Florianópolis aprova projeto que proíbe a venda de animais: multa de R$ 10 mil. Veja!

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou nesta semana a proibição da comercialização de animais domésticos em todo o município. O projeto, de autoria da vereadora Pri Fernandes (PSD), estabelece multa de R$ 10 mil tanto para quem vende quanto para quem compra. A nova legislação altera a Lei Complementar nº 383/2010 e visa combater a exploração animal e estimular a adoção responsável.

 

Proibicao de comercializacao de animais
Foto ilustrativa. Foto: upiara

O que diz a nova lei sobre venda de animais

A legislação aprovada proíbe qualquer forma de comercialização de animais domésticos em Florianópolis. Isso inclui a celebração de contratos de compra e venda, sejam eles escritos, verbais ou realizados por plataformas digitais e aplicativos. A proibição se estende também a permutas ou qualquer negociação formal ou informal entre particulares.

De acordo com o texto aprovado, quatro atividades são caracterizadas como comercialização: anunciar a venda de animal (mesmo que não concretizada), comprar animal doméstico, vender animal direta ou indiretamente, e receber produto da venda de animal doméstico. A única exceção prevista é para criadores profissionais com finalidade comercial devidamente regularizados.

Conheça nova lei: Veterinário será obrigado a denunciar maus-tratos: nova lei. Veja aqui!

Multas e sistema de identificação obrigatória

Tanto vendedores quanto compradores que desrespeitarem a lei estarão sujeitos à multa de R$ 10 mil. O valor é considerado elevado e visa desestimular completamente a prática no município.

Morro da Cruz Florianopolis SC Brazil panoramio cropped
Morro da Cruz Florianópolis. Foto: wikipedia

A mesma emenda também estabelece a obrigatoriedade de identificação eletrônica por microchip para todos os animais das espécies canina, felina, equina, muar e asinina no município, sejam eles de tração ou não. Esta medida complementa a fiscalização e o controle de animais na cidade.

Proteção animal e combate à exploração comercial

“Animais não são mercadoria. Por trás de cada filhote vendido, existe uma fêmea explorada para gerar e gerar até ser descartada. Essa prática cruel precisa acabar”, afirmou a vereadora Pri Fernandes, autora do projeto.

A medida adotada em Florianópolis segue uma tendência observada em outras cidades brasileiras que buscam desestimular o comércio clandestino de animais e os maus-tratos associados a criações irregulares. A expectativa é que a proibição da venda incentive a adoção responsável como principal forma de aquisição de animais de companhia na capital catarinense.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

Cupins de chuva podem intoxicar cães: tragédia acende alerta para tutores. Veja esse caso!
Uma cadela morreu após ingerir cupins de chuva, conhecidos como aleluias ou siriris, durante uma revoada ocorrida no período chuvoso,...
Pesquisa identifica novos marcadores prognósticos para mastocitomas em cães
Uma pesquisa britânica identificou novos marcadores prognósticos para tumores de mastócitos em cães, destacando a mutação do gene c-kit no...
Labrador chama a atenção do tutor por câmera de monitoramento e viraliza. Veja o vídeo
O labrador Beau viralizou ao descobrir que, ao latir para a câmera de monitoramento enquanto fica sozinho em casa, aciona...
Câmara de Juiz de Fora aprova regras para criação e manutenção de cães. Veja o que mudou!
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou um projeto de lei que estabelece regras para a posse responsável de...
Img de rastreio

Localize algo no site!