Como saber se o criador do meu cachorro é confiável?

Se você escolheu comprar um cachorro de determinada raça, tome as devidas providências para garantir que o criador é sério e preocupado com o bem estar dos animais. Há criadores confiáveis no Brasil e é de sua responsabilidade pesquisar, visitar e escolher a opção que julgue mais segura.

Se por um acaso você comprar de uma fábrica de animais, comumente conhecida em inglês como Puppy Mill, local no qual os indivíduos não possuem a mínima preocupação com o que acontece com os cães e é de fato um abatedouro, com condições precárias e indignas, o seu dinheiro estará contribuindo para que esse tipo de indústria ilegal se prolongue.

cachorro que não presta atenção nos treinos
Cachorro que não presta atenção nos treinos – Foto: Freepik

Como saber se o criador do meu cachorro é confiável?

Primeiro, converse com o criador e vá conhecer pessoalmente as instalações do canil. Não confie só nos sites e nunca compre um cachorro em uma loja online. As imagens podem ser falsas e o suposto bem estar pode ser só uma ilusão. Peça referências de outras pessoas que já lidaram com o criador e veja sua reputação no mercado.

Peça informações sobre a raça, pedigree e exames realizados durante a gravidez. O criador é um especialista na raça e deverá informá-lo de maneira precisa as características como origem, predisposições de saúde, padrão físico e comportamento.

treinar com o cachorro
Cão dando a patinha – Foto: Freepik

Se possível, peça para ver os pais da cria e certifique-se que os filhotes já estão vermifugados, vacinados e com uma avaliação do veterinário garantindo que são saudáveis.

Pergunte sobre como é o processo de cruzamento, se há uma pausa entre cios e como o criador cuida dos cães idosos no canil. Peça para vê-los.

A partir daí você poderá analisar o conhecimento do criador, a história que ele tem com animais e o tratamento dado no canil.

É um processo bilateral, não só você precisa conhecer o criador como ele também precisa confiar que o cão estará indo para as mãos certas. Um criador não mandaria o cão sem antes conhecer mais sobre você e ter certeza que você pode oferecer tudo que o animal precisa.

É imprescindível que um contrato seja assinado, garantindo que caso a convivência não corra como planejada, o cão deverá ser devolvido para o criador.

O ideal é que mesmo depois do animal já estar adaptado, o criador continue checando o bem estar do mesmo e esteja disponível para tirar dúvidas.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

Existe pílula do dia seguinte para cadelas? Descubra a verdade
Não existe “pílula do dia seguinte” para cadelas, pois o ciclo reprodutivo canino é muito diferente do humano e o...
“Descanse em paz, parceiro.” Perfil oficial de The Boys lamenta a perda do cão que interpretava o fiel companheiro de Billy Bruto.
O buldogue Bentley Alexander, que interpretava Terror, o fiel companheiro de Billy Bruto na série The Boys, faleceu nesta terça-feira...
Mulher é presa após roubar cachorro de criança em Belo Horizonte; câmeras registram a ação. Veja o vídeo!
Uma mulher de 54 anos foi presa em flagrante após furtar Ozzy, um cachorro da raça Yorkshire pertencente a uma...
DPRD de Jacarta, capital da Indonésia, aprova proposta para proibir carne de cachorro.Leia a declaração das autoridades
A Câmara dos Representantes Regional de Jacarta anunciou a proibição do comércio e consumo de carne de cachorro e gato...
Img de rastreio

Localize algo no site!