O Boxer é de uma raça para se manter dentro de casa. Por causa do seu focinho curto e por ter pouco pelo, torna-se inadequado para viver ao ar livre, embora goste muito de brincar no quintal.
Boxers amam jogar. Para manter seus músculos tonificados e satisfazer a sua necessidade de exercício , o plano é jogar com eles ou andar pelo menos duas vezes por dia durante meia hora. Suprindo suas necessidades de exercício diário é a melhor maneira de garantir o bom comportamento.
Treinamento é essencial para o Boxer. Ele é tão grande e forte que ele pode acidentalmente ferir as pessoas se ele não aprender a controlar suas ações. O temperamento do Boxer desempenha um papel importante na sua treinabilidade. Para que ele leve a sério seu treinamento é preciso começando cedo e ser firme, mas usar métodos de treinamento de motivação positiva na forma de elogio, brincadeiras e recompensas de petiscos. Seja paciente e persistente. Seu Boxer vai, a qualquer momento, testá-lo se você vai deixa-lo se safar do treinamento para fazer qualquer outra coisa menos treinar, e ele vai “forçar a barra” para ver até onde você está disposto a ir. Antes de começar as aulas de treinamento, faça uma caminhada longa com ele e jogue com ele para poder acalmá-lo e perder energia. Ele vai se concentrar melhor.
O pelo do Boxer requer cuidados mínimos. Boxers são cães limpos e também são conhecidos pelo auto-higiene assim como os gatos fazem. Boxers podem perder um pouco de pelos, mas escovação semanal com uma escova de cerdas ou disco luva de borracha vai ajudar a manter o pelo sob controle. Você pode melhorar o brilho natural do pelo do seu Boxer, esfregando-o de cima para baixo de vez em quando com um pano de camurça. Se você decidir usar algum tipo lâmina para queda de pelo, ter cuidado ao usá-la ao redor das pernas do seu Boxer para que não machucá-lo. Banhe conforme necessário.
O Boxer de pelagem branca tem mais facilidade de sofrer queimaduras devido ao sol, o que pode aumentar a incidência de câncer de pele.
Outras necessidades incluem higiene bucal e cuidados com as unhas. Escovar os dentes do seu Boxer várias vezes por semana vai ajudar a remover o tártaro e bactérias. Diariamente é melhor se você quiser prevenir a doença periodontal.
Cortar as unhas uma vez ou duas vezes por mês. Se você pode ouvi-los batendo no chão, eles estão muito longas. Unhas curtas ajudam a manter as patas em boas condições e evitar as que suas pernas e braços fiquem arranhados quando seu Boxer todo entusiasmo saltar para cumprimentá-lo. Comece acostumando seu Boxer com escovação e cuidados rotineiros desde filhote.
Sempre verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, nos ouvidos, focinho, boca e olhos, e nas patas. Orelhas devem cheirar bem, sem muita cera, e os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.
A quantidade diária recomendada de ração é de 2 a 3 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições. Nunca coloque muita ração a ponto de ficar sobrando na vasilha do seu cão. Lembre também que a quantidade de ração pode variar conforme a estrutura física, quantidade de exercícios e metabolismo.