Tosa

Tosa

"Paciente, destemido e genioso"
Esse cão impressiona pela sua força e pelo ar digno.
Grupo 2

Informações Gerais

O maior cachorro de origem japonesa, o Tosa não é uma raça indicada para tutores caninos inexperientes. Mesmo sendo calmo, confiante e paciente, ele não é o cachorro mais fácil de se viver e precisa de adestramento firme, de preferência começando ainda quando filhote, principalmente para socializá-lo com outros cães, já que tem a tendência a ser dominante e particularmente agressivo com cachorros do mesmo sexo, e com estranhos, se mostrando desconfiado. Ele precisa de um líder que o guie com consistencia e confiança, mas nunca e sob nenhuma hipótese utilizando a força ou crueldade. O ideal é que ele seja exposto o quanto antes a pessoas e outros animais, dessa maneira evitando que ele se torne desconfiado.

Esse gigante geralmente responde bem ao adestramento com reforço positivo, em especial quando envolve técnicas como brincadeiras e comidas.

Cães da raça tosa são fisicamente grandes, pesando de 45 a 90 quilos, são destemidos e muito inteligentes. São perfeitos cães de guarda e protegem os membros de sua família.

O melhor cenário para um Tosa é com uma família em uma casa grande, com um grande jardim cercado que o permita correr. Como é uma raça bem territorialista, precisa aprender os limites de sua propriedade. O ideal é que ele viva dentro de casa com a família, porém com acesso ao quintal. Deixar um cachorro como o Tosa sozinho no quintal não só é cruel como pode ser potencialmente perigoso, gerando comportamentos agressivos e destrutivos.

Originalmente criado como um cão de combate no Japão entre os anos de 1868 e 1912, ele é o resultado do cruzamento de cães da raça Shikokus, Bull Terriers, Buldogues, Matifes, Dogues Alemães e São Bernardos e hoje adquiriu uma função mais de companhia.

O Tosa tem crânio largo, focinho moderadamente longo, mandíbulas poderosas e dentes fortes em tesoura. Seus pequenos olhos castanho-avermelhados têm olhar profundo. As orelhas, finas, caem contra a face. O pescoço é musculoso. A cauda atinge os jarretes. O pelo é curto, duro e denso.

Estatisticas

Mínimo
Máximo
Expectativa de vida
10
anos
12
anos
Altura
55
cm
60
cm
Peso
45
kg
90
kg
Preço de Venda
R$
0,00
R$
0,00

Caracteristicas

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Origem do Tosa:
Japão

Esse cão é de combate japonês foi criado entre 1868 e 1912 por criadores que cruzaram Shikokus com Bull Terriers, Bulsogues, Dogues Alemães e São Bernardos, para obter um cão impressionante, destinado a atuar em cima do ringue.

Seu aspecto nobre e imponente, assim como seu bom gênio, seduziram os japonses, em particular os amantes de brigas de cachorros e os membros de classes menos abastadas. Em outros lugares a raça é pouco difundida e bem rara de se encontrar.

Curiosidades sobre o Tosa

– Com um status no Japão que se assemelha ao de um lutador de sumô, o Tosa ainda é utilizado em cerimônias especiais;

– Infelizmente ainda é muito encontrar Tosa Inu envolvidos em rinhas caninas;

– Países que os cachorros da raça Tosa são proibidos ou banidos: Reino Unido, Austrália, Dinamarca, Hong Kong, Islândia, Israel, Malasia, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Singapura e Turquia;

– O governo da Malásia defendeu a proibição da raça em seu território afirmando que essa seria uma medida para diminuir o crescente número de rinhas que os envolviam, assim como os possíveis ataques contra outros humanos e crianças;

– É preciso uma autorização especial da corte britânica para tornar possível a importação de um Tosa Inu para o território;

– Costuma ser menor no Japão, adquirindo uma tamanho maior propositalmente buscado por tutores em países do ocidente;

– A raça foi desenvolvida como um híbrido de Shikoku-ken e de raças Ocidentais.

Cuidados e Bem Estar

A pelagem curta do Tosa é de fácil manutenção, entretanto, por seu um cachorro grande, sabe-se de antemão que o trabalho também será grande. Banho a cada mês, ou quando ele estiver sujo com um shampoo aprovado pelo veterinário e condicionador para dar mais vida a pelagem.

Para manter a pelagem em dia e saudável, escovação semanal é recomendada.

As dobrinhas em sua face devem ser limpadas com frequência para evitar infecções.

Cuidados básicos como escovação dentária diária, unhas cortadas são essenciais para a manutenção de sua saúde geral.

O ideal é que o tutor introduza o ritual da tosa, banho e cuidados com o corpo o quanto antes para que ele aceite mais tranquilamente.

Por ser um cachorro com bastante energia, deve ter sua dose diária de exercícios mantida religiosamente.

Aparência Física

Cão de tamanho grande com um porte imponente e construção robusta. Tem orelhas pendentes, pelagem curta, focinho quadrado e cauda também pendente e grossa na sua raiz.

Pelagem do Tosa

Curto, duro e denso.

Cor da pelagem

Vermelho, fulvo, abricó, preto e tigrado. Ligeiras marcas brancas no peito e
nas patas são permitidas.

Filhotes

É muito recomendado que o treinamento e adestramento do Tosa comece logo cedo quando o cachorro é ainda um filhote, afinal, esse mesmo filhotinho de apenas 10 quilos crescerá e se tornará em um gigante com muita força e determinação. Eles devem aprender logo cedo a reconhecer o que é normal e o que é de fato uma ameaça.

Como filhotes de outras raças, o Tosa pode ter a tendência de mastigar tudo que vê pela frente. Até que ele esteja maduro e mais adestrado, ele não deve ter acesso a todos os seus objetos.

Fotos do Tosa

Perguntas frequêntes

O Tosa pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?

Não, cachorros da raça Tosa não são recomendados para a vida em apartamento, já que são de porte grande e precisam de bastante espaço.

O Tosa é recomendado para crianças?

O Tosa pode ser bom para famílias, mas principalmente quando ele cresce desde cedo convivendo com as crianças. Brincadeiras mais pesadas devem ser evitadas, já que estas podem estimular seu instinto para briga. Crianças muito pequenas ou bebês podem ser facilmente esbarrados.

O Tosa pode ficar sozinho em casa?

Não é um cachorro que se recomenda ficar longos períodos de tempo sozinho.

O Tosa late muito?

Não é uma raça que late sem necessidade.

O Tosa solta muito pelo?

A pelagem curte de Tosa não solta muito pelo.

Notícias Relacionadas

Notícias e curiosidades para quem possui um Tosa
O caso do sequestro dos cães de Lady Gaga; Relembre tudo aqui!
O sequestro dos cães de Lady Gaga chocou o mundo em 2021. O crime envolveu tiros, prisões e uma longa...
Cão-Guia: Saiba Tudo Sobre o Assunto. Inclusão, Direitos e Desafios
Saiba tudo sobre o Dia Internacional do Cão-Guia, como funciona o treinamento, as leis de acessibilidade e os desafios enfrentados...
Cadela shih-tzu vai até pet shop tomar banho e volta grávida
Luna, uma shih-tzu de quatro anos, foi ao pet shop para banho e tosa, mas acabou acasalando com outro cão...
Img de rastreio

Localize algo no site!