Microchips desatualizados deixaram 500 cães perdidos na Inglaterra – entenda por que manter os dados em dia é essencial para reencontrar seu pet.

O Conselho de Cornwall, na Inglaterra, relatou que quase 500 cães foram dados como perdidos entre 2024 e 2025. O principal motivo apontado foi a falta de atualização nos dados de microchip e identificação, dificultando a localização dos tutores quando os animais são encontrados.

Screenshot 20251030 200514 Chrome 1
Cão segurando  bandeira da inglaterra. Foto Freepik

 

O que aconteceu com os cães perdidos

De acordo com as autoridades locais, seis cães, três labradores e três springer spaniels, foram encontrados abandonados em Bodmin Moor em setembro de 2024. Mesmo após apelos públicos, os tutores não foram localizados. Os animais estavam em condição razoavelmente saudável, sugerindo abandono recente.

O serviço de resgate de cães da região encontrou novos lares para aproximadamente 60 cães no último ano. Estes animais não foram identificados ou reclamados por seus tutores originais, forçando as autoridades a buscar famílias adotivas.

História de reencontro: Microchip salva cachorro que estava desaparecido há 8 anos! Veja história!

A importância de manter dados do microchip atualizados

Sarah-Jane Brown, líder do grupo de proteção comunitária do Conselho, destacou que a maioria dos animais encontrados nas ruas é rapidamente reunida com seus tutores quando as informações de contato estão atualizadas. Isso facilita significativamente o trabalho de localização das famílias.

microchip cao gato coelho
Veterinários verificando microchip em cão. Foto: caesegatos

Thalia Marrington, membro do gabinete responsável pela segurança da comunidade, reforçou a mensagem: “É realmente importante que as pessoas assumam a responsabilidade por seus animais de estimação e cuidem deles adequadamente”. Ela aconselha que todos os tutores garantam que seus cães tenham microchip e usem uma plaquinha de identificação na coleira sempre que estiverem fora de casa.

Entenda: Como funciona o microchip? Entenda!

Como o microchip auxilia na recuperação de cães

O microchip é um dispositivo eletrônico do tamanho de um grão de arroz, implantado sob a pele do animal. Ele contém um código único que, quando escaneado, pode ser vinculado aos dados do tutor em um banco de dados nacional.

No Brasil, assim como na Inglaterra, o microchip é uma ferramenta essencial para reunir pets perdidos com suas famílias. O caso britânico serve como alerta para tutores brasileiros: não basta implantar o microchip, é fundamental manter os dados de contato atualizados quando há mudança de telefone ou endereço.

O microchip também auxilia na comprovação da propriedade do animal em casos de roubo ou disputas, oferecendo uma camada extra de segurança além das tradicionais placas de identificação.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Assine nosso Newsletter
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossa seleção de conteúdo com dicas e curiosidades sobre cães.

Veja também!

DF aprova projeto que oferece auxílio financeiro para protetores de animais: veja!
A Câmara Legislativa do DF aprovou o Programa de Apoio à Proteção dos Animais, que prevê auxílio financeiro para protetores...
Ex-marido de Gisele Bündchen, Tom Brady revela que sua cadela Junie é um clone de sua antiga companheira Lua, que faleceu em 2023
Ex-marido de Gisele Bündchen, Tom Brady revelou que sua cadela atual, Junie, é um clone genético de Lua, pit bull...
Homem rouba filhote de border collie que estava para adoção em petshop de SP. Veja desfecho
Caso de roubo de cachorro border collie em São Paulo choca e mobiliza cidade para encontrar filhote...
Universidade do Reino Unido desenvolve tratamento inovador para problemas na coluna de cães de pequeno porte
O Hospital Veterinário da Universidade de Cambridge desenvolveu, em parceria com a Universidade Texas A&M, um tratamento pioneiro e minimamente...
Img de rastreio

Localize algo no site!