Você conhece os principais sinais de que o gato tem problemas urinários? É importante conhecê-los. Os problemas urinários podem atingir os gatinhos por diversas causas diferentes, a principal delas é o consumo de água em baixo níveis.
É sabido que os gatinhos não consomem tanta água quanto deveriam, o que pode ocasionar problemas urinários bem graves. Portanto, é importante conhecer os sinais de que o gato tem problemas urinários para poder saber como agir.
Assim sendo, o Portal do Dog vai te contar quais são esses sinais. Continue lendo para conferir!
5 sinais de que o gato tem problemas urinários
É bem mais comum do que você imagina um gatinho apresentar algum problema urinário, em qualquer fase da vida. Os bichanos não são animais que consomem tanta água quanto deveriam. Na verdade, eles consomem bem menos do que o normal.
Por consumirem pouca água, é bem comum que eles desenvolvam alguns problemas urinários.
Vale mencionar aqui que quem já teve algum problema urinário deve saber o quão é desconfortável e doloroso passar por isso, não é mesmo? Agora, imagine só como deve ser difícil para um gatinho ter um problema urinário e não poder se tratar imediatamente.
Nós, seres humanos, quando temos algum problema urinário, buscamos logo um tratamento. Já os gatinhos não podem fazer isso, eles dependem de seus tutores para conseguir um tratamento.
Portanto, à medida que os sinais de problemas urinários começam a surgir no bichano, ele começa a passar por uma situação bem complicada. Os problemas urinários são muito dolorosos e desconfortáveis, são inquietantes e, se não tratados com a rapidez necessária, podem evoluir rapidamente para algo mais grave.
Por isso, identificar com antecedência os sinais de que o gato tem problemas urinários pode ser de grande ajuda para garantir o máximo de saúde e bem-estar possível para o bichano.
Veja mais: Cachorro vira-lata é mais saudável? Verdade ou mito?
Quando ignoramos os sinais e não cuidamos deles com a urgência necessária, eles podem se agravar e piorar a condição de saúde do seu pet. Sendo assim, tenha em mente que, à medida que o gatinho adoece, ele vai apresentando sinais bem claros de que algo está errado, você deve ficar atento.
Assim sendo, veja abaixo os sinais de que o gato tem problemas urinários. É importante conhecê-los para dar auxílio para o bichano o quanto antes:
1. Urinar fora da caixa de areia
Os gatos são animais bem higiênicos e preferem realizar suas necessidades fisiológicas na areia. Quando estão com algum problema urinário, é bem comum que ele faça xixi em locais diferentes.
Então, um dos sinais de que o gato tem problemas urinários é o xixi fora do local adequado. Essa mudança no comportamento do gato se dá pelo fato de que muitas vezes, por conta do problema urinário, ele não consegue esperar chegar até a caixa de areia para urinar, então faz isso fora dela.
É bem comum que ele faça um pouco de xixi em diversos cantos da casa, pois sua bexiga não vai suportar segurar o xixi por muito tempo.
Então, se você notar que que o gato está urinando fora da caixa de areia, urina com mais frequência e em pouco volume, esses podem ser claros sinais de que ele não está bem.
2. Esforço para urinar
Outro sinal muito claro que pode significar que o gato está com problemas urinários é o esforço para urinar. Muitas vezes, os problemas urinários se mostram de diversas formas diferentes. O gato pode sentir dor ao urinar ou nem ao menos conseguir urinar.
Mesmo sem conseguir urinar, ainda existe líquido presente na urina, ele sente isso e isso vai incomodá-lo. Então, o instinto do gatinho vai ser fazer esforço para conseguir urinar, pois muito provavelmente ele estará sentindo dor.
Esse esforço para urinar ocorre porque o gato não está conseguindo colocar para fora toda urina que está presa em sua bexiga.
Portanto, se você notar esse comportamento, é de extrema importância que você leve seu bichano ao veterinário.
Veja mais: Tudo que você precisa saber sobre a raça Staffordshire Bull Terrier
3. Urina com sangue
Doenças no trato urinário podem causar inúmeros problemas diferentes no corpo do seu gatinho. O gato pode se esforçar tanto para fazer xixi que acaba se machucando, ele também pode sentir muita dor.
Quando os problemas urinários estão avançando demais, é possível observar mudanças na urina. Uma dessas mudanças e que é considerada um dos sinais de que o gato tem problemas urinários é a urina com sangue.
O sangue na urina significa que o seu gato não está nada bem e que seu trato urinário precisa de atenção.
Inflamações, tumores e infecções na região do trato urinário podem estar causando esse sangramento. É preciso investigar.
4. Lambedura excessiva da área genital
Os gatinhos se cuidam muito bem, são muito higiênicos e realizam seu banho se lambendo para garantir a limpeza em seu corpo. É bem comum que o gato realize a lambedura na área genital para limpá-la, porém, se essa lambedura for excessiva, pode ser que o bichano esteja com algum incômodo.
Quando estão com algum problema urinário, os gatos podem sentir dor e muito desconforto na região genital, por isso, acabam se lambendo a fim de diminuir esse incômodo.
É importante ficar atento a esse comportamento, já que a lambedura excessiva está associada a possíveis problemas urinários.
Leia mais: Conheça as 6 principais raças de cães da Noruega
5. Mudanças no comportamento
É comum que qualquer um de nós, pessoas ou animais, se sintam mais desconfortáveis e irritados quando estamos sentindo algum tipo de dor ou incômodo.
Então, quando os bichanos estão com problemas urinários, é normal que eles fiquem mais irritados, mais ariscos, mais ansiosos e muito estressados. Não é nada fácil sentir dores e desconforto e não poder fazer nada para se ajudar, então, a mudança no comportamento é bem comum de acontecer nesses casos.
Se você notar essas mudanças no comportamento do seu gato associado a outros sinais de problemas problemas urinários, não hesite em procurar ajuda médica.
Busque orientação de um veterinário
Agora que você já conhece os sinais de que o gato tem problemas urinários saiba que o passo mais importante a se dar é procurar um médico veterinário para cuidar do seu gatinho. Não deixe que a situação se estenda demais, cuide do seu bichano o quanto antes.
Afinal, como mencionamos no decorrer deste conteúdo, o tempo é muito precioso nesses casos, já que os problemas urinários podem se tornar graves e até mesmo fatais para o seu bichano. Então, nada de esperar para ver se a situação melhora, hein?
Além disso, nunca automedique o seu gato, pois isso pode piorar a situação, afetando a imunidade do animal e também causando algum tipo de intoxicação que pode prejudicar a sua saúde. Cuidado!
Veja também: O que é pet friendly? Entenda o significado por trás desse termo