Na cidade do México, uma campanha desenvolvida pela DDB México em parceria com a companhia de internet Terra, chamou atenção ao incentivar os donos a recolherem o cocô de seus cães em troca de algo muito especial.
Em 10 parques da cidade, o dono pode pegar o saquinho com o cocô do seu cachorro e colocá-lo em uma lata de lixo especial que pesa o conteúdo, para em troca conseguir liberar sinal da internet wi-fi de graça para o local, geralmente por alguns minutos, dependendo da quantidade depositada.
A operadora de internet declarou para o Criativity Online que eles estão satisfeitos com os resultados da campanha, e mesmo que alguns coloquem outros tipos de lixo para liberar o sinal, de qualquer maneira é uma forma de ajudar a manter o parque limpo.
Campanhas como essa, que usam uma ideia inusitada para convencer os donos de cães a manter a cidade limpa, estão se tornando cada vez mais comuns.
Em Taiwan, quem recolher o cocô pode dar a sacolinha com fezes para um agente de limpeza, que em troca dá um bilhete. A pessoa passa a participar de um sorteio de três barras de outro (ver mais aqui).
No Reino Unido, o governo local espalhou cartazes de crianças sujas de chocolate, mas claramente fazendo uma alusão às fezes caninas, alertando que as crianças poderiam se sujar caso os donos não recolhessem os excrementos de seu animal (ver mais aqui).
Na Espanha, o dono que não recolhesse o cocô recebia uma mala direta com o conteúdo, na campanha Caca’s Express (ver mais aqui).
Assista abaixo o vídeo da campanha mexicana: