Você tem um cachorro ciumento? Ou mesmo busca entender como melhorar este problema? No texto de hoje, vamos te dar algumas dicas para que o seu cão possa ter um comportamento melhor e uma conduta mais correta. No entanto, já é bom deixar claro: não existe receita ou milagre. O que existe é processo e métodos. Por isso, paciência e calma são fundamentais. Acompanhe para entender melhor.
Cachorro ciumento – como melhorar o problema?
Um cão pode manifestar uma série de insatisfações ou descontentamentos com o passar do tempo. Entre estas ações, o cachorro ciumento é um dos mais comuns. Afinal, esta sensação acaba surgindo por uma série de motivos que muitas vezes podem não fazer sentido para você, mas para o animal faz.
No entanto, o sentimento de ciúmes deve ser interpretado como uma vontade de dominação e pertencimento. Ou seja, um cachorro quanto está apresentando comportamentos agressivos ou mesmo uivando quando você faz algo que ele não gosta, é sinal de que o ciúme bateu e uma ansiedade de separação acaba dominando.
Por isso, seguir alguns passos para tentar acabar ou diminuir o problema é fundamental. Continue lendo.
Impor respeito e respeitar é fundamental
Um cachorro ciumento muitas vezes acaba contraindo esta condição não por um, mas por várias motivos. E um deles é a sensação de que é ele quem manda e, quando não sentir-se nesta condição, vai latir, uivar, morder, etc. Assim sendo, é de fundamental importância que você mostre quem manda na casa.
Impor respeito é uma das melhores alternativas para conduzir o comportamento do animal. E isto você pode fazer com algumas situações pontuais, como usar palavras secas e curtas em momentos oportunos. Sempre que o cão sentir que há alguém superior a ele, o comportamento começa (aos poucos) a mudar.
Mas cuidado: punir é diferente de educar! Quando falamos em “impor respeito” não significa que você deve maltratar o cachorro. Muito pelo contrário, você deve respeitar o que ele está sentindo para tratar da forma correta.
Estabeleça um perímetro para o cão nos primeiros dias
Quando o cachorro recém chegar no novo lar, é muito importante que algumas regras sejam impostas. Um cachorro filhote é muito mais receptivo a ordens e correções do que um animal mais velho. Por isso, aproveite esta janela de oportunidade para conseguir criar um comportamento adequado para o cachorro.
Assim sendo, uma das dicas mais importantes para os primeiros dias do cão em casa é estabelecer um perímetro para que ele se adeque e se acostume. Neste perímetro (que não pode ser nem muito grande nem muito pequeno), você deve deixar a casinha dele, a ração e o banheiro.
Isto ajudará não só a evitar o estresse do filhote, como também condicionará ele a entender que ele não pode tudo. Entretanto, você não poderá deixá-lo lá por 24h. É de suma importância que ele saia para conhecer o resto da casa em um tempo limitado. Desta forma ele conseguirá entender que há alguém que manda nele.
O que pode (e vai) acontecer, é você perceber que o cachorro filhote está chorando muito. Mas faz parte do processo. Garanta conforto e bem-estar para ele e jamais deixe-o sem comida, brinquedos, carinho e amor!
Premie o seu cão por atitudes positivas
Há quem prefira punir os cachorros que não se comportam bem. Seja por falta de conhecimento adequado ou por puro ódio no coração. Fato é que isto não resolve nada. Pelo contrário, criará ainda mais angústia e estresse no bicho. Por isso, quando o cachorro ciumento estiver choramingando, não brigue. Elogie ele quando não estiver!
Cães são movidos a condicionamento. E se ele entender que em determinada situação (sem chorar e sem comportamento ruim) ele ganhará um elogio, um biscoito ou um carinho, com o passar do tempo, o comportamento dele será moldado para isso. Por isso, no início deste texto, mencionamos que a calma e a paciência são fundamentais.
Não deixe faltar carinho e amor para o cachorro ciumento
Um cachorro ciumento nada mais é do que reflexo de excessos ou faltas durante o desenvolvimento do comportamento dele. E por isso, é muito importante que você nunca deixe de demonstrar que você ama ele. Por isso, jamais deixe faltar carinho e amor!
No entanto, também é importante que se diga: não exagere. Principalmente na fase em que o cachorro está sendo treinado ou condicionado. Conforme mencionamos, o excesso também pode ser negativo. Pois assim, toda vez que você parar de acariciá-lo, ele vai choramingar ou sentir sua falta. E isto não é saudável!
Portanto, equilíbrio é fundamental. Mas nunca deixe de demonstrar seu amor!
Adestramento canino ainda quando filhote
O adestramento de cachorro, por fim, é a dica principal. A partir desta atividade, você poderá condicionar e ensinar o seu cachorro ciumento a conviver de uma forma mais pacífica, calma e equilibrada. Contrate o profissional certo e boa sorte!
Por Rômulo
Opiniões seguras e super úteis