As causas mais comuns de mau hálito do cachorro são as condições bucais, incluindo gengivite e tártaro.
O mau hálito ocorre em cães que comem lixo enquanto caminham, mas também pode ser um sintoma de uma condição médica grave, como diabetes ou insuficiência renal.
Com que frequência você tem que prender a respiração enquanto brinca com um animal de estimação quando sente que o hálito do seu cachorro não cheira bem?
Claro que você está se perguntando por que seu amigo cheira assim? Talvez ele tenha comido alguma coisa secretamente? Por que a boca de um cachorro cheira mal? O que devo fazer se o mau cheiro persistir?
Principais causas do mau hálito do cachorro
- tártaro
- Restos de comida persistente
- coprofagia
- bactérias
- gengivite
- diabetes
- Doenças orgânicas ou sistêmicas
- Doenças do trato respiratório superior
Aqui estão oito razões principais, mas é claro que pode haver outras razões, mas na maioria das vezes o mau hálito se deve às razões acima.
O tártaro na superfície dos dentes é uma placa mineralizada formada por restos de comida e bactérias que ocorrem naturalmente na boca de um cão. Algumas raças de cães, como o Yorkshire Terrier, tendem a acumular tártaro.
Já a comida fica na superfície dos dentes, apodrece e causa mau hálito na boca do cachorro. Isso é mais comum em cães alimentados apenas com ração úmida (gruda nos dentes) ou em cães com cárie dentária que não conseguem mastigar bem a ração seca.
Cachorros comem fezes em caminhadas. Podem ser fezes, tanto suas quanto de outros cães. Este é um grande problema sobre o qual os cuidadores nem sempre informam os veterinários.
Muitas vezes a gengivite acompanha o tártaro, mas também pode ocorrer por conta própria. A causa são bactérias que se multiplicam na boca como resultado de restos de comida podre nos dentes.
Cuidados
Recorre-se a antibióticos e a antissépticos locais, além de se proceder à remoção do tártaro regularmente para limitar esse inconveniente.