Existem muitos sons que os gatos não gostam. Sons estes que os bichanos se incomodam muito.
Isso porque, os gatos são animais que possuem uma audição muito sensível. Essa audição colabora para que eles sejam bons caçadores, pois escutam melhor suas presas.
Por terem uma boa audição, qualquer barulhinho, por menor que seja, acaba incomodando muito ele. Também, os barulhos estrondosos e muito altos incomodam ainda mais o bichano, pois eles o escutam mais intensamente do que nós seres humanos.
Tendo isso em mente, confira mais este guia do Portal do Dog e vamos juntos conhecer os sons que os gatos não gostam.
6 sons que os gatos não gostam
Quem tem um gatinho em casa, com certeza já deve ter percebido que eles possuem uma excelente audição. Os gatos têm um ouvido muito sensível e conseguem escutar os mais diversos sons, por mais baixos que forem.
Eles possuem uma maior sensibilidade em sua audição e por conta disso eles são ótimos caçadores. Assim, os gatos podem perceber desde os barulhos mais sensíveis, até os barulhos mais altos com mais intensidade – e são esses barulhos altos que mais incomodam eles.
Você já deve ter visto o seu gatinho de orelha em pé e atento e, com isso, deve ter se perguntado o motivo dele estar assim. Os gatos fazem isso quando escutam um barulho diferente e ficam logo em alerta, faz parte do instinto deles.
Os sons, no geral, podem incomodar muito os gatinhos, por isso, em casa, devemos evitar barulhos que possam causar desconforto.
É claro que nem sempre vamos conseguir evitar que os barulhos incomodem os gatos, ainda mais os sons externos.
Veja mais: Anestesia em cães idosos é seguro?
Entretanto, é interessante que você conheça os sons que os gatos não gostam para evitá-los em casa ou preparar seu gato, caso, fora de casa, algum desses barulhos venha acontecer. Portanto, continue lendo para conhecer os sons que os gatos não gostam. Veja-os abaixo:
1. Sons altos e repentinos
Entre os sons que os gatos não gostam, o mais comum são os sons altos ou repentinos. Assim sendo, músicas muito altas e que começam a tocar repentinamente é um ótimo exemplo.
Esse tipo de barulho assusta muito os gatinhos, já que eles possuem o ouvido muito sensível.
Se possível, é interessante que você evite esse tipo de barulho dentro de casa. Se quiser ouvir um som alto, prefira acostumar primeiro o gato com o som antes de aumentar, ou o deixe em outro cômodo, reduzindo o ruído.
Isso pode ajudar muito com que seu gato não se assuste com os barulhos altos e repentinos.
Além de sons de música alta, outros barulhos também podem incomodar muito os gatinhos, como porta batendo forte, gritos de pessoas, latidos de cachorros e muito mais.
Nem sempre vamos conseguir evitar esse tipo de barulho para proteger nosso gato. Mas, dentro de casa, você pode tentar ao máximo evitá-los para que seu gato se sinta melhor, beleza?
2. Aspirador de pó
Se você utiliza aspirador de pó em casa, ainda mais os modelos mais antigos, deve saber como eles fazem muito barulho.
Os aspiradores, normalmente, possuem um barulho muito alto e desagradável. E ainda, quando ligamos, esse barulho começa repentinamente.
Esse ruído é algo que pode incomodar muito os bichanos e eles não gostam nenhum pouquinho.
Assim que pegarmos o aspirador de pó barulhento, o gato poderá se assustar no mesmo momento.
Ele pode se assustar ainda mais caso ele esteja em seu momento mais sensível e vulnerável, que é o momento do sono.
Portanto, o interessante é que você prefira aspiradores de pó que não façam tanto barulho, prefira aqueles que são mais silenciosos e que não vão assustar ou incomodar o seu gatinho.
Outra dica é colocar seu pet em um quartinho mais isolado enquanto limpa a casa, para evitar que ele seja exposto constantemente ao som alto.
Veja mais: O que você precisa saber sobre comida caseira para gatos
3. Rangido de móveis
Outro som que os gatos não gostam é o som do rangido dos móveis, esse barulho irrita muito eles.
Móveis como sofás, camas e portas de armários acabam fazendo um barulho bem irritante, até nós seres humanos não gostamos.
É comum que os móveis mais velhos fazem esse barulho todo, e esse som incomoda muito o gatinho, pois ele vai ouvir os rangidos dos móveis com muito mais intensidade do que nós.
E por serem mais sensíveis, eles acabam se estressando muito com esses barulhos.
Esse tipo de som nem sempre vamos conseguir arrumar para não incomodar o gato, porém, se possível, tente fazer algo para que o barulho seja o mais baixo possível.
4. Buzinas e alarmes de carros
As buzinas e os alarmes de carros são barulhos que assustam a qualquer um, não é mesmo? Eles são bem repentinos e incomodam demais se não forem desligados logo.
Como te falamos anteriormente, os gatos não gostam de barulhos repentinos e se incomodam com eles.
Portanto, quando um alarme disparar perto da sua casa, tente levar o gato para um local tranquilo, para que o barulho não o incomode tanto.
Faça o mesmo com os barulhos repetitivos de buzina, já que não podemos pará-las, só esperar passar, é legal proteger o gatinho do estresse que é ficar ouvindo esse barulho irritante.
Veja mais: Como Evitar brigas entre Cães da Mesma Casa?
5. Secador de cabelo
Secadores de cabelo também produzem um barulho muito chato, assim como os aspiradores de pó, e os modelos mais antigos fazem bem mais barulhos que os atuais.
Esses são os sons que os gatos não gostam e os irritam muito, justamente porque acontecem tão repentinamente que os gatos acabam se assustando.
Portanto, se você possui um secador de cabelo barulhento, tente utilizá-lo longe do gatinho para que o barulho não o incomode.
6. Sons de talheres
Você sabia que os gatos podem se incomodar até mesmo com os sons de talheres batendo, seja entre si ou no prato? Sim, esse som agudo e estridente pode causar muito incômodo no seu amigo peludo.
Por isso, quando você estiver guardando a louça que lavou, guarde com delicadeza, para evitar esse som alto. Cuide para não deixar os talheres caírem no chão, e evite batê-los nos pratos e panelas.
Assim, é possível manter um maior conforto auditivo para o seu amiguinho peludo. Pense nisso.
Os sons que os gatos não gostam são inúmeros, já que eles são animais que possuem uma audição muito sensível. Se possível evite alguns deles perto demais do bichano.
Leia mais: Por que o meu gato me segue em casa?