Existe alguma coisa mais fofa, mais amorosa e mais companheira do que um cão? Nós, amantes destes animais, sabemos bem que eles são tudo isso e muito mais. Veja os cães levam alegria para hospitais.

Pensando nesse lado dos cães, uma Universidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, criou o projeto “Cão Terapeuta”, coordenado pelo professor Diogo Gomes da Silva, do curso de veterinária, que já utilizava cachorros em suas aulas.

O projeto Cão Terapeuta é feito por estudantes voluntários. (Foto: Reprodução / G1 / Globo Repórter)

Os próprios cachorros de Diogo o ajudavam durante suas aulas, para mostrar na prática o que os alunos aprendem ali na teoria.

“Os alunos ficam mais motivados, eles começam a perguntar sobre questões da rotina dos cães, como que a gente treina os cães, como são os cuidados, até que dieta você dá para os seus cachorros”, explicou o professor Diogo.

Cães levam alegria para hospitais

Com o projeto Cão Terapeuta, os cachorros saíram das salas de aula e foram ajudar mais gente.

As crianças se divertem bastante com os cães. (Foto: Reprodução / G1 / Globo Repórter)

Agora, os cachorros são levados a hospitais infantis e casas de idosos onde visitam quem está em tratamento e precisando tanto de alegria e um carinho especial.

Os cães que participam do projeto, todos muito tranquilos e dóceis, são de próprios alunos da Universidade, que fazer parte da ação como voluntários.

Os cães são levados no colo para que cheguem no hospital sempre limpinhos e não sujem as patinhas na rua. (Foto: Reprodução / G1 / Globo Repórter)

Antes de serem levados até as instituições, os cachorros são examinados, tomam banho e vão carregados no colo até chegarem aos braços de quem estão indo visitar, um cuidado especial para que eles não sujem suas patinhas na rua.

Tanto as crianças quanto os idosos adoram os momentos que passam com os animais, que deixam o ambiente mais leve e alegre e ocupam o espaço triste que a falta de visita deixa nos corações dos que vivem em casas de idosos.

Os idosos ficam mais felizes e voltam a sorrir quando estão com os cachorros. (Foto: Reprodução / G1 / Globo Repórter)

Os cães fazem as crianças esquecerem que estão em tratamento no hospital e os idosos deixarem de se sentir tão solitários. Todos eles voltam a sorrir e a ter um brilho nos olhos quando estão na companhia dos cachorros do projeto.

O amor e o carinho que os cães têm para dar fazem bem para todos.

Fonte: G1