Projeto de lei pede a permissão de animais de estimação em ônibus em Belo Horizonte

Muitos tutores de cães não possuem automóvel próprio e acabam tendo muita dificuldade na hora de ter que levar seus animais para lugares distantes, incluindo para consultas com veterinário.

Pensando nisso, na cidade de São Paulo já é permitido transportar animais nos ônibus coletivos. Agora, Belo Horizonte parece estar caminhando para trazer essas mesmas facilidades para os tutores e pets da cidade.

projeto de lei pede a permissao de animais de estimacao em onibus em belo horizonte pdd3
Projeto de lei está pronto para votação no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte. (Foto: Reprodução / Luiz Carlos Murauskas / Folhapress)

Um projeto de lei que pede a permissão que tutores possam levar seus animais de estimação nos ônibus de Belo Horizonte está pronto para votação no plenário da Câmara Municipal da capital de Minas Gerais.

“Muitos alegam que deixam de levar seus animais ao médico veterinário em virtude de não possuírem condições de arcar com o custo de transporte de animais que não o coletivo de passageiros. Normalmente, o serviço de transporte de animal particular é equivalente a o preço de consulta do médico veterinário”, disse o ex-vereador Leonardo Mattos, que ainda estava cumprindo mandato quando criou o projeto de lei.

O texto ainda precisa de uma aprovação dos vereadores e sanção do prefeito Alexandre Kalil (PHS), mas o original diz que é permitido o transporte dos animais domésticos de até 10 kg no serviço municipal coletivo de passageiros, mediante cobrança de tarifa regular da linha.

projeto de lei pede a permissao de animais de estimacao em onibus em belo horizonte pdd4
Para que possam andar nos ônibus os cães devem estar em caixas específicas de transporte. (Foto: Reprodução / Cultura Mix)

Para poder ser transportado no ônibus, os cães devem estar em caixas específicas de transporte e, caso exista assento disponível, a caixa de transporte poderá ser colocada na cadeira.

Atualmente, apenas cães-guias para cegos são permitidos nos ônibus, porém não existe nenhum tipo de punição para quem levar seu animal de estimação no coletivo. Já a empresa que “permitir o acesso ao interior do veículo por pessoas conduzindo ou transportando animais, exceto cão-guia” deve pagar uma multa de R$ 98,06.

Animais de estimação em ônibus

Animais de estimação podem ser permitidos em ônibus, mas geralmente há regulamentos específicos que precisam ser seguidos. É comum que animais pequenos, como cães e gatos, sejam permitidos desde que estejam em uma caixa ou saco fechado.

Alguns ônibus podem ter restrições em relação a animais de estimação grandes ou de raças agressivas.

Além disso, é importante que os animais estejam comportados e não causem incômodo a outros passageiros. Em geral, é importante verificar as políticas do ônibus antes de viajar com um animal de estimação.

Fonte: Estado de Minas
Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Incêndio em creche de dogs: 70 cães foram salvos. Veja como foi o resgate
Comunidade se une para resgatar todos os cães de incêndio em creche canina no Missouri - história emocionante de heroísmo...
Cachorro foi devolvido 2 vezes por ser “muito brincalhão”, até encontrar seu lar. Conheça essa história!
A história emocionante de DJ, o cachorro devolvido que finalmente encontrou uma família perfeita...
Coreia do Sul aprova lei histórica e proíbe consumo de carne de cachorro. Veja aqui
Nova legislação sul-coreana proíbe a criação, abate e venda de carne de cachorro até 2027, marcando o fim de uma...
Cachorro foge do petshop e volta para casa sozinho. Veja o vídeo
Felix o mini Bernadoodle percorreu quilômetros após fugir do petshop e esperou na porta...
Img de rastreio

Localize algo no site!