Ensinar novos aprendizados para cães idosos nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, um cão idoso já pode ter suas limitações físicas e mentais e, claro, isto pode atrapalhar para o entendimento de novos truques. Porém, existe um passo a passo que você pode seguir para que seu cão idoso tenha mais qualidade de vida na hora deste aprendizado e, assim, não sofra.

Para ajudar você a construir novos aprendizados para cães idosos, preparamos um guia prático com algumas dicas que você poderá executar e, assim, ajudar seu cão a se sentir mais “jovem”. Acompanhe para entender.

novos aprendizados para cães idosos

Senhor com seu cachorro no parque – Foto: Freepik

Novos aprendizados para cães idosos – Veja como você pode ajudar seu cão a aprender novos truques

Quando um cão vai ficando velinho, uma série de problemas também o acompanha. É claro que isto não é uma regra, pois um cão pode tranquilamente ter uma vida totalmente saudável em sua fase idosa. Porém, a tendência é que alguns problemas, sim, apareçam – como a demência em cães, problemas como diabetes canina e outros.

Como você sabe, a nossa mente está totalmente conectada em nosso corpo. E isto tem uma importância muito grande para o nosso bem-estar no médio e longo prazo. E com os cães, o mesmo acontece. A saúde mental canina precisa, de alguma maneira, ser estimulada para que ela fique em dia quando o cão ficar idoso.

Preparamos uma lista que poderá ajudar nesta busca por saúde para garantir uma vida mais tranquila para seu amigo de quatro patas. Veja abaixo:

  • Mantenha o cão sempre ativo com a prática de exercícios constante – Eles precisam mexer o corpo;
  • Não brigue ou fale palavrões para seu cão idoso, isto não ajudará em nada na construção de novos aprendizados;
  • Use muito reforço positivo com seu cão idoso – Isto ajudará ele compreender os novos truques;
  • Não mude tudo do dia para a noite, cães idosos gostam das coisas no lugar e rotinas estabelecidas;

Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um dos tópicos acima, para que você possa ensinar novos aprendizados para cães idosos de uma forma simples e prática. Acompanhe.

novos aprendizados para cães idosos

Cães deitados no quintal de casa – Foto: Freepik

Novos aprendizados para cães idosos: Mantenha o cão sempre ativo com a prática de exercícios constante – Eles precisam mexer o corpo

O passo número um para que você possa começar a ensinar novos aprendizados para cães idosos é o seguinte: faça o cão se movimentar com uma boa prática de exercícios. Ele não pode, de maneira nenhuma, ser um cão sedentário na fase idosa. Afinal, o sedentarismo é muito maléfico para qualquer raça, principalmente em uma idade mais avançada.

Por isso, pratique muitos exercícios com seu cão – pode ser passeios na rua, brincadeiras em casa ou estímulos mentais com brincadeiras que geram curiosidade. É claro que você não pode forçar a barra e levar o dog a exaustão. Mas a regularidade de atividades vai fazer ele entender novos truques com um pouco mais de facilidade no futuro.

A prática de exercícios faz o cachorro receber estímulos mentais de maneira mais “aberta”. Ou seja, não quer dizer que a atividade física vai fazer seu cão aprender um novo truque. Mas, vai fazer ele ter mais flexibilidade para os ensinamentos de novos aprendizados. É uma maneira de estimular a mente do cão a interpretar e entender determinados adestramentos.

Além de que, obviamente, as atividades físicas são ótimas para o organismo do cachorro que, na fase idosa, pode desenvolver mais problemas. Prevenir doenças é sempre uma excelente ideia.

novos aprendizados para cães idosos

Cachorro solitário deitado na rua – Foto: Freepik

Novos aprendizados para cães idosos: Não brigue ou fale palavrões para seu cão idoso, isto não ajudará em nada na construção de novos aprendizados

Algumas pessoas ainda acreditam que um cão se condiciona através de brigas e palavrões. Mas isto não é verdade. Um cão tem sentimentos e, quando você briga com palavrões, ele até pode parar de fazer determinada ação. Mas a saúde mental do animal estará sendo muito comprometida com isso. Ele poderá se tornar um cão agressivo, ansioso e estressado.

