Como criar espaço seguro para gatos em áreas externas?

Para criar espaço seguro para gatos em áreas externas, alguns cuidados importantes devem ser levados em conta.

Como o gatinho estará tendo contato com o mundo externo, é importante que esses cuidados sejam realmente aplicados, para proteger o pet de acidentes e outros problemas.

Neste guia do Portal do Dog, reunimos algumas dicas que podem te ajudar com esse objetivo importante. Não deixe de conferir!

criar espaço seguro para gatos em áreas externas
Gato no meio das folhas. Foto: Canva.

Como criar espaço seguro para gatos em áreas externas?

Na hora de criar espaço seguro para gatos em áreas externas, podemos considerar alguns pontos bem simples, mas que exigem atenção.

A seguir, descrevemos os principais, para que você possa criar um ambiente super agradável para o seu pet.

Afinal, sabemos que os gatinhos amam ter contato com a natureza e pegar aquele solzinho ao longo do dia, e nada melhor do que oferecer uma área externa para isso, não é mesmo?

Mas para que essa aventura não se transforme em um problemão, devemos considerar alguns pontos como:

1. Instale telas de proteção

Infelizmente, é muito perigoso deixar os gatinhos soltos ao ar livre sem nenhum tipo de limitação. Isto é, apenas deixar o gato andar onde quiser pode não ser a melhor alternativa.

Já que ele pode se envolver com brigas com outros animais, ou até mesmo se perder na vizinhança. Além de, claro, sofrer acidentes como atropelamento, envenenamento, entre outros.

Sendo assim, a dica número um para criar espaço seguro para gatos em áreas externas é instalar telas de proteção para o pet.

Você pode fazer uma verdadeira “casinha” para o seu gato, delimitando toda essa área com telas específicas para pets. É basicamente um viveiro, podemos dizer assim, só que pensado para os bichanos.

Dessa forma, por mais que ele esteja ao ar livre, ele não irá se perder ou correr o risco de ir para onde não deve, concorda?

Veja mais: 10 Melhores raças de cães para abraçar

criar espaço seguro para gatos em áreas externas
Gato sentado no quintal. Foto: Canva.

2. Analise as plantas que há no ambiente

Dentro da área que você irá delimitar para o gatinho passear, considere analisar quais são as plantas que há nesse ambiente.

Algumas plantas, como a Comigo-ninguém-pode, são tóxicas para os pets, inclusive para os gatos. Portanto, é importante removê-las do ambiente para garantir que não vão ser consumidas pelo animal.

Se o gatinho comer esse tipo de planta, pode ter uma intoxicação, desde leve até mais grave. Logo, é um risco que não se deve correr à toa, concorda?

3. Crie áreas de sombra na área com telas

Além de fazer essa espécie de viveiro que comentamos, com as telas delimitando onde o gatinho vai poder passear e brincar ao ar livre, lembre-se de que o seu amigo peludo também precisa de uma área com sombra.

Você pode fazer casinhas, toquinhas, entre outras opções, desde que esses espaços sejam do tamanho adequado para abrigar confortavelmente o gato.

Além do tamanho, avalie também se essas áreas são realmente refrescantes e confortáveis, para não acabar expondo o gato a altas temperaturas. Nunca o deixe em um ambiente extremamente quente sem proteção e sem água!

Inclusive, nessas áreas de sombra você pode disponibilizar água fresca e limpa, além de comidinhas que o seu gatinho gosta, para que ele curta esse momento ao ar livre sem nenhuma intercorrência.

Veja mais: Veterinária dá 7 dicas para fazer seu gato beber mais água

criar espaço seguro para gatos em áreas externas
Gatos ao ar livre. Foto: Canva.

4. Certifique-se de que não há insetos que possam causar problemas

Infelizmente, existem alguns insetos que podem causar muitos problemas para os nossos gatos, não é mesmo?

As aranhas venenosas, escorpiões… Além deles, há também os carrapatos, e até mesmo as pulgas.

Tudo isso deve ser evitado na hora de criar espaço seguro para gatos em áreas externas. Devemos nos certificar de que o ambiente não tem esse tipo de praga, para que seja realmente possível deixar o gato ao ar livre com segurança e conforto.

Se houver necessidade, pode-se tratar o ambiente antes de criar o espaço no qual o gatinho ficará na área externa. É possível aplicar remédios que eliminam as pragas que citamos acima, protegendo o pet.

Mas lembre-se de fazer essa limpeza com produtos que não causam danos aos animais de estimação, e não com qualquer tipo de veneno ou algo do tipo, combinado?

Na dúvida, converse sempre com um veterinário.

5. Cuidado com os produtos de jardinagem

Assim como os produtos usados para eliminar pragas podem causar efeitos colaterais nos pets, quando não escolhidos e usados com cuidado, os produtos de jardinagem também podem.

Então, se você usa veneno para combater ervas daninhas, ou ainda, aplica alguns tipos de pesticidas nas suas plantas, cuidado! Não deixe que o seu gato tenha contato com esse tipo de plantinha.

O ideal é que a área delimitada para o gato jamais o permita de ter contato com esse tipo de planta. E lembre-se também de que, em se tratando de veneno aplicado no solo, ele pode se espalhar por uma área maior da que foi aplicado.

Sendo assim, se você aplica veneno no quintal, ele pode se espalhar por tudo, por isso, deve-se evitar que o gatinho tenha contato com esse solo. Às vezes, a solução é fazer um deck para o pet, dentro da área delimitada.

Veja mais: Castrar seu cão deixa ele mais calmo? Verdade ou Mito?

criar espaço seguro para gatos em áreas externas
Gato tomando sol no quintal. Foto: Canva.

6. Crie áreas seguras para o gato se esconder

Por fim, lembre-se de criar áreas seguras e no alto para o seu gato se esconder. Assim, quando ele se sentir ameaçado de alguma forma, poderá subir nessas casinhas ou toquinhas e se esconder.

Esse tipo de cuidado na hora de criar espaço seguro para gatos em áreas externas faz toda a diferença. Primeiro, porque pode protegê-lo de um cachorro invasor, por exemplo.

Segundo, porque promove mais segurança emocional para o seu gatinho, já que os bichanos precisam desses esconderijos para se sentirem mais tranquilos e menos ansiosos.

Considere conversar com um veterinário

Além de considerar todas essas dicas que comentamos neste guia para criar espaço seguro para gatos em áreas externas, lembre-se de conversar com um veterinário.

Somente ele poderá dar dicas personalizadas para o seu gatinho, oferecendo sugestões baseadas, inclusive, no estilo de vida que você tem na sua casa.

Dessa maneira, será mais fácil proteger o seu amigo peludo, ao mesmo tempo em que oferece para ele um ambiente super incrível pra se divertir e relaxar ao longo do dia.

Considere essa possibilidade e boa construção!

Veja agora: Cuidados essenciais no primeiro ano de vida do seu filhote

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Ex-tutora exige devolução do pet adotado por Beatriz Andiara; entenda
Adoções informais de animais, como no caso do gato Fred, podem gerar conflitos quando não há registros claros de tutela....
Cachorro-do-mato é resgatado com ferimentos e recebe tratamento veterinário
Um cachorro-do-mato ferido foi resgatado em Brasília por uma equipe especializada. O animal recebeu atendimento e será reintegrado à natureza....
Você sabia? Cachorros podem estimular o desenvolvimento de crianças
Ter um cachorro pode estimular o desenvolvimento infantil em diversos aspectos. A convivência com o animal ajuda no fortalecimento da...
Img de rastreio

Localize algo no site!