Conseguir evitar que o gato destrua plantas da casa é realmente um desafio para os tutores, não é mesmo?
Muitos gatinhos amam cavar nos potes de plantas, e também amam comer as folhas, o que pode fazer com que fique praticamente impossível fazer um jardim de inverno, por exemplo.
Mas, calma! Existem medidas que podem ser úteis nesse caso. Embora cada pet seja único, ainda assim podemos testar algumas alternativas que costumam funcionar. Quer saber quais são?
Acompanhe este guia do Portal do Dog e venha com a gente saber mais!

Como evitar que o gato destrua plantas da casa?
Apesar de não haver uma receita infalível para evitar que o gato destrua plantas da casa, ainda assim há algumas práticas que podemos considerar para reduzir esse comportamento do bichano.
Lembrando que, aqui, não vamos dizer para você punir o gatinho, ok? A punição não é uma boa ideia. Ela pode não trazer o efeito que você quer, e ainda causar traumas e problemas emocionais no seu amigo de quatro patas.
Então, nada de gritar ou algo nesse sentido, ok? Vamos sempre apostar em medidas que são amigáveis, como as que descrevemos a seguir.
Assim, será mais tranquilo ajudar o pet a entender que ele não pode mexer na plantinha. Vamos lá!
1. Ofereça plantas seguras e em abundância
A primeira coisa que podemos avaliar, quando o objetivo é evitar que o gato destrua plantas da casa, é se o nosso amiguinho está tendo acesso a plantinhas como ele gostaria.
Às vezes, o gato tenta comer as suas plantas dentro de casa porque não há nenhuma outra que ele possa comer. Afinal, os gatos gostam de alguns tipos de graminha – que fazem muito bem a eles.
Então, por que não oferecer plantinhas seguras pela casa? Você pode fazer a clássica graminha de milho, por exemplo, e colocar um pote em cada cômodo da sua casa.
Essa abundância e acessibilidade pode fazer com que o gato perca o interesse nas outras plantas, já que ele sempre terá uma opção que gosta disponível. Pense nisso!
Veja nosso artigo: Grama para gato: Como fazer e benefícios
2. Use “repelentes” naturais
Sabemos que os nossos amigos bichanos são bem sensíveis a alguns tipos de cheiros e estímulos. Por isso, muitos cheirinhos são usados como repelente natural.
Por exemplo, os gatos dificilmente gostam de frutas cítricas, como laranja e limão. Quando eles sentem o cheiro dessas plantas, podem acabar se sentindo desconfortáveis, afastando-se do local.
É por isso que, para evitar que o gato destrua plantas da casa, colocar alguns repelentes naturais no pote pode ser uma boa ideia.
Para isso, experimente borrifar água com um pouquinho de limão no pote, ou mesmo cobrir a terra com cascas de laranja, tangerina ou limão.
Tudo isso pode fazer com que o gatinho acabe perdendo o interesse na planta, já que o aspecto cítrico é algo que eles não gostam.
Entretanto, nada de borrifar isso no gatinho, hein? Estamos falando de colocar no pote, para afastar, e não aplicar no gato como castigo.
3. Proteja as plantas com barreiras físicas
As barreiras físicas também podem ser uma alternativa para evitar que o gato destrua plantas da casa. Até porque, sabemos que alguns gatinhos são muito sapecas, e que podem ignorar completamente as outras dicas que mencionamos.
Nesses casos, usar telas de proteção nas plantas pode ajudar. Talvez não seja a solução mais esteticamente interessante que você gostaria, porém, pode funcionar melhor do que outras.
Entretanto, dependendo do nível de bagunça do seu amigo bichano, a tela deverá ser bem reforçada para que ele não a veja como um desafio divertido para chegar à planta, hein?
Ou seja, é importante fazer uma tela que seja forte e segura, pois pode ser que o gatinho tente rasgá-la a todo custo para chegar na planta. Então, avalie sempre as nossas dicas com base no bichano que você tem em casa, para adaptar cada dica da melhor forma possível.
Veja mais: Tudo que você precisa saber sobre a raça Staffordshire Bull Terrier
4. Tire as plantas do alcance do pet
Outra forma de evitar que o gato destrua plantas da casa, é, simplesmente, tirando as plantas do alcance do pet.
Optar por plantas pendentes, ou colocá-las em prateleiras que o gatinho não tem acesso pode ser uma solução.
Entretanto, aqui é importante ter um outro cuidado: não crie armadilhas.
Sabemos que você não irá, propositalmente, criar uma armadilha para o seu gato. Mas, se você colocar uma planta que ele ama mexer em uma prateleira alta, mas que pode ser alcançada com um pulo, há grandes chances de ele pular lá.
E se a prateleira não está pronta para suportar esse tipo de peso, então é melhor não escolhê-la como um bom local para as plantinhas, concorda?
Sempre avalie se o local escolhido não é ainda mais perigoso para o pet e se não fará com que ele, além de estragar a planta, também derrube muitas outras coisas ao tentar alcançá-la.
Afinal, nossos amiguinhos bichanos são bem sapecas e podem adorar o desafio de ir atrás da plantinha.
5. Enriqueça o ambiente do pet
Outro ponto que podemos considerar, para evitar que o gato destrua plantas da casa, é o de enriquecer todo o ambiente do gato.
Às vezes, o gatinho está se interessando tanto pelas plantas que você tem na sua casa por um único motivo: ele está entediado e não tem muito o que fazer ao longo do dia.
Então, ele pode acabar procurando as plantinhas como uma forma de se distrair, desestressar e reduzir a ansiedade ao long do dia.
Em contrapartida, se ele tiver um bom enriquecimento ambiental onde ele mora, terá mais entretenimento ao longo do dia e poderá se interessar menos pela atividade de comer e cavar as plantinhas.
Sendo assim, apostar na gatificação do espaço pode ser outra medida bem interessante para evitar que o gato destrua plantas da casa.
Veja algumas dicas: Como fazer gatificação em casa: Passo a passo
Nunca deixe plantas tóxicas perto do pet
Agora que você já viu as nossas dicas de como evitar que o gato destrua plantas da casa, queremos destacar um ponto importante: nunca tenha plantas tóxicas perto do pet.
Por mais que você até consiga ensinar ele que mexer nas plantinhas é algo ruim, ainda assim corre-se o risco de ele se contaminar.
Então, se for para ter plantas tóxicas, só tenha em ambientes nos quais o pet nunca entra. Caso contrário, você poderá colocar a vida do seu amigo peludo em risco.
Não vale a pena, concorda? Portanto, além de ensinar seu amiguinho a não mexer nas plantas, não cultive opções tóxicas perto dele. A segurança, nesses casos, sempre deve vir em primeiro lugar.
Pois por mais que ele possa se acostumar com a ideia de não mexer, os gatinhos são curiosos por natureza e, de uma hora para outra, ele pode voltar a dar aquela mordiscada na planta. E se ela for tóxica, poderá causar um problemão.
Na dúvida sobre quais plantas são seguras? Sempre converse com o veterinário do seu gatinho.
Até mais!
Veja agora: Por que o meu gato me segue em casa?