Como criar vínculo com o cão? É isto que muita gente se pergunta quando está prestes a adotar um filhote e trazê-lo para casa. Afinal, a preocupação com o bem-estar e conforto do animal é grande. Queremos fazer de tudo para que ele sinta-se bem e de alguma forma se acostume logo com o novo lar. Por isso, veja algumas dicas que poderão ajudar você no processo!
Como criar vínculo com o cão? Veja nossas dicas
Para entender como criar vínculo com o cão, precisamos, acima de tudo, respeitá-lo e aceitá-lo! Há uma forte tendência em tutores de primeira viagem de transformar o cão em um robô ou então, deixá-lo fazer o que ele bem entender. Ambas as situações são negativas para o cachorro.
Treiná-lo tanto a ponto de ele não poder usufruir dos instintos ou sentir-se a vontade em algumas situações é tão negativo quanto deixá-lo fazer qualquer pirraça o tempo todo. Acostumar o cão com excessos não é o melhor caminho para que ele crie vínculos com você.
No entanto, cães são surpreendentes. Eles são tão carinhosos, carentes e amorosos que o tutor pode não demonstrar a menor afetividade, que os cães continuarão amando-o. Isto acaba sendo um ponto negativo, pois há quem pense que simplesmente deixar o cão de lado já é o suficiente para ter vínculo. E não é!
Um cão precisa de atenção, de brincadeiras, precisa gastar energia e precisa sentir a sua presença. Proporcionar todo o aconchego necessário é mais do que importante para a saúde mental dele.
Veja também: Amor pelos pets é igual ao amor por crianças? Ciência prova que sim!
O amor e carinho são fundamentais
O primeiro passo, então, para entendermos como criar vínculo com o cão, é nunca deixar o amor e o carinho de lado. Isto precisa acontecer de ambos os lados! Por parte do dog, acontecerá de forma espontânea e o tempo todo. E por sua parte, precisa acontecer também. Mas não somente nos primeiros dias. Mas sim, constantemente.
Estes dois pontos são considerados um elo entre o tutor e o animal. A partir do momento que o amor e o carinho são transmitidos de um lado para o outro, o vínculo ficará muito mais estreito, promissor e forte. Afinal, tudo que o cachorro com saudade quer, por exemplo, é te receber com pulos e latidos como demonstração de amor.
Não que esta recepção seja a mais saudável para o animal, pois com isso, ele demonstra um excesso de ansiedade por você chegar. Mas ao mesmo tempo, significa que ele te ama. Você pode entender mais sobre o comportamento canino em nosso artigo sobre ansiedade aflorada.
A adestramento canino faz parte e pode ajudar
Como criar vínculo com o cão se ele nem sabe o que é bom ou ruim para ele? Você poderá ajudá-lo a entender mais o contexto em que ele vive para que ele saiba que você o ama. Para isso, o adestramento de cachorro é a porta de entrada para comportamentos melhores e tratamento de algumas crises.
Por exemplo, com um treinamento adequado, o cão passará se sentir menos ansioso por você estar longe. E isto é positivo, pois ele entende que, por mais que demore, você voltará para ele. Diferente do que aconteceria se ele ficasse angustiado com a sua ausência, onde o desequilíbrio mental poderia trazer muitas consequências com relação a saúde do bicho.
Por isso, sempre pense em proporcionar uma vivência mais tranquila e menos agitada para o seu pet. Assim o vínculo criado será enorme!
Não acostume mal o seu cachorro
Este é um dos pontos que mais fazem o cachorro amar você no curto prazo: deixá-lo fazer qualquer coisa! Nós já mencionamos isto no início do texto, e é importante que seja entendido. Um cão mal acostumado dificilmente terá uma vida equilibrada. E no primeiro momento que você tiver que brigar ou negar alguma coisa, ele se sentirá envergonhado e isto não é bom no longo prazo.
Um cachorro precisa ter limites. E por mais que isso possa ser difícil para você observar e para ele absorver no início, fará muito bem para a saúde da relação. Entender como criar vínculo com o cão é muito mais sobre como você pode pensar racionalmente e agir, do que dar tudo que ele pede.
Por mais que o cão possa sentir-se feliz ganhando tudo no tempo dele, no longo prazo, ele poderá inclusive se tornar um cachorro depressivo. Pois os excessos ajudarão isso acontecer. Muito equilíbrio é preciso!
Como criar vínculo com o cão: Nunca brigue de forma violenta
Brigar nunca é positivo. Mesmo que o cão faça algo errado, aumentar a voz para xingá-lo ou criticá-lo não é positivo. Isto só fará com que ele tenha um desequilíbrio mental enorme por achar que está decepcionando o tutor. Por mais que corrigi-lo é preciso, faça isso com cautela.
Nunca use palavrões e muito menos a força. De preferência, utilize palavras curtas e de imposição. Por exemplo, um sonoro “não!” é muito mais efetivo do que frases enormes compostas de raiva.
Para que você entenda como criar vínculo com o cão é preciso entender o que ele está sentindo e como ele se comporta. Caso contrário, dificilmente você terá êxito neste sentido. Esteja sempre disposto a aprender junto com o cão e deixe-o saber que você o ama, independente de qualquer situação que ele tenha “aprontado”.
Cuide bem do seu cãozinho. Afinal de contas, ele já te ama acima de qualquer coisa! Boa sorte.