Cemitério gratuito para animais no Rio: nova lei aprovada. Veja detalhes!

O Estado do Rio de Janeiro aprovou a criação de cemitérios e crematórios gratuitos para animais domésticos. A Lei 10.778/25, de autoria dos deputados Rodrigo Amorim e Marcelo Dino (União), foi sancionada pelo governador em exercício Thiago Pampolha e publicada no Diário Oficial do Executivo na quinta-feira (15/05).

910bba719338276d1da4d6bf8b8b3017 full
Um túmulo de um pet. (Foto: Andre Rodrigues/ Gazeta do Povo)

O que prevê a nova legislação

A lei estabelece que o enterro e a cremação dos animais devem seguir rigorosamente a legislação ambiental vigente. Um dos pontos importantes é a permissão para cremação coletiva, desde que haja autorização prévia do responsável pelo animal.

O texto também determina que a instalação e o funcionamento dos fornos crematórios poderão ser realizados por meio de organizações sociais comprometidas com a causa animal, abrindo espaço para a participação de ONGs no processo.

Ainda no Rio de Janeiro: Rio pode ter médicos veterinários nos bombeiros: conheça o projeto de lei!

Quais animais serão contemplados

A legislação abrange uma ampla variedade de animais domésticos. Além de cães e gatos, a lei também contempla ovinos, caprinos, suínos, pássaros, coelhos, chinchilas e diversos tipos de roedores.

Os animais de estimação exóticos também estão incluídos na nova lei, como ferrets, iguanas e cobras. O detalhamento técnico da medida, incluindo padrões e processos, será definido posteriormente em disposições regulamentares.

Leia: Meu Cachorro Morreu, e Agora? Como Lidar Com a Perda

Importância para a saúde pública

Segundo o deputado Rodrigo Amorim, um dos autores da lei, a medida atende a uma necessidade urgente. “Há grande necessidade da construção de um cemitério e crematório público, uma vez que o custo elevado para a realização do procedimento leva aos donos a providenciar um enterro no próprio jardim ou quintal de casa, prática essa que é crime”, explicou.

O parlamentar destacou ainda o aspecto sanitário da iniciativa: “Temos que considerar ser uma questão de saúde pública e ambiental, pois há ainda aqueles que jogam os animais nos rios, nas ruas ou terrenos baldios”. A destinação inadequada de animais mortos pode representar riscos à saúde coletiva e ao meio ambiente.

Conheça: Eutanásia de cães e gatos: como funciona?

Outras legislações reforçam a proteção animal no Rio de Janeiro

Além disso, o Rio de Janeiro já conta com outras leis que reforçam a proteção animal no estado. Um exemplo é o Código Estadual de Proteção aos Animais — Lei 3.900/2002, que proíbe maus‐tratos, agressões e práticas cruéis contra animais, estabelecendo normas para compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a preservação ambiental. Ainda em nível municipal, há legislações como a Lei Nº 6.435/2018 no Rio de Janeiro que normatiza a criação, comercialização e proteção de cães e gatos, definindo sanções para maus‐tratos.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

Ex-marido de Gisele Bündchen, Tom Brady revela que sua cadela Junie é um clone de sua antiga companheira Lua, que faleceu em 2023
Ex-marido de Gisele Bündchen, Tom Brady revelou que sua cadela atual, Junie, é um clone genético de Lua, pit bull...
Homem rouba filhote de border collie que estava para adoção em petshop de SP. Veja desfecho
Caso de roubo de cachorro border collie em São Paulo choca e mobiliza cidade para encontrar filhote...
Universidade do Reino Unido desenvolve tratamento inovador para problemas na coluna de cães de pequeno porte
O Hospital Veterinário da Universidade de Cambridge desenvolveu, em parceria com a Universidade Texas A&M, um tratamento pioneiro e minimamente...
Img de rastreio

Localize algo no site!