Sabemos que conseguir acalmar uma gata no cio pode ser bem desafiador, especialmente quando se tem uma gatinha passando por essa fase pela primeira vez.
Porém, isso não quer dizer que seja impossível. Há boas práticas que podemos considerar para aumentar o conforto e o bem-estar da nossa gatinha.
Quer saber quais são? Neste guia do Portal do Dog, apresentamos ideias que podem te ajudar. Confira!
Como acalmar uma gata no cio?
Apesar de não haver uma fórmula mágica para acalmar uma gata no cio, existem boas práticas que podem te ajudar a fazer com que a sua amiga fique mais tranquila.
Estar atento a essas práticas é muito importante, já que a gatinha pode estar mais sensível nessa fase e precisando ainda mais do seu tutor.
Se você deseja oferecer mais conforto para ela, veja a lista de ideias que separamos para você:
1. Crie um ambiente silencioso para ela
A primeira coisa que podemos fazer para acalmar uma gata no cio é criar um ambiente, em casa, onde ela possa ficar bem tranquila, sem aquele excesso de estímulos.
Um ambiente silencioso e bem confortável fará com que a sua gatinha fique menos agitada com tudo o que vem sentindo.
Afinal, ela não sabe exatamente o que está se passando no seu corpinho, e isso pode estressá-la. Logo, oferecer um ambiente mais calmo e silencioso é uma medida bem importante.
Você pode criar um cantinho na sua casa, ou mesmo separar um cômodo para esse objetivo.
Veja mais: 8 brincadeiras para cachorro filhote (que são seguras)
2. Brinque com a gata quando possível
Brincar bastante com a sua gatinha também é uma boa ideia, sabia? Isso porque, ela passará a gastar mais energia ao longo do dia, o que pode proporcionar um descanso mais equilibrado no fim da tarde.
Além disso, as brincadeiras e as atividades físicas, no geral, podem proporcionar sensação de bem-estar na gatinha, o que pode deixá-la mais tranquila e menos ansiosa.
Claro que você não precisa cansar a sua gatinha a ponto de levá-la à exaustão, pois a ideia aqui é fazer com que ela gaste energia e se divirta, podendo ficar mais calminha depois, ok?
3. Mantenha a gatinha em um quarto
Às vezes, manter a gata em um quarto mais fechadinho, sem que ela possa sair de dentro de casa, também é uma forma de acalmar uma gata no cio.
Isso porque, instintivamente, a gatinha pode querer sair de dentro de casa para encontrar um par para copular. Logo, se ela ficar em um cômodo com tudo o que ela precisa, como comida, caixa de areia, água, carinho e brinquedinhos, poderá ficar muito mais tranquila.
Obviamente, você não precisa trancar a sua gata e isolá-la por completo, sem nenhum contato com a família, até porque, o contato com os tutores pode ajudá-la a se sentir melhor, já que ela fica mais carente.
Porém, deixá-la mais tranquila, em um ambiente controlado e limitado, tende a ser mais interessante. Experimente e veja como isso pode ajudá-la a se acalmar.
Veja mais: Como adaptar cachorro em apartamento
4. Reduza os estímulos visuais no ambiente
Assim como é importante que você mantenha a gatinha em um local mais silencioso, considere reduzir também o excesso de estímulos visuais no ambiente.
Por exemplo, se o cômodo tem uma janela muito grande, considere colocar uma cortina blecaute que permita que a gatinha não fique tão empolgada com o que acontece do lado de fora.
Ela precisa de um ambiente mais calminho, depois de brincar e gastar energia com você, para poder descansar e relaxar. E como ela está mais sensível, qualquer estímulo a mais, inclusive visual, pode acabar causando algum efeito estressante nela.
Entretanto, não precisa deixar a gatinha em um quarto completamente escuro e sem nada para ela fazer, claro. Você pode permitir que ela tenha acesso a brinquedinhos, por exemplo, desde que ofereça um lugar calmo para descanso.
5. Dê carinho e atenção para a gata
A sua gata está muito mais carente do que o normal quando entra no cio, e isso é inegável. Logo, é natural que ela queira mais atenção dos seus tutores, por conta de tudo que ela começa a sentir nessa fase.
Assim sendo, uma das formas de acalmar uma gata no cio é justamente dando mais atenção para ela. Mimar um pouquinho mais a sua gatinha pode ser uma boa ideia.
Você pode fazer carinho, elogiar sua gatinha e passar mais tempo com ela, para que se sinta segura e menos estressada com todas as sensações que estão afetando o seu corpinho ao longo do dia.
Depois desse momento, vocês podem brincar juntos, como comentamos, para ela gastar energia. E então, depois disso tudo, ela poderá ficar mais calminha em um quarto mais reservado, descansando.
Veja mais: 10 Melhores raças de cães para abraçar
6. Crie momentos de relaxamento, como escovação dos pelos
A gatinha precisa de momentos de relaxamento para se sentir mais tranquila e confortável também. E uma forma de fazer isso é com massagens ou com a escovação dos pelos.
Se a sua gatinha gosta desse tipo de interação mais relaxante, você poderá colocar isso em prática para que ela sinta mais conforto.
Lembrando que o ambiente deve ser tranquilo nesses momentos, sem que muitas pessoas entrem e saiam do cômodo, para que ela não fique muito estressada com toda a situação que vem acontecendo.
7. Considere o uso de catnip
O catnip também pode ajudar a sua gatinha nesses momentos tão importantes. Isso porque, essa erva do gato é capaz de proporcionar sensações de bem-estar e relaxamento para os felinos.
Entretanto, é bom lembrarmos que nem todos os gatos interagem com o catnip. Embora seja mais raro, há bichanos que não dão muita atenção para o cheirinho dessa erva.
Ainda assim, você pode testar e ver se a sua gatinha gosta e se sente melhor com esse tipo de exposição. Se sim, poderá ser uma boa opção.
Nesse caso, converse com o veterinário para saber quanto catnip oferecer para a sua gatinha, de modo a promover efeitos interessantes e agradáveis nela.
Assim, a quantidade ideal poderá acalmar uma gata no cio de forma mais efetiva.
Esperamos que este guia possa te ajudar com essa missão tão importante. Até porque, só quem já conviveu com uma gatinha no cio sabe o quanto essa situação pode ser desafiadora.
Para mais conteúdos de dicas sobre pets, continue nos acompanhando!
Veja mais: Veterinários revelam quais são as 6 raças de gatos mais carinhosas