por ninhada.

Cachorro deitado

Cachorro deitado no travesseiro

Antes de trazer o seu cachorro para casa é bom ter os seguintes cuidados:

  • Compre uma cama de cachorro que seja grande o suficiente para ser confortável.
  • Compre uma coleira e uma guia que você usará desde o início para ele se acostumar.
  • Planeje os exercícios do seu cachorro.
  • Prepare um suprimento de alimentos de qualidade para seu crescimento.
  • Ao viajar, leve sempre uma garrafa de água e uma tigela para ele.

Quando você finalmente traz seu cachorro para casa, você precisa aprender as regras imediatamente. Devemos fazer com que ele se socialize imediatamente e de forma consistente.

Principais cuidados com o pitbull:

  • Tenha muito cuidado com o que ele faz.
  • Ensine-o a urinar no local certo.
  • Ensine-lhe o que ele pode e o que não pode fazer.
  • Não o deixe dormir na cama.
  • Cuide dele e não o deixe sozinho por muito tempo.
  • Ensine-o a obedecer a comandos de voz.

Nutrição do Pitbull

A dieta desempenha um papel importante na saúde e na boa forma de um cão. Portanto, o Pitbull precisa de uma dieta de alta qualidade com alto teor de carne, na melhor das hipóteses. Como a raça é propensa a alergias, a comida feita por você mesmo é ideal.

Assim, para evitar rotação do estômago, períodos de descanso devem ser feitos após as refeições. A alimentação deve ser dividida em duas porções ao dia.

Curiosidades sobre Pitbulls

1 – Você sabia que eles são cães de alta energia?

Isso mesmo: os Pitbulls assim como todos os cães de sua raça sempre possuem uma grande concentração de energia disponível. Esses cães podem se exercitar todos os dias por 45 minutos sem precisar de uma pausa.

Se você deseja adotar um pitbull, primeiro deve ser honesto consigo mesmo: você tem tempo e vontade de cuidar deste cão e dar-lhe todo o exercício físico de que ele precisa?

pitbull no treinamento

Pitbull no treinamento – Foto: Freepik

Este cão precisa se mover; se for forçado a ficar parado, pode desenvolver doenças, depressão e tornar-se destrutivo. Portanto, antes de adotá-lo, você deve estar ciente de que o pitbull precisa de pelo menos uma hora por dia de esporte intenso.

2 – O pitbull late muito?

O pitbull não é um cachorro de latir muito. Pois sua autoconfiança e superioridade física significam que ele raramente usa esse meio de comunicação.

3 – Pitbull pode viver em apartamento?

Um jardim seria ideal para ele, mas um apartamento pode ser suficiente sob certas condições. O ideal é que ele tenha várias horas de atividades ao ar livre todos os dias.

4 – Pitbull se dá bem com gatos?

A habituação de cães e gatos deve ser sempre bem pensada. Assim como acontece com todos os cães, conhecer uns aos outros quando são filhotes é uma vantagem. Portanto, com socialização cuidadosa e muita paciência, até um Pitbull adulto se dá bem com os gatinhos.

5 – Pitbull se dá bem com outros cães?

O Pitbull tem um alto nível de autoconfiança e é dominante com outros cães. Uma coexistência harmoniosa com outros cães é, portanto, extremamente difícil. Assim, a socialização precoce pode neutralizar isso.

6 – Esta raça é adequada para idosos?

Esta raça de cão desportiva não é adequada para idosos. Assim, é importante perceber antes da adoção, que um pitbull é um cão com muita energia. Portanto, ele precisa regularmente da oportunidade de estimular seus impulsos por meio de esportes caninos especiais.