E na fase idosa, então, o problema pode ser ainda maior. Um cão idoso quer viver uma vida tranquila e calma. E ele espera que você, tutor, ajude ele com isso. Portanto, brigar, ofender ou falar palavrões em uma atitude errada do animal não vai ajudar com os novos aprendizados. Pelo contrário, vai atrapalhar e você vai danificar a saúde mental do seu pet.

Ao invés de xingar quando algo não está certo, elogie quando algo está certo. Assim, você estará condicionando seu cão idoso para atitudes positivas. Ele sempre voltará a fazer algo positivo quando ele se sente empolgado com aquilo. E você poderá empolgá-lo com petiscos caninos, elogios, carinho e amor.

Ensinar novos aprendizados para cães idosos pode ser um processo um pouco mais demorado, pois eles já vão ter algumas manias e costumes. Por isso, ficar irritado nunca será a melhor solução e você não terá êxito no projeto.

Use muito reforço positivo com seu cão idoso – Isto ajudará ele compreender os novos truques

Você certamente já ouviu falar de reforço positivo para cães, não é mesmo? Pois bem, o reforço positivo é uma das alternativas mais incríveis para ajudar um cão (idoso ou não) a entender e aprender novos truques. O reforço positivo é, basicamente, uma maneira de estimular o cão para uma atitude positiva, sempre que ele acerta algo. Ou seja, você não briga com o cão quando ele erra. Mas sim, elogia quando ele acerta.

Usar reforço positivo com cães idosos é uma ótima alternativa para quem quer ensinar novos hábitos de uma forma saudável do ponto de vista físico e mental. Afinal, um cão idoso pode ser mais lentinho e pode demorar um pouco mais para condicionar alguma atividade que você quer que ele condicione. E por isso, muita paciência será necessária, considerando este e os outros tópicos que mencionamos até aqui.

Algo que você terá de lidar na fase idosa, são as famosas manias dos cães. Um cão idoso pode, sim, ter muitas manias. E isto pode atrapalhar qualquer tipo de condicionamento para novos aprendizados, por um simples motivo: o cão se fixará nas manias, pois um cão idoso prefere as coisas como estão – ele é mais conservador neste sentido.

Porém, evitar mudanças ou deixá-los totalmente acomodados pode ser muito ruim para a saúde deles. E você, tutor, precisa ajudá-los com novos truques para que tudo se equilibre.

cachorro no parque

Cachorrinho no parque – Foto: Freepik

Não mude tudo do dia para a noite, cães idosos gostam das coisas no lugar e rotinas estabelecidas

Conforme entendemos no tópico anterior, os cães idosos vão preferir que as mudanças bruscas não aconteçam. Eles se sentem muito desconfortáveis com mudanças aleatórias no dia, pois precisam gastar muita energia em adaptação, entendimento da mudança e condicionamento de novos hábitos. Por isso, evite criar este tipo de “caos mental” para o animal idoso.

Evite querer ensinar um milhão de truques em uma semana para o animal. Comece com um e treine ele até que o cão consiga compreendê-lo por completo. Depois, passe para outro. E assim por diante. Precisamos conseguir fazer com que um cão idoso não saia totalmente de sua zona de conforto, mas ao mesmo tempo, não podemos deixá-lo ser dominado pelo sedentarismo. É preciso equilíbrio para unir as duas coisas.

E isto também é válido para as rotinas: não mude a rotina do cão idoso com frequências muito altas. Mudar faz bem para a mente deles. Mas não o tempo todo. Por isso, crie rotinas bem estabelecidas para que eles possam se condicionar e entender que está tudo bem ao seu redor. Lembre-se sempre que seu cão idoso possui necessidades específicas de comportamento e convívio. Passar dos limites nunca será a melhor das opções, ok?

Cuide do seu cãozinho idoso e ajude ele a criar novos hábitos incríveis. Mas, faça isso com calma e paciência